Conheça os principais cargos do concurso Ibama

Saiba mais detalhes sobre os cargos oferecidos

Hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa para que você conheça os principais cargos do concurso Ibama.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido como Ibama, é uma autarquia federal que tem como missão, proteger e preservar o meio ambiente brasileiro. Por exemplo, fiscalizando atividades que possam causar danos ao ecossistema.

Para exercer suas funções, o Ibama conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e especializados em diversas áreas. Então, se você deseja integrar essa equipe, é necessário se preparar para um concurso público bastante concorrido e exigente.

Neste texto, vamos apresentar os principais cargos que o Ibama oferece e as principais disciplinas exigidas para cada um. Então, confira abaixo.

Como foi o último concurso Ibama

No processo seletivo mais recente, que aconteceu em 2021, foram aplicadas, prova objetiva com 120 questões e prova discursiva.

As matérias abordadas na avaliação incluíram: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Legislação do Setor de Meio Ambiente e Conhecimentos Específicos, para todas as vagas.

Também estiveram inclusas as disciplinas de: Informática e Matemática, somente para técnico, e Noções de Tecnologia da Informação, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Ambiental e Regulação, somente para Analista. A organização dos concursos do Ibama é, geralmente, feita pela banca Cebraspe.

Ademais, depois de serem aprovados no processo, os profissionais devem participar de um Curso de Ambientação, que proporcionou nivelamento e domínio dos conhecimentos exigidos para cada cargo.

Analista Ambiental

O cargo de Analista Ambiental é um dos mais concorridos do concurso do Ibama. Em síntese, esses profissionais são responsáveis por elaborar e executar planos, programas e projetos ambientais. Além disso, devem fiscalizar o cumprimento de leis e normas ambientais, realizar estudos e pesquisas sobre o meio ambiente, entre outras atividades.

Para se tornar um Analista Ambiental do Ibama, é necessário ter formação superior em uma das seguintes áreas: Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geologia, Gestão Ambiental, Oceanografia e Química.

Aqui, essas são as matérias exigidas para esse cargo são:

  • Língua Portuguesa;
  • Legislação Ambiental;
  • Conhecimentos específicos de cada área de formação.

Analista Administrativo

O Analista Administrativo do Ibama é responsável por gerenciar a parte administrativa da autarquia, organizando. Desse modo, planejando e coordenando as atividades das diversas áreas da instituição.

Para se tornar um Analista Administrativo do Ibama, é necessário ter formação superior em qualquer área de conhecimento. Ademais, as matérias exigidas para esse cargo são:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Direito Administrativo;
  • Gestão Pública.

Técnico Administrativo

O Técnico Administrativo é o responsável por prestar apoio administrativo às diversas áreas do Ibama. Portanto, realiza atividades como atendimento ao público, organização de arquivos, redação de correspondências, entre outras.

No entanto, para se tornar um Técnico Administrativo do Ibama é necessário ter formação de nível médio completo. Além disso, as disciplinas exigidas para esse cargo são:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Administração Pública;
  • Ética no Serviço Público.

Técnico Ambiental

Outro cargo bastante procurado no concurso Ibama é o de Técnico Ambiental. Ele é o responsável por auxiliar o Analista Ambiental nas atividades de fiscalização e proteção ambiental. Assim como, monitorar áreas de risco, coletar e analisar amostras de água, solo e ar, entre outras atividades.

Então, para se tornar um Técnico Ambiental do Ibama, é necessário ter formação técnica em uma das seguintes áreas: Meio Ambiente, Agrícola, Florestal, Pesca, Química ou Segurança do Trabalho.

Além disso, as matérias exigidas para esse cargo são:

  • Língua Portuguesa;
  • Legislação Ambiental;
  • Conhecimentos específicos de cada área de formação.

Conclusão sobre o concurso Ibama

Em resumo, o concurso Ibama oferece diversas oportunidades para quem quer atuar na área ambiental. Assim como, contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente no Brasil.

Portanto, conhecer os principais cargos disponíveis no certame é fundamental para que o candidato possa escolher aquele que mais se encaixa em seu perfil e suas habilidades. No entanto, é importante começar a se preparar desde já, estudando as matérias do edital e realizando simulados a fim de garantir sua aprovação.

Afinal, uma vez aprovado, o servidor do Ibama terá a missão de fiscalizar e proteger o meio ambiente. Além de atuar em atividades como análise de projetos, combate a crimes ambientais, gestão de recursos naturais, entre outras.

Portanto, além de uma boa remuneração, os cargos oferecem uma grande responsabilidade social e ambiental. Assim, fazendo com que os profissionais tenham a oportunidade de fazer a diferença e contribuir para um futuro melhor.

Se você tem interesse em ingressar no Ibama, comece agora mesmo a se preparar. Inicie a sua rotina de estudos da forma que for melhor e boa sorte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.