Conheça o cargo de Agente Administrativo PF

Confira este cargo que faz parte do corpo de funcionários da Polícia Federal

Com a iminência de um possível lançamento de edital, muitos candidatos já se mostram curiosos para saber mais detalhes a respeito do cargo de Agente Administrativo PF. O que, de fato, é um interesse relevante, visto as especificidades das suas funções.

Desde 2013 que não há lançamento de novos concursos e, por isso, a expectativa está bastante alta entre os concorrentes e até mesmo entre os colaboradores da banca organizadora e do órgão em questão. A informação foi confirmada pelo próprio Ministério da Economia.

Confira mais sobre o cargo de Agente Administrativo PF

Antes de tudo, é importante saber que esse servidor é bastante reconhecido dentro da instituição dada a essencialidade das suas tarefas. Afinal, sem alguém que cuide da área de gestão administrativa, nenhum negócio, público ou privado, consegue funcionar.

Além do mais, a sua remuneração costuma ser satisfatória, principalmente quando comparamos com outras profissões que exigem apenas o ensino médio como nível de formação. Logo, o cargo de Agente Administrativo PF acaba por ser, de longe, mais vantajoso.

Funções

As tarefas do candidato admitido são divididas em três grandes áreas: atividades de nível médio, atividades de planejamento e supervisão, todas elas contendo as suas especificações.

Porém, essas informações são relativas ao que consta no edital de 2013, que foi o último a ser publicado. Por isso, algumas delas podem ser atualizadas ou retiradas da lista de atribuições.

Atividades de nível médio

Tidas como funções de grande complexidade, essas obrigações do cargo de Agente Administrativo PF envolvem, principalmente, a apresentação de soluções inteligentes para situações problema na área.

Além disso, é esse profissional que será designado para manter contato com autoridades de média e alta hierarquia, quando necessário. Assim como, também, com os técnicos de nível superior.

Atividades de planejamento

Nessa parte, as ações possuem mais um caráter auxiliar frente a pesquisas preliminares e planejamentos técnicos, geralmente sob supervisão de alguém mais capacitado.

Com isso, essas atividades terminam por intencionar a implementação correta e ética das leis. Bem como de regulamentos que fazem referência à administração, geral ou específica, da instituição.

Supervisão de trabalhos

Por último, também é função desse servidor supervisionar projetos e ideias que envolvam capacitação de equipe. Além disso, também incluem outras atribuições como novas necessidades de contratações e organização multiprofissional dentro dos diferentes setores.

Além do mais, todas as questões sobre orçamentos, métodos de aplicação, materiais utilizados e sua distribuição, entre outros, devem ser analisadas pela pessoa que está ocupando o cargo de Agente Administrativo PF.

Pré-requisitos para ser Agente Administrativo PF

Ademais a aprovação em todas as etapas do concurso, para ser admitido, o candidato precisa atender alguns outros critérios pessoais, geralmente não modificáveis. Por isso, a atenção deve ser maior para essas regras.

O primeiro requisito é sobre nacionalidade. Assim, um dos requisitos para candidatura é que o contratado seja brasileiro nato ou tenha reconhecimento nacional após ter nascido em Portugal. Fora isso, os direitos políticos e as obrigações eleitorais devem estar com as informações regulares e atuais.

Para mais, no caso do sexo masculino, as obrigações militares também devem estar quites. Ainda, a faixa etária mínima exigida na data da posse é de 18 anos, sem requisição de uma idade máxima. Por último, é preciso ter aptidão física e mental para contemplar as atribuições da carreira.

Remuneração do cargo de Agente Administrativo PF

Como dito, a tendência do salário inicial para o cargo de Agente Administrativo PF é muito boa. Visto as considerações feitas e o fato de estar aliada a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, o mesmo da CLT.

Sendo assim, o valor inicial inclui o salário básico, de aproximadamente 2.280 reais. Ainda, inclui um bônus de gratificação de desempenho, na quantia de 2.467 reais.

Esse benefício, então, relativo às atividades de apoio técnico administrativo, fecha as primeiras remunerações em um montante bem próximo de 4.747 reais.

Provas

Via de regra, a prova do concurso costuma conter 120 questões de múltipla escolha envolvendo conteúdos sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, a saber:

Básico: informática, raciocínio lógico, língua portuguesa, atualidade, direito constitucional e direito administrativo. Específicos: arquivologia, administração de recursos materiais, legislação aplicada à PF, finanças e orçamentos, gestão de pessoas e administração pública.

Por fim, para ser aprovado no cargo de Agente Administrativo PF, esses temas precisam ser vistos e revistos. Logo, um planejamento de estudos é tão fundamental quanto ficar inteirado de todas as informações citadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.