Ao que tudo indica, nenhum proprietário de veículo escapará do aumento previsto para no Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em 2023, com exceção apenas para aqueles que cumprirem os requisitos de isenção.
Veja mais sobre o assunto a seguir!
Em suma, alguns cidadãos têm direito à isenção do tributo, de acordo com o tipo de doença acometida ou o ano de fabricação do veículo. Confira abaixo:
Tem direito a isenção do IPVA o motorista que possui alguma das doenças listadas abaixo:
De todo modo, é preciso comprovar a doença por meio de um laudo médico emitido por uma clínica credenciada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que o cidadão resida.
Também é possível conseguir isenção do imposto caso o modelo do carro seja antigo, dependendo do estado que reside. Confira:
Amapá e Rio Grande do Norte.
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal.
Mato Grosso.
Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Pernambuco e Santa Catarina.
Importante! Apenas os estados de Minas Gerais e Roraima não concedem nenhum tipo de isenção dos veículos de acordo com o seu ano de fabricação.
Caso o seu veículo não seja isentado do IPVA, a única solução é pagar o imposto, e assim evitar penalidades. Normalmente, as consequências estão relacionadas ao licenciamento do veículo, sendo este o processo responsável por validar toda a documentação do carro ou moto.
Além disso, nos casos de atraso no pagamento do IPVA, o dono do veículo pode ser incluído na lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) e ter o seu nome negativado nos bancos e instituições financeiras. Sendo assim, procure ficar atento ao site do Detran do seu estado e tire todas as suas dúvidas.