Confira novidades que chegarão para o PIX em 2022

Confira novidades que chegarão para o PIX em 2022

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020 é, atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas em transações no Brasil. A ferramenta se tornou muito popular desde o momento de seu lançamento e, agora, o Banco Central planeja novas funções a serem adicionadas no sistema.

Nesse contexto, a ideia do Banco Central com as novas funcionalidades é ampliar ainda mais o acesso à ferramenta por todos os brasileiros. A título de exemplo, em 2021, foram lançados o PIX Saque (que permite fazer saques em qualquer ponto que ofereça o serviço) e o PIX Troco (em que, um PIX de valor superior é feito em uma compra e o usuário recebe a diferença em espécie).

Segundo Alex Peguim, COO da Speedy.io, fintech de serviços financeiros para micro, pequenos e médios empreendedores, as novidades podem levar a uma redução de caixas eletrônicos na cidade. Isto porque o saque de dinheiro pode ser feito em qualquer comércio. “Também deve haver concorrência maior entre os métodos de pagamento, tanto em preço quanto em oferta de serviço”, destaca.

Ademais, a novidade mais recente envolvendo o PIX é o uso do sistema de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais, importante para o ano de 2022, em que há eleições. A medida foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e prevê que partidos e candidatos usem o CNPJ ou o CPF como chave de identificação.

Oportunidades com o PIX

Segundo dados do BC, cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil já utilizaram o PIX ao menos uma vez em qualquer tipo de transação. Além disso, 14 milhões de brasileiros abriram conta bancária pela primeira vez em 2020, durante a pandemia, o que representa oportunidade de crescimento para o sistema de pagamentos instantâneos.

Alex Peguim acredita que isso é resultado, principalmente, do incremento por parte do PIX e do Auxílio Emergencial. “A população brasileira nunca teve acesso de forma tão barata e ágil a serviços financeiros. Hoje, temos uma rede de pagamentos mais barata, descomplicada e rápida”, afirma.

Ainda para Peguim, a medida de novas funcionalidades é muito importante, já que o PIX garante a rastreabilidade eletrônica da fonte pagadora. “Outras novidades, como o PIX Garantido, devem agir bem em terrenos em que o cartão de crédito domina, como serviços de mensalidade, pagamentos recorrentes e até mesmo parcelamentos”, afirma.

Novos recursos do sistema de pagamentos

O PIX em 2022 chega com novas funcionalidades, segundo o que planeja o Banco Central.

Dentre estas novidades estão: O PIX Garantido, que permite que os pagamentos sejam parcelados e agendados por meio do sistema. Também o PIX por aproximação, que possibilita fazer pagamentos ao aproximar o celular da máquina de cartão.

Além dessas funcionalidades, estão: o PIX débito automático, que permite que contas de consumo, como água, luz e telefone, possam ser pagas no débito automático. Além disso, o PIX offline, recurso que está sendo testado com três tecnologias, porém, ainda está em processo de avaliação. E, por fim, o PIX internacional, que permite que o usuário faça transferências instantâneas de outros países através da ferramenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?