Confira 7 dicas de como se planejar nos estudos para concurso público

Dicas podem ajudar os concurseiros a melhorar o rendimento nas provas de concursos

Não existe uma fórmula mágica para estar entre os classificados de um determinado concurso publico. O que fará da pessoa um classificado de fato é o caminho que o levou até lá.

Antes de tudo, terá que ter em mente que o período até o dia da prova será de muito esforço e dedicação aos estudos e talvez até de alguns sacrifícios, como deixar de sair com os amigos para beber ou trocar noites de filminhos em casa pela escrivaninha.

Dizemos sacrifícios, mas isso depende do ponto vista do concurseiro. Se ele sabe que isso é importante para o seu futuro e que também é temporário, irá fazer sem a sensação de: “nossa, que chato”.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Como todo empreendimento, o planejamento é o terceiro passo para o concurseiro, em que os dois primeiros são:

Analisar se o concurso que irei prestar está de acordo com o meu perfil;

Realizar minha inscrição;

Planejar meus de estudos;

Seguir esta linha de raciocínio o fara um vencedor. Agora, iremos ajudá-lo a se organizar e criar um planejamento de estudos:

Liste todos os assuntos que você precisa estudar. Leia o Edital com calma e em mão de papel e caneta, anote os assuntos e matérias que irão ser abordados na prova. Colocar as obrigações no papel ajudará você a ter uma ideia melhor do que é preciso ser feito;

Priorize sua lista. Depois de fazer uma lista com todos os assuntos que você precisa estudar e de ter definido o que fazer com cada um, você precisa aplicar uma ordem de prioridade. Classifique cada assunto de acordo com a sua importância para ver quais precisam de mais tempo e dedicação;

Veja também: 5 Dicas Básicas para Aprovação em Concurso Público

Crie uma rotina de estudos. Analise sua rotina e veja em quais horários costuma ficar livre de outras tarefas. Estude todos os dias no mesmo horário e ao criar uma rotina, você desenvolverá um hábito saudável de estudo;

Insira em sua lista de estudos os vídeos aulas. Sem dúvidas a internet é uma ferramenta incrível e possibilita uma gama de métodos de estudos. Assistir os vídeos aulas o ajudará e muito na sua aprendizagem e o ajudará atirar muitas dúvidas sobre as matérias.

Criar horários e não se prolongar em demasia. Estudar horas e horas não é saudável. Seu cérebro ficará cansado e você não irá memorizar dessa forma. Por exemplo: se a pessoa criou um horário de 03 horas diárias de estudos, faça intervalos de 15 minutos entre o período. Entre 40 ou 45 minutos de estudos corridos faça uma pausa de 15 minutos. Isso o ajudará na memorização e não o deixará cansado;

Crie o dia da revisão. Ao final de cada semana de estudos, revise tudo o que já leu e escreveu.

Escreva! Escreva muito os assuntos que abordou. Reserve um tempo para revisar as anotações que escreveu. Segundo os estudiosos das universidades de Princeton e da Califórnia, escrever é a melhor técnica de memorização que existe. Estamos nos referindo a forma hoje quase primórdio: Com caneta e papel. Nada de resumos no Word ou gravadores, escreva de fato suas revisões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.