MDR: foi inaugurada a nova estação de tratamento de esgoto de Ribeirão das Neves (MG)

Foi inaugurada a nova estação de tratamento de esgoto de Ribeirão das Neves (MG). Confira informações do MDR!

Os moradores de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, já podem contar com mais uma estrutura para saneamento básico, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

MDR: foi inaugurada a nova estação de tratamento de esgoto de Ribeirão das Neves (MG)

Na última quarta-feira (26), foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santinho, que vai atender cerca de 60 mil moradores dos bairros Franciscadriângela, Liberdade e arredores. Com a nova estrutura, 70% da população da cidade, ou 248 mil pessoas, passarão a ser atendidas com tratamento e coleta de esgoto.

FGTS, MDR e Copasa

Segundo informa o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o investimento na obra foi de mais de R$ 57,1 milhões, entre financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Programa Avançar Cidades Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e contrapartida da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pela operação da estação.

Presente à entrega da ETE, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, ressaltou a importância do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que tem como uma de suas metas garantir que 99% da população brasileira tenha acesso a água potável e 90%, a coleta e tratamento de esgotos até 2033.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a obra completa da ETE conta com 7,8 quilômetros de interceptores, três sifões invertidos, uma estação elevatória de esgoto, uma estação de tratamento de esgoto e 334 metros de emissários. Com a nova estação, Ribeirão das Neves passou a ter quatro unidades de tratamento de esgoto.

Regionalização de saneamento no Vale do Jequitinhonha

Também nesta quarta-feira, foi anunciada a regionalização dos serviços de saneamento do Vale do Jequitinhonha. Um bloco composto por 96 municípios, com população de mais de 1,4 milhão de pessoas, vai trabalhar para alcançar a regionalização dos serviços de água e esgoto até 2033, como estipulado pelo novo Marco Legal do Saneamento.

Dados oficiais

Atualmente, a cobertura de abastecimento de água na região é de 65,4% e a de esgoto, 48,58% – números inferiores à média nacional. Os municípios que integram o bloco têm baixos índices de urbanização e de desenvolvimento socioeconômico, além de escassez hídrica, elevado déficit de infraestrutura urbana e grande parte da população em situação de extrema pobreza, explica o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Prazo oficial

A primeira missão do bloco é fazer a modelagem para concessão dos serviços de água e esgoto. Esse trabalho está sendo realizado pelo International Finance Corporation (IFC), instituição do Banco Mundial que fornece serviços de investimento, consultoria e administração de ativos para incentivar o desenvolvimento do setor privado em países menos desenvolvidos. O prazo para finalização do processo é junho de 2024, informa o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.