Concursos: Técnicas para ‘estudar ensinando’ comprovadas cientificamente
Passar a informação aprendida adiante é uma das melhores formas de estudar, você sabia?
O estudo ativo está entre as melhores maneiras de estudar para qualquer meta. Ele consiste em aplicar o conhecimento aprendido de diversas formas, inclusive passando-o para frente. Ou seja, ensinando as informações.
Cientificamente, ensinar alguém ou até a si mesmo – sim, é possível – traz inúmeros benefícios para a aprendizagem e retenção das matérias estudadas.
E quem estuda para concursos públicos sabe bem o quão difícil é memorizar todas as disciplinas, uma vez que há uma lista imensa para aprender.
Para você entender melhor e poder praticar, falaremos sobre duas principais técnicas para ‘estudar ensinando’. Leia a seguir!
Explicar a alguém
De acordo com Peter Doolittle, professor da universidade Virginia Tech, a memorização de informações só ocorre com eficiência e durabilidade quando há a prática. Ou seja, a pessoa não somente consome os conteúdos, mas os leva adiante escrevendo e ensinando outras pessoas.
No estudo para concursos públicos isso pode funcionar muito bem, mesmo que você não tenha nenhum colega concurseiro estudando para a mesma área.
Além de seu tradicional cronograma de estudos, procure trabalhar os conteúdos aprendidos ativamente. Faça suas anotações e estude-as para depois explicar a alguém o que você entendeu sobre o assunto.
Pode ser algum familiar, um amigo, o marido ou a esposa, por exemplo. Isto é, uma pessoa para ser a sua cobaia. Caso tenha um colega concurseiro, será ainda melhor e mais efetivo, já que ele terá maiores noções do assunto.
Ensinar a si mesmo
Nem sempre temos pessoas à disposição para ouvir e aprender conosco. Fique tranquilo se isso ocorrer com você. Afinal, de acordo com muitos especialistas, estudar de verdade é algo solitário.
Nesse sentido, você pode simplesmente ensinar a si mesmo após aprender determinado conteúdo. Mas o ideal é que isso não demore muito para acontecer para não deixar ‘esfriar’ a informação na cabeça.
Pesquisadores da Universidade de Michigan sugerem que os estudantes encarem a rotina de estudos sempre fazendo pausas e se questionando. A melhor dica é expor os assuntos em voz alta, seguindo as anotações e demais resumos.