Concursos federais devem aumentar, de acordo com Lula

Presidente defende a ampliação de Ministérios e concursos públicos.

Na última terça-feira, dia 21 de novembro, o presidente Lula se manifestou pela ampliação de concursos federais a fim de abastecer os Ministérios do governo.

Com este posicionamento, então, a expectativa é de que saiam novas vagas e oportunidades no serviço público, ou seja, uma boa notícia para concurseiros.

De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva os novos concursos serão necessário para ampliar o quadro de funcionários federais.

Atualmente, a gestão conta com 38 Ministérios, um aumento de 16, com relação à gestão anterior. Segundo Lula, isso não alterou a quantidade de servidores, mantendo-se o mesmo quantitativo. Contudo, agora será necessário repor o quadro de funcionários.

“Nós recriamos os ministérios com uma decisão que não iríamos aumentar um único cargo. Ou seja, só para você ter ideia, nós remontamos o governo, recriamos os ministérios, com menos funcionários que tínhamos no governo em 2010. Nós vamos ter que fazer concurso”, relatou.

Veja também: Ipea define banca examinadora de seu próximo concurso

O objetivo é suprir as necessidades das novas pastas.

Mais servidores para pastas novas

A gestão de Lula inaugurou Ministérios que não existiam no governo anterior. Isto é, como, por exemplo, o dos Povos Indígenas, das Mulheres e, também, o Ministério da Igualdade Racial.

O presidente celebra estas criações, lembrando que a ampliação das pastas foi “extremamente importante para a relação com segmentos muito ativos da sociedade”.

Assim, se faz possível estabelecer e administrar políticas públicas para grupos sociais específicos, que requerem ações focalizadas. Nesse sentido, o aumento do número de servidores também se mostra importante para dar seguimento nas iniciativas.

“Obviamente vamos ter que fazer mais concursos para preencher e atender a demanda de funcionários. Como é que vamos ter fiscais para combater o desmatamento, combater as queimadas?”, declarou o presidente.

Portanto, aqueles que esperam por novos concursos federais já podem se preparar.

Atualmente, a gestão já autorizou um total de 20.004 vagas federais, somando as por concursos, provimentos e contratações temporárias.

No caso de concursos públicos em específico houve a autorização de 9.066 vagas.

Orçamento para concursos está debate

A fim de abrir novas vagas e contratar mais servidores público, é necessário que o governo conte com um orçamente para tanto.

Nesse sentido, a ministra Esther Dweck já iniciou um diálogo com o Ministério do Planejamento com o objetivo de antecipar o orçamento de 2024. Desse modo, seria possível garantir a entrada de mais servidores ainda nesta gestão.

A autorização de vagas para este ano já soma um total de 9.066, contudo, os pedidos dos órgãos federais são ainda maiores. De acordo com a ministra são mais de 80 mil vagas solicitadas por diferentes órgãos e Ministérios.

Assim, haverá uma análise sobre quantas destas solicitações realmente são necessárias para que, então, o governo autorize. É a Secretaria de Governo Digital, junto da Secretaria de Transformação do Estado e da Secretaria de Gestão de Pessoas que estão realizando esta verificação.

Veja também: FINEP abriu inscrições de concurso no dia 21 de novembro

Dessa maneira, será possível autorizar um número menor que as solicitações, mas que ainda assim supra as maiores necessidades dos órgãos federais. Além disso, caso a antecipação dos recursos seja possível, estes novos concursos poderão ocorrer ainda antes que o esperado.

Concurso Nacional Unificado se aproxima

Uma iniciativa do governo federal a fim de dar maior praticidade e acessibilidade aos concursos público é a criação de um novo modelo de seleção.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), portanto, busca unificar vagas de diferentes órgãos federais em uma única aplicação de provas, abrangendo o máximo possível de municípios. De acordo com a gestão serão 180 cidades que receberão a aplicação destas etapas.

Dessa forma, o CNU funciona de forma semelhante ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), dando a oportunidade do candidato concorrer a diferentes vagas ao mesmo tempo.

Os trâmites estão em andamento, com previsão de que o edital saia ainda no final deste ano de 2023, com provas no início de 2024. A lista de órgãos e Ministérios que farão parte é grande, o que dá um bom número de chances aos candidatos.

Comissão de Governança é criada

Na última segunda-feira, 20 de novembro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou a criação da Comissão de Governança do Concurso Nacional Unificado.

Assim, o objetivo desta será de:

  • Estabelecer diretrizes e regras para a realização do concurso; e
  • Definir prazos e metas para a implementação.

Para executar estas ações, a secretária-adjunta da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI e coordenadora da comissão, Regina Camargos, delimitou os órgãos.

“Já havia sido determinado, pelo Decreto 11.722, que a governança do concurso nacional seria composta por dois órgãos: a Comissão de Governança e o Comitê Consultivo Deliberativo”, declarou.

Além disso, é importante lembrar que haverá um Comitê Consultivo e Deliberativo, ou seja, também auxiliando na governança do Concurso Nacional Unificado. Este, por sua vez contará com representantes de todos os 21 órgãos que ofertarão vagas na seleção.

A coordenação da comissão ficou por conta do MGI. Além disso, o colegiado conta com representantes dos seguintes órgãos:

  • Advocacia-Geral da União;
  • Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e
  • Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

De acordo com a secretária, a participação destes órgãos é essencial para o novo modelo de concurso.

“Estamos falando de um concurso que selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos federais. Claro que essa gestão é compartilhada tanto para garantir a representatividade dos órgãos quanto para minimizar a possibilidade de erros”, declarou.

Ainda é necessário escolher banca

Outro passo para que o CNU avance é a escolha da banca examinadora. Assim, a fase atual é desta escolha, que será entre as seguintes empresas:

  • Cebraspe;
  • Fundação Getulio Vargas (FGV); e
  • Fundação Cesgranrio.

Tratam-se de empresas que receberam a habilitação de suas propostas, depois de uma lista de cinco que as enviaram. Portanto, estas cumprem com todos os critérios que o governo exige e, agora, esta na próxima fase de análise.

Veja também: Concurso Nacional Unificado segue em escolha de banca

Nesta etapa, as empresas terão acesso a esclarecimentos sobre o projeto básico, a fim de entender melhor sobre o espelho do edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.