A preparação para concursos públicos envolve estudar leis. Afinal, servidores precisam estar em dia quanto à legislação que rege seus direitos e deveres perante à função que vão exercer caso aprovados, assim como à sociedade.
Ter uma boa base das leis, doutrinas e jurisprudências é um pré-requisito essencial para candidatos de todos os níveis. Entretanto, há algumas carreiras que pedem um conhecimento mais específico, de acordo com a atuação.
Quanto a isso, boa parte dos concurseiros já sabem. Mas a dúvida recorrente é quanto a forma mais indicada de se estudar as leis para concursos públicos.
1- Siga o que está no Edital
O Edital é a base que você tem para conhecer todas as regras do certame que irá prestar. É ali que constará as disciplinas que devem ser estudadas, entre elas, as leis para concursos públicos que podem cair em sua prova.
De modo geral, todo Edital contém a parte da legislação que será cobrada no concurso, que é comum a qualquer candidato que deseja ser servidor público. A Lei 8112/90 é uma das principais, que é unânime.
Também pode estar nesse documento leis que dizem respeito ao seu cargo em questão. Por exemplo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, caso você vá concorrer a uma vaga de professor da rede pública.
Destrinche o que está designado no Edital para entender o que é comum a todos e o que é para a sua atuação como forma de se organizar.
2- Materiais certos para estudar leis
O próximo passo, uma vez que você sabe o que de fato cairá sobre leis para concursos públicos, é ir atrás dos materiais mais seguros para aprender esses conteúdos.
Quando se trata de Direito Constitucional, o estudo pode ser feito direto da fonte, pois a Constituição Federal está disponibilizada online e gratuitamente no site do Planalto. Nessa página também sempre há atualizações sobre leis e normas.
Caso queira um aprendizado mais aprofundado, você pode buscar cursos que auxiliam nesse processo também. O Pensar Cursos é uma das sugestões para você aprender conteúdos online a respeito de legislações e demais matérias para concursos.
Ao estudar leis para concursos públicos, não se esqueça de se organizar bem para fazer revisões e marcações de trechos e artigos mais importantes.
Além disso, treinar a memorização ajuda muito quem quer se dar bem no estudo de leis.
3 – Resolução de questões sobre leis
Por fim, mas não menos importante, indicamos como uma das melhores dicas para estudar leis para concursos públicos a resolução de questões referentes.
Mas apesar de ser um conteúdo “batido” em qualquer certame, pode surgir nas avaliações de diferentes maneiras. Isso por que a formulação das questões ocorre de modo diverso por cada banca organizadora.
É essencial que você separe o máximo de questões de sua banca sobre leis, mas prestando atenção na atualização das abordagens – as muito antigas podem estar desatualizadas.
E então, gostou de conhecer as sugestões?
Não deixe de ler também – 4 leis mais cobradas em todos os concursos públicos