Concurso Unificado: INEP vai participar deste edital?
Veja mais detalhes
O concurso unificado tem sido um dos assuntos mais falados. Afinal, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) fará parte juntamente com outros órgãos?
Vale lembrar que o INEP oferta o total de 50 vagas para o cargo de pesquisador tecnologista em informações e avaliações educacionais. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior.
Os aprovados poderão receber salários acima de R$ 10 mil.
Participação no concurso unificado
O aguardado concurso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autorizado pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, em 16 de junho, está seguindo um novo caminho. De acordo com as informações mais recentes do instituto, o concurso será integrado ao Concurso Nacional Unificado.
Espera-se que o edital de abertura de inscrições seja publicado em 20 de dezembro, dando início a um novo capítulo no processo seletivo do INEP. Esta mudança promete trazer mais clareza e eficiência ao processo de seleção, proporcionando uma oportunidade igual para todos os candidatos.
Sobre as provas
A data preliminar para a aplicação das provas do concurso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) está marcada para 25 de fevereiro.
No entanto, o secretário geral de gestão de pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, José Celso Cardoso Júnior, indicou que está sendo avaliada a possibilidade de adiar a aplicação das provas para março.
Essa consideração visa proporcionar aos candidatos um período adicional de preparação, reconhecendo a importância de garantir que todos tenham a oportunidade de se preparar adequadamente para o concurso.
Como foi o último concurso
O último concurso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) aconteceu em 2012, oferecendo um total de 140 vagas para as carreiras de pesquisa e desenvolvimento de informações e avaliações educacionais, bem como suporte técnico em informações educacionais. O concurso foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
Naquela ocasião, as vagas foram destinadas exclusivamente ao Distrito Federal. Para o cargo de técnico, foram disponibilizadas 40 vagas, abrangendo áreas como direito e administração, além de banco de dados e programação básica.
Já para o cargo de pesquisador, o concurso ofereceu 100 vagas, distribuídas em quatro áreas de especialização:
- Legislação educacional, fundamentos da educação e pesquisa e avaliação educacional;
- Métodos quantitativos e pesquisa e avaliação educacional;
- Gestão de processos de negócio, modelagem de processo de negócio, sistemas de informação, sistemas de apoio e suporte à decisão e business intelligence;
- Direito, administração e contabilidade.
Concurso unificado e órgãos
Veja a lista de quem vai participar do concurso unificado:
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – 742 vagas
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – 520 vagas
- Ministério da Gestão e Inovação e transversais – 1.480 vagas
- Ministério da Saúde – 220 vagas
- Ministério do Trabalho e Emprego – 900 vagas
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – 30 vagas
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – 50 vagas
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – 40 vagas
- Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – 40 vagas
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 35 vagas
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 895 vagas
- Ministério da Justiça e Segurança Pública – 100 vagas
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 296 vagas
- Ministério da Cultura – 50 vagas
- Advocacia-Geral da União (AGU) – 400 vagas
- Ministério da Educação – 70 vagas
- Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – 40 vagas
- Ministério dos Povos Indígenas – 30 vagas
- Ministério do Planejamento e Orçamento – 60 vagas.
O aguardado processo seletivo, que tem como objetivo preencher um total de 6.590 vagas distribuídas entre 20 órgãos e entidades públicas, representa uma oportunidade significativa para aqueles que aspiram a uma carreira no serviço público federal.
O governo tem a intenção de estabelecer o concurso unificado como a principal forma de seleção de servidores públicos federais, com a perspectiva de torná-lo uma oportunidade recorrente para os candidatos, com edições anuais ou bienais.