Concurso UFT tem banca contratada, veja mais

Confira mais detalhes sobre este concurso previsto a acontecer

Você está interessado em ingressar na Universidade Federal do Tocantins (UFT)? Então, fique atento, pois o concurso UFT está cada vez mais próximo de acontecer. 

Aliás, a instituição já definiu a banca organizadora do certame, que será a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (FUNRIO). 

A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano, com vagas para cargos técnico-administrativos em educação. Quer saber mais sobre esse concurso? Então, continue lendo este artigo. 

Cargos e vagas previstas

O concurso UFT foi autorizado pela portaria nº 1.254, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2020. Assim, de acordo com o documento, ficarão disponíveis 18 vagas para cargos técnico-administrativos em educação, sendo 14 de nível médio e 4 de nível superior. Dessa forma, os cargos previstos são os seguintes:

  • Assistente em Administração (10 vagas);
  • Técnico de Laboratório/Área: Análises Clínicas (1 vaga);
  • Técnico de Laboratório/Área: Química (1 vaga);
  • Técnico de Tecnologia da Informação (1 vaga);
  • Técnico em Contabilidade (1 vaga);
  • Administrador (1 vaga);
  • Analista de Tecnologia da Informação (1 vaga);
  • Assistente Social (1 vaga);
  • Médico/Área: Psiquiatria (1 vaga).

As vagas serão distribuídas entre os campi de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Remuneração e benefícios

Os servidores da UFT têm uma remuneração inicial que varia de acordo com o nível de escolaridade e o cargo. Assim, segundo a tabela de vencimentos dos servidores federais, os valores atuais são os seguintes:

  • Nível médio: R$ 2.904,96;
  • Nível superior: R$ 4.638,66.

Além dos salários, os servidores da UFT têm direito a diversos benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte. Bem como, auxílio pré-escolar, assistência à saúde suplementar, incentivo à qualificação, entre outros.

Concurso UFT tem banca contratada, veja mais
Concurso UFT tem banca contratada, veja mais. Foto: Reprodução

Requisitos e atribuições dos cargos

Para concorrer a uma das vagas do concurso UFT, é preciso atender a alguns requisitos básicos, como:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos;
  • Ter idade mínima de 18 anos na data da posse;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • Possuir diploma ou certificado de conclusão do nível de escolaridade exigido para o cargo;
  • Possuir registro no órgão de classe competente quando for o caso;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

As atribuições dos cargos variam de acordo com a área de atuação. Mas, em geral, envolvem atividades de planejamento, execução, coordenação, supervisão e controle das funções administrativas ou técnicas da universidade.

Último concurso UFT

O último concurso UFT para cargos técnico-administrativos em educação foi realizado em 2016 e teve a Comissão Permanente de Seleção da UFT (COPESE) como banca organizadora. Sendo assim, o certame ofertou 35 vagas para diversos cargos de nível médio e superior, sendo 5 reservadas para pessoas com deficiência e 7 para pessoas negras. Desse modo, o concurso teve as seguintes etapas:

  • Prova objetiva de múltipla escolha;
  • Prova discursiva (somente para os cargos de nível superior);
  • Prova prática (somente para os cargos de Técnico de Laboratório/Área: Análises Clínicas, Técnico de Laboratório/Área: Biologia/Física/Química, Técnico de Laboratório/Área: Informática e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais).

A prova objetiva teve 50 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 5 de Raciocínio Lógico, 5 de Noções de Informática, 10 de Legislação e 20 de Conhecimentos Específicos. Dessa maneira, a prova discursiva consistiu em uma redação sobre um tema relacionado ao cargo. 

As provas foram aplicadas nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. Assim, o concurso teve validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação do resultado final.

O que esperar da banca contratada?

A banca contratada para organizar o próximo concurso UFT é a FUNRIO, uma fundação vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Em suma, a instituição tem experiência na realização de concursos públicos para diversas instituições federais, estaduais e municipais. Por exemplo, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), entre outras.

Para se preparar para as provas da FUNRIO, é importante conhecer o estilo da banca e as características das questões que ela costuma elaborar. De modo geral, a instituição tem um nível médio de dificuldade e cobra os conteúdos de forma objetiva e direta. 

As questões costumam ser baseadas no texto da lei ou na doutrina, sem muitas pegadinhas ou interpretações. Assim, a banca também valoriza a atualização dos candidatos sobre os temas relevantes para o cargo.

Além disso, a FUNRIO costuma aplicar provas discursivas para os cargos de nível superior, que exigem a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto. 

Nesse caso, é preciso demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa, capacidade de argumentação, coerência e coesão textual, além de conhecimento sobre o assunto abordado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.