O concurso Transpetro está sendo esperado para este ano. As expectativas aumentaram depois que Sérgio Bacci, presidente da empresa, anunciou a retomada das seleções.
A Fundação Cesgranrio deverá receber as inscrições e viabilizar as etapas do certame. Contudo, ainda não foram esclarecidos maiores detalhes sobre vagas, cargos e conteúdo programático para o novo edital.
Entretanto, uma excelente forma de se destacar nos concursos é iniciar o processo de preparação o quanto antes, através dos editais anteriores. Confira a seguir mais informações do último concurso.
Como foi o último concurso Transpetro?
Antes de tudo, o último concurso aconteceu em 2018. Na ocasião, a Cesgranrio também foi a empresa organizadora. Na época, foram abertas 1.650 vagas, sendo 156 imediatas e 1.494 para formação de cadastro de reserva.
As chances foram para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com vencimentos de até R$ 10,7 mil. Entre as carreiras com maior destaque foi o técnico de administração e controle júnior. Neste caso, os cargos eram para nível médio como escolaridade.
Ao todo foram 150 vagas, sendo 135 para cadastro reserva e 15 para provimento imediato.
Cargos
Em primeiro lugar, os cargos do último edital do concurso Transpetro foram divididos da seguinte forma:
Nível médio:
- Técnico de administração e controle júnior.
Nível médio/técnico:
- Técnico ambiental júnior;
- Técnico de faixa de dutos júnior;
- Técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior;
- Técnico de manutenção júnior – Automação;
- Técnico de manutenção júnior – Elétrica;
- Técnico de manutenção júnior – Mecânica;
- Técnico de operação júnior;
- Técnico de suprimento de bens e serviços júnior.
Superior:
- Administrador júnior;
- Advogado;
- Analista de comercialização e logística júnior – Comércio e Suprimento;
- Analista de comercialização e logística júnior – Transporte Marítimo;
- Analista de sistemas júnior – Infraestrutura;
- Analista de sistemas júnior – Processos de Negócio;
- Analista de sistemas júnior – SAP;
- Analista financeiro júnior;
- Contador júnior;
- Economista júnior;
- Enfermeiro do trabalho júnior;
- Engenheiro júnior – Automação;
- Engenheiro júnior – Civil;
- Engenheiro júnior – Elétrica;
- Engenheiro júnior – Geotécnica;
- Engenheiro júnior – Mecânica;
- Engenheiro júnior – Naval;
- Engenheiro júnior – Processamento (Químico);
- Engenheiro júnior – Produção;
- Engenheiro júnior – Telecomunicações;
- Médico do trabalho júnior;
- Profissional de comunicação júnior – Jornalismo;
- Profissional de meio ambiente júnior.
De antemão, as vagas do concurso Transpetro foram divididas para:
- Rio de Janeiro, onde está a sede da Transpetro. Houve oportunidades ainda para São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Como foram as provas do concurso Transpetro?
O certame contou com provas objetivas e discursivas. Vale lembrar que a parte objetiva teve 60 questões para os cargos de níveis médio e médio/técnico. Para as funções de nível superior, o exame cobrou 70 itens.
As disciplinas do concurso Transpetro variavam a depender da carreira. Entretanto, a fase contou com prova de conhecimentos básicos e específicos.
Para o técnico de administração e controle júnior, as disciplinas foram: Processos Administrativos e Legislação, além de Logística e Contabilidade. O aprovado foi quem obteve a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Matemática.
Porém, os candidatos que realizaram as provas para nível superior tiveram 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos, sobre Português (dez questões) e Inglês (dez). As demais 50 questões foram sobre Conhecimentos Específicos.
Enfim, quem conseguiu metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Inglês foi considerado aprovado, de acordo com o edital.
Anúncio do presidente
Além de afirmar que a subsidiária da Petrobras não será privatizada, o presidente falou sobre o desejo dos editais serem liberados ainda em 2023. O principal motivo é a necessidade de ampliação das funções e da contratação de novos servidores.
“Eu determinei que se comecem a trabalhar levantamentos para que a gente possa retomar concursos públicos na Transpetro. Por que eu decidi isso? Porque nós vamos virar a chave da história. A Transpetro não será privatizada. Repito: a Transpetro não será privatizada”, afirmou o presidente em coletiva.
Sobre o concurso público e a ampliação dos serviços, destacou: “Nós vamos ampliar os serviços, contratar navios e buscar outros clientes para tentar atender. Então, nós vamos ampliar a capacidade da Transpetro e, para isso, vamos precisar de mais pessoas colaborando com a gente aqui. Então, espero que ainda este ano a gente consiga elaborar os editais para concurso público”.
A Cesgranrio será a empresa responsável pelo certame. Além de receber as inscrições, a banca vai viabilizar as etapas do concurso.