Concurso TJ CE: o que faz um técnico judiciário?

Saiba todos os detalhes e não perca tempo!

O concurso TJ CE ( Tribunal da Justiça do Ceará) teve o edital publicado. As oportunidades são para técnico judiciário. Porém, o que faz este profissional?

As inscrições estão abertas! Portanto, os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de fevereiro, pelo portal Cebraspe. A inscrição é de R$ 112 e o pagamento poderá ser feito até 14 de março.

Doadores de sangue, candidatos oriundos do ensino público, candidatos alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários mínimos e pessoas que se enquadrem na Lei Estadual nº 14.859/2010  poderão solicitar isenção da taxa de inscrição.

Vagas concurso TJ CE

As vagas são para nível médio de escolaridade e jornada de trabalho são 40 horas semanais. A remuneração é de R$5.633,84.

Confira a distribuição de vagas:

CargoVagas
Cargo 1: Técnico Judiciário – Área: Judiciária35 + CR
Cargo 2: Técnico Judiciário – Área: Técnico Administrativa15 + CR

 

Das vagas destinadas a cada cargo/área e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 10% serão providas na forma da Lei Estadual nº 14.128/2008, da Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, e suas alterações, do art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações, e da Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem no art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015; nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto Federal nº 5.296/2004; no § 1º do art. 1º da Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Transtorno do Espectro Autista); na Lei Estadual nº 17.433, de 30 de março de 2021; e na Lei nº 14.126, de 22 de março de 2021, observados os dispositivos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Decreto Federal nº 6.949/2009.

O que faz um técnico judiciário?

Neste certame, as vagas distribuem em duas especialidades de um mesmo cargo, sendo uma, a área judiciária e outra sendo de técnico administrativo. Confira os requisitos e atribuições:

Técnico Judiciário – Área judiciária

  • Requisitos: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente;
  • Atribuições: compreende atividades de nível intermediário, de natureza processual, referentes à execução de tarefas judiciárias relacionadas ao atendimento aos magistrados e às partes, à tramitação dos feitos, à realização de abertura e encerramento de audiências, às chamadas das partes, dos advogados e das testemunhas, à guarda e conservação de bens e processos e outras atividades judiciárias correlatas.

Área administrativa

  • Requisitos: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente;
  • Atribuições: compreende atividades de nível intermediário, de natureza técnica, referentes à execução de tarefas de apoio administrativo relacionadas a recursos humanos, materiais e patrimoniais; contabilidade e finanças públicas, auditoria e controle interno; serviços de precatórios; almoxarifado, aquisição de materiais e serviços; operação e manutenção de sistemas informatizados; protocolo e atendimento às partes.

Quando serão as provas?

As provas do concurso TJ CE estão marcadas para o dia 23 de abril. Os gabaritos deverão ser liberados entre os dias 25 e 27 de abril.

Vale lembrar que todos os candidatos devem responder a questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

São 20 questões de conhecimentos gerais sobre os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico

Sobre os conhecimentos específicos:

Técnico Judiciário – área Administrativa 

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Administração Pública;
  • Noções de Gestão Pública

Técnico Judiciário – área Judiciária 

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Processual Civil;
  • Noções de Direito Processual Penal

As provas objetivas do concurso TJ CE assim como a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no turno da tarde.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 10,00 pontos cada uma e abrangerão os objetos de avaliação constantes do item 13 deste edital.

As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

Clique aqui e acesse o edital completo.

É importante destacar que o concurso será homologado e ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Os aprovados serão chamados de acordo com a necessidade do órgão.

O certame oferece oportunidades para contratação imediata e formação de cadastro de reserva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.