Concurso STJ: banca em definição e edital em breve, saiba mais

Saiba mais detalhes deste concurso que promete ser bastante promissor

A comunidade dos concurseiros está em polvorosa com a iminência do próximo concurso STJ. Isso porque, recentemente, o Supremo Tribunal de Justiça anunciou que está na fase final de escolha da banca organizadora, o que traz boas expectativas para aqueles que sonham com uma carreira no judiciário. 

E para te ajudar a se preparar, antes da saída do edital, hoje vamos conferir as últimas informações sobre esse aguardado certame. Desse modo, você saberá o que esperar, os salários e um panorama sobre tudo o que já se sabe sobre essa vindoura edição do concurso.

Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

Concurso STJ: processo de contratação da banca já está na fase final

Segundo o próprio STJ, o projeto básico preliminar já foi encaminhado para análise de algumas empresas especializadas em concursos públicos. Então, o processo de definição da banca está em andamento, e os detalhes dessa escolha estão trazendo grande expectativa para os concurseiros de plantão.

A saber, uma das informações que causou grande burburinho anteriormente foi a previsão da publicação do edital para dezembro deste ano, com as provas agendadas para março de 2024. 

Além disso, a notícia de sete vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para o cargo de Analista Judiciário em diversas especialidades havia se espalhado amplamente. 

No entanto, é importante ressaltar que o STJ negou essa previsão anterior e informou que os detalhes oficiais serão disponibilizados em breve. Portanto, ainda há muitas incertezas em relação às datas exatas e ao número de vagas disponíveis.

Concurso STJ: banca em definição e edital em breve, saiba mais
Concurso STJ: banca em definição e edital em breve, saiba mais. Foto: Canva

O que já é fato sobre o certame

O processo de preparação para o concurso STJ está em andamento há algum tempo. Afinal, a formação da comissão responsável pela organização aconteceu em maio deste ano. Ainda, o órgão também foi mencionado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) mais recente, com a expectativa de prover 138 vagas ao longo de 2024.

É importante salientar, ainda, que o último concurso do STJ ocorreu em 2018 e está válido até fevereiro de 2024. Entretanto, o STJ já esclareceu que a realização do novo certame não afetará o andamento do edital anterior, o que é uma notícia positiva para os concurseiros.

Em relação à situação atual do concurso STJ, podemos destacar as seguintes datas importantes:

  • 07 de fevereiro de 2023: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma portaria com reajuste nos auxílios;
  • 22 de maio de 2023: A comissão responsável pelo concurso foi formada;
  • 14 de junho de 2023: O ministro do STF Edson Fachin negou o seguimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7338;
  • 31 de agosto de 2023: O PLOA 2024 prevê a oferta de 138 vagas para o STJ no próximo ano;
  • 19 de outubro de 2023: O Projeto Básico do concurso começou a circular na Internet, mas ainda está em processo de apuração;
  • 20 de outubro de 2023: A escolha da banca organizadora está em fase de definição.

Quanto ganha um aprovado no concurso STJ?

Quanto às remunerações e benefícios oferecidos pelo STJ, de acordo com o Portal da Transparência do órgão, as remunerações dos cargos são as seguintes:

  • Técnico Judiciário: R$ 8.046,84;
  • Analista Judiciário: R$ 13.202,62.

Esses valores são compostos pelo Vencimento Básico mais a Gratificação Judiciária, à qual todos os servidores têm direito.

Quais são as gratificações que os servidores do Judiciário recebem?

Primeiramente, cabe informar que em todos os cargos recebem todas as gratificações. A saber, a Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006, que dispõe sobre as carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União, estabelece as seguintes gratificações:

  • Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ): Devida para todos os cargos, independentemente da área de atuação;
  • Gratificação de Atividade de Segurança (GAS): Exclusivamente para os ocupantes dos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário na área de segurança;
  • Gratificação de Atividade Externa (GAE): Específica para os ocupantes do cargo de Analista Judiciário na área judiciária e oficial de justiça.

Além das remunerações e gratificações, os servidores também têm direito ao Adicional de Qualificação (AQ). Esse adicional se destina aos servidores das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário que adquirirem conhecimentos adicionais em treinamentos, títulos, diplomas ou certificados de pós-graduação em áreas de interesse do órgão. 

Assim sendo, esta é uma carreira realmente promissora em muitos aspectos: financeiro, com potencial de crescimento e qualificação. Bem como, além de trazer o enorme prestígio de fazer parte de um dos órgãos mais importantes e poderosos do país.

Sendo assim, se você quer aproveitar tudo isso, comece agora mesmo a se preparar para o concurso STJ. E volte sempre aqui, pois traremos em primeira mão, quando o edital sair!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.