Concurso SEFAZ RJ 2022: Conselho solicita atualização dos estudos do edital

De acordo com informações do secretário, antes da abertura do concurso, a Secretaria realiza um estudo interno de áreas e especialidades que serão necessárias para suprir a demanda de servidores no órgão.

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro tem a expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso SEFAZ RJ 2022) em breve. A abertura do certame foi para pauta pelo Conselho Superior de Fiscalização Tributária no mês de junho. Na ocasião, o conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes apontou para a necessidade de atualização das informações já colhidas para o certame.

A Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, no momento, estuda a abertura de um concurso para auditor fiscal da Receita Estadual. As informações foram divulgadas no Diário Oficial do dia 21 de julho.

A Secretaria faz um levantamento interno para apurar quais são as áreas e especialidades que têm a maior demanda de servidores.

É importante destacar que a autorização do concurso SEFAZ-RJ ainda não foi publicada no Diário Oficial. No mês de abril de 2021, o governo chegou a publicar, por meio do Decreto 47.585, a previsão de 50 provimentos na SEFAZ-RJ. O quantitativo foi distribuído entre os cargos de Auditor Fiscal (30 vagas), Analista em Finanças Públicas (10) e Agente de Fazenda (10).

Para os dois primeiros cargos, Auditor e Analista, a exigência é o nível superior completo. Já para agente de fazenda, o requisito é o nível médio completo.

No momento, segundo o secretário, a distribuição das vagas por área está sendo feita. Há, também, uma discussão para saber quando será publicado o edital e o prazo de inscrições do certame.

Segundo ele, o processo tecnológico reduziu a necessidade de servidores na fiscalização, mas ainda existe uma demanda a ser preenchida por meio de um novo concurso.

“A tecnologia diminuiu muito a necessidade de cargos. Mas, a gente entende que ainda assim precisa de pessoal. Estamos terminando os estudos. Antes de fazer qualquer contratação, estamos vendo com é a real necessidade”, destacou o secretário de Fazenda do Rio, Nelson Rocha,.

Novo concurso da SEFAZ-RJ

No momento, ganha força a abertura de vagas para área de Tecnologia da Informação (TI). Conforme informado pelo secretário, há iniciativas internas que defendem 30 vagas para Auditor-Fiscal na área de TI.

“Precisamos hoje de pessoas mais especializadas em TI do que alguém que vai a campo, por exemplo. Atualmente, você precisa de alguém que conheça determinadas linguagens, que tenha essa base de dados para trabalhar. Isso também é fiscalização, mas com outro viés”, explicou o secretário.

Ainda que o concurso da SEFAZ-RJ tenha requisito o nível superior em qualquer área, o secretário expõe que as provas podem exigir mais conhecimentos ligados à Tecnologia.

“Posso exigir que o candidato tenha conhecimento em Tecnologia da Informação”, disse Rocha.

Último concurso SEFAZ-RJ

O último edital de concurso público da SEFAZ-RJ foi aberto em 2013. Na ocasião, o certame trouxe 50 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal, com exigência de nível superior em qualquer área de atuação.

O concurso contou com duas provas objetivas, que foram compostas por 100 questões cada. Na primeira prova, foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Administração e Informática, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria e Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal.

Na segunda prova, foram cobrados conhecimentos nas matérias de Direito Empresarial (Comercial), Economia e Finanças Públicas, Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico, além de Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias.

Cada prova teve pontuação de zero a 100. Para ser classificado, foi necessário obter 130 pontos, no mínimo, na soma das duas provas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.