Concurso SECULT CE tem 102 candidatos aprovados convocados para posse!

Quando foi comemorado o Dia Nacional da Cultura pelo Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi autorizada a convocar 102 aprovados no concurso SECULT-CE

Na última terça-feira, 05 de novembro, quando foi comemorado o Dia Nacional da Cultura pelo Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi autorizada a convocar 102 aprovados no concurso SECULT-CE. Além disso, foi lançado o Plano de Gestão 2019-2022 para a pasta. A comemoração ocorreu no Palácio da Abolição.

Com grande presença de agentes culturais, o momento foi de comemorar a chegada de novos concursados, que foram cumprimentados pela vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana; pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; e pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

A vice-governadora Izolda Cela aproveitou o momento para saudar os concursados. Foram 102 vagas abertas no primeiro concurso da história da pasta, criada em 1966. “Desejo boa sorte e tenho percepção que o serviço público tem uma tarefa agregada que é o resgate da integridade, da seriedade perante a sociedade. Chegando à Secult, vocês irão agregar muito e vamos ver no Ceará muitas histórias felizes, com certeza”, comentou.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, reforçou o papel da cultura enquanto vetor estratégico para o desenvolvimento. “É preciso valorizar a cultura no âmbito da economia da criativa. Essa riqueza e prosperidade da cultura tem sido buscada nessa gestão do governador Camilo Santana, com uma série de ações, seja com a política de editais, com o fomento a projetos e novos empreendimentos. Nesse sentido, vamos inaugurar o primeiro grande centro de cultura no interior, que teremos na Cidade do Crato. contribuindo com o desenvolvimento da região do Cariri. Cultura é divertimento, é diversidade mas também é um momento de esperança. Através da Cultura podemos transformar a sociedade”, frisou.

Fabiano Piúba ressaltou que o concurso é um compromisso expresso no Plano de Governo 7 Cearás e estabelecido como meta 2 da lei que institui o Plano Estadual de Cultura do Ceará, sancionado pelo governador Camilo Santana em 2016. Sobre o Plano de Gestão “Ceará, estado da cultura” lançado, o gestor reforçou a política cultural que vem sendo feita no Estado.

“Compreendo o Plano de Gestão como um plano de voo e de resistência de afirmação do direito à cultura e às artes como expressões da inventividade, imaginação, criatividade, produtividade, identidade, diversidade e como exercício pleno da democracia e da livre expressão. ‘Ceará, estado da cultura’ é uma manifestação desse direito. Um posicionamento político em tempos sombrios de posturas de criminalização das artes e de esvaziamento das políticas e dos órgãos culturais. Nesse contexto nacional, como já afirmamos, o Ceará é uma luz acessa no e para o Brasil, encarnando a alma e o espírito crítico e livre que só as artes e as culturas são capazes de transgredir, transcender e transformar espaços, tempos, economias, realidades e vidas.”, ressaltou.

Com a convocação, a Secult ganha o aporte de 55 analistas de cultura, 17 bibliotecários, 10 historiadores, oito analistas de patrimônio, quatro arquivistas, quatro museólogos, dois antropólogos e dois sociólogos.

O concurso SECULT CE

concurso SECULT/CE 2018 contou com vagas para os cargos de Analista de Cultura (34 vagas), Analista de Cultura – Artes Cênicas / Teatro Artes Dramáticas (03 vagas), Analista de Cultura – Dança (03 vagas), Analista de Cultura – Artes Plásticas/Visuais (03 vagas), Analista de Cultura – Cinema e Audiovisual (03 vagas), Analista de Cultura – Comunicação Social e Mídias Digitais (01 vaga), Analista de Cultura – Filosofia (01 vaga), Analista de Cultura – Letras (02 vagas), Analista de Cultura – Música (03 vagas), Analista de Cultura – Pedagogia (02 vagas), Analista de Patrimônio – Arquitetura (02 vagas), Analista de Patrimônio – Conservação/Restauração (04 vagas), Analista de Patrimônio – Engenharia Civil (02 vagas), Antropólogo (02 vagas), Arquivista (04 vagas), Bibliotecário (17 vagas), Historiador (10 vagas), Museólogo (04 vagas) e Sociólogo (02 vagas).

Sobre a Secretaria

A Secretaria da Cultura (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense, competindo-lhe:

I – auxiliar direta e indiretamente o Governador na formulação da política cultural do Estado do Ceará, planejando, normatizando, coordenando, executando e avaliando-a, compreendendo o amparo à cultura, a promoção, documentação e difusão das atividades artísticas e culturais, a defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Paisagístico, Artístico e Documental; II – incentivar e estimular a pesquisa em artes e cultura; III – apoiar a criação, a expansão e o fortalecimento das estruturas da sociedade civil voltadas para a criação, produção e difusão cultural e artística; IV – analisar e julgar projetos culturais; V – deliberar sobre tombamento de bens móveis e imóveis de reconhecido valor histórico, artístico e cultural para o Estado do Ceará; VI – cooperar na defesa e conservação do Patrimônio Cultural Histórico, Arqueológico, Paisagístico, Artístico e Documental, material e imaterial, do Estado; VII – além de outras atribuições correlatas, nos termos deste Regulamento. Art.3º São valores da Secretaria da Cultura (Secult): I – ética e transparência nas ações; II – eficiência e eficácia; III – valorização e reconhecimento ao servidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.