Concurso público: utilize o quadro dos sonhos para alcançar seus objetivos

O painel auxilia a ter uma maior motivação em seus estudos

Quem deseja passar em um concurso público deve ter foco e eficiência em seus estudos. São muitas as matérias, além de uma grande concorrência. No entanto, pode-se utilizar algumas estratégias para aumentar a sua produtividade nas tarefas a serem realizadas no dia a dia. 

Os participantes de concursos públicos normalmente procuram atuar em sua área, ter um bom salário e estabilidade no emprego. Algumas pessoas se preparam durante anos para a prova. Por essa razão, é preciso se manter motivado, consciente do que deve ser feito para a conquista de seus objetivos.

O concurseiro precisa ter um bom local de estudos, silencioso, organizado e que garanta uma boa concentração e produtividade. Para que ele possa assimilar o conteúdo e estudar de forma eficiente, é preciso que se tenha metas, sendo necessário conquistá-las para garantir um bom resultado no dia da prova.

Entre as estratégias que  garantem uma boa motivação para o dia a dia de estudos, podemos destacar o quadro dos sonhos. Com ele o estudante garante uma maior força, aumentando a persistência, incentivando-o a estudar e cumprir o que é necessário para obter a sua vaga no concurso público.

O que é o quadro dos sonhos

O quadro dos sonhos pode ser físico ou digital. Ele também é chamado de quadro de visualização, pois através dele, o estudante consegue visualizar em seu dia a dia, com uma representação de imagens relacionadas à suas metas a serem alcançadas. Pode-se utilizar o painel a curto, médio e longo prazo.

Para montar o quadro dos sonhos, o estudante pode contar com uma placa de ferro, quadro, ou mesmo uma cartolina. Ele deve pregá-la na parede de seu quarto, escritório, no seu local de estudos. No caso do digital, a tela de inicialização do computador pode ser um bom lugar para colocar as suas visualizações.

Pode-se utilizar imagens, anotações, recortes de jornais, o que puder representar a conquista de seus sonhos. É uma maneira de incentivar o estudante diariamente, pois, ao observar o quadro dos sonhos, o concurseiro ganha uma maior motivação e entusiasmo para realizar as tarefas, seu estudo diário.

O painel deve conter, através de imagens e palavras, os principais desejos e aspirações do estudante. É preciso que ele seja detalhado e que fique em um local de fácil visualização. Ele oferece um estímulo a mais, fazendo com que o concurseiro pense mais sobre os seus objetivos.

Pode-se colocar no quadro dos sonhos, por exemplo,  imagem de uma sala de aula onde todos estão fazendo uma prova, ou ainda, uma foto de alguém trabalhando em sua área de atuação. As imagens devem representar o sucesso de sua empreitada. Aliás, o quadro dos sonhos também pode ser útil para estudantes do Enem, por exemplo.

Vantagens do quadro dos sonhos

A utilização do quadro dos sonhos no dia a dia do estudante faz com que ele tenha uma emoção relacionada a conquista da vaga em um órgão público. Ele passa a impressão de que o sucesso já foi alcançado, melhorando os aspectos motivacionais relacionados ao estudo do conteúdo proposto para o concurso.

Ao ver a materialização dos sonhos através do quadro, o concurseiro fica mais animado a realizar tarefas que não são muito agradáveis, mas que são necessárias para que se alcance os seus objetivos. O aumento do foco também é um fator preponderante na utilização do painel, visto que o concurseiro já começa o dia com uma disposição para o seu estudo.

Como fazer o painel motivacional

A princípio, escolha o local onde irá pendurar o painel. É necessário que ele seja de fácil acesso, para que o estudante o observe sempre que achar necessário. Ele pode ser feito de cartolina, madeira, ferro, ou na tela de seu computador. Ao colocá-lo na parede do quarto, o estudante pode começar o dia pensando em seus sonhos e metas.

Em seguida, é preciso compor o quadro dos sonhos com imagens e textos relacionados aos seus objetivos. Pode-se utilizar recortes de jornais ou revistas, imprimir imagens da internet, colocar fotos. Enfim, inclua no quadro, o que pode trazer à tona, as emoções relacionadas a conquista de seus sonhos. Depois, coloque o painel em um local de fácil visualização. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.