Concurso Público da Advocacia-Geral da União vai ofertar 400 vagas; veja detalhes

A Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu autorização para realizar um concurso público com a oferta de 400 vagas, ampliando assim seu quadro de servidores. A portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) determina o lançamento do edital em até 6 meses. Essa medida visa suprir o déficit existente na instituição e fortalecer seu corpo técnico.

Vagas e Requisitos

Todas as vagas oferecidas no concurso da AGU são destinadas a candidatos com nível superior. Dentre as oportunidades, estão 154 vagas para administradores, cinco para arquitetos, duas para arquivistas, 90 para analistas técnico-administrativos, 47 para contadores, 35 para economistas, 18 para engenheiros, sete para estatísticos, três para médicos, dez para psicólogos, 20 para técnicos em assuntos educacionais e nove para técnicos em Comunicação Social.

Processo Seletivo

O edital do concurso será lançado em até 6 meses, conforme determinado pela portaria do MGISP. Após a publicação do edital, os candidatos terão um prazo de 2 meses para se prepararem para a prova. A AGU cumprirá todas as medidas previstas nas políticas de reserva de vagas, garantindo a igualdade de oportunidades a todos os candidatos.

Déficit na Instituição

A realização desse concurso público atende a um pedido da Advocacia-Geral da União, que enviou ao ministério uma nota técnica evidenciando o déficit de servidores na instituição. Segundo o documento, existem atualmente 2,3 mil vagas em aberto, sendo 2,1 mil para analistas técnico-administrativos e 200 para analistas em tecnologia da informação. Considerando o quadro atual, a AGU conta com 4.506 servidores, sendo apenas 1.272 servidores administrativos do quadro permanente.

Ministério da Cultura também realizará concurso

Além da AGU, o Ministério da Cultura (MinC) também recebeu autorização para realizar um concurso público. Serão oferecidas 50 vagas para analistas técnico-administrativos. Assim como no caso da AGU, o edital do processo seletivo será lançado em até 6 meses.

Importância dos concursos públicos

Os concursos públicos são fundamentais para fortalecer o quadro de servidores nas instituições governamentais. Através desses concursos, é possível selecionar profissionais qualificados que contribuirão para o bom funcionamento do serviço público. Além disso, os concursos garantem a igualdade de oportunidades, uma vez que todos os candidatos são submetidos às mesmas provas e critérios de avaliação.

Preparação para o concurso

Para se preparar adequadamente para o concurso público da AGU, é importante iniciar os estudos o mais cedo possível. É recomendado buscar materiais de estudo atualizados, como apostilas e livros específicos para a área pretendida. Além disso, é importante fazer simulados e resolver questões de concursos anteriores, para familiarizar-se com o formato das provas.

Benefícios de trabalhar na AGU

Trabalhar na Advocacia-Geral da União oferece diversos benefícios aos servidores. Além da estabilidade e segurança do emprego público, a AGU proporciona oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira. Os servidores também têm acesso a benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e auxílio-transporte.

Serviço público

O concurso público da Advocacia-Geral da União com a oferta de 400 vagas é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam ingressar no serviço público. Com a autorização do Ministério da Gestão, a instituição poderá suprir o déficit de servidores e fortalecer suas equipes técnicas.

Dicas para ser aprovado em concursos públicos

Organize seus horários e siga-os rigorosamente

A organização é fundamental para um estudo eficiente. Estabeleça horários específicos para cada disciplina e cumpra-os rigorosamente. Tenha um cronograma detalhado e separe tempo para revisões e resolução de exercícios.

Programe seu dia-a-dia em função do concurso

Para alcançar a aprovação, é necessário foco e dedicação. Programe seu dia-a-dia de acordo com o concurso que pretende prestar. Evite distrações e faça do estudo sua prioridade.

Trace seus objetivos e escolha o concurso adequado

Defina seus objetivos e escolha o concurso público que deseja prestar. Pesquise sobre as matérias exigidas e o perfil da banca organizadora. Com base nessas informações, direcione seus estudos para as disciplinas mais relevantes.

Faça exercícios e provas antigas

A prática é fundamental para o sucesso em concursos públicos. Faça muitos exercícios e resolva provas anteriores da mesma banca organizadora. Isso ajudará a familiarizar-se com o formato das questões e a identificar seus pontos fracos.

A preparação adequada e o estudo constante são fundamentais para conquistar uma vaga nesse concurso. A AGU oferece benefícios e oportunidades de crescimento, tornando-a uma excelente opção para aqueles que buscam estabilidade e desenvolvimento profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.