O concurso Polícia Penal GO ( Goiás) deve acontecer em breve. Esse é um dos editais mais aguardados pelos concurseiros que desejam seguir carreira policial.
A Diretoria-Geral da Polícia Penal ao Ministério Público de Goiás, por meio de informação extraoficial, anunciou que o edital deve sair ainda no primeiro semestre de 2023.
Os esclarecimentos aconteceram após recebimento de uma denúncia de omissão por parte da DGPP em que o cidadão argumenta que o certame encontra-se “parado sem nenhuma manifestação por parte do Governador Ronaldo Caiado”.
Espera-se que o concurso ofereça cerca de 700 vagas para o cargo de Policial Penal, que exige o nível superior de formação e tem salário inicial de R$ 5.388,20.
Mais detalhes do concurso Polícia Penal GO
O novo edital já tem comissão formada. O grupo será responsável por escolher a banca organizadora, além de viabilizar as etapas da seleção.
Levando em conta a relação de cursos e treinamentos da Escola Superior de Polícia Penal de Goiás, ao todo estão previstas 700 vagas, com curso de formação para o final de 2023, em primeiro momento.
O certame ainda havia divulgado a previsão de 2.250 vagas para todo o ano de 2023. O anúncio informou a relação de cursos e treinamentos da Escola Superior de Polícia Penal de Goiás.
De acordo com o documento, ao todo serão 17 turmas divididas entre 10 turmas com 50 vagas para dezembro e 7 turmas com 250 vagas para outubro.
Novo edital com 500 vagas?
Josimar Pires Nicolau, diretor geral da Polícia Penal de Goiás, ainda deixou claro a realização de um novo edital com total de 500 oportunidades.
Sobre a situação, o Ministério Público falou sobre a necessidade de um certame e a convocação dos aprovados do ano de 2019, último ano em que foi realizada a seleção do órgão. No que se refere as 2.250 vagas, Josimar informou:
“Uma de nossas missões em 2023 é qualificar e preparar ainda mais os servidores para que os serviços prestados pela instituição sejam cada vez mais de qualidade”.
É importante destacar também que no ano de 2021 foi publicada a Lei nº 21.157/2021 que altera a nomenclatura do cargo de Agente de Segurança Prisional para Policial Penal.
Sobre o concurso Polícia Penal GO
Para se inscrever no concurso Polícia Penal GO é preciso diploma de nível superior. Além da função de zelar pela integridade dos detentos, o policial penal tem o dever de:
- receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações;
- realizar a revista pessoal dos presos e instalações;
- prestar assistência aos presos e internados, encaminhando-os para atendimento nos diversos setores, sempre que se fizer necessário;
- verificar as condições de segurança comportamental e estrutural, comunicando as alterações à chefia imediata;
- acompanhar e fiscalizar a movimentação de presos ou internos no interior das unidades e adjacências;
- realizar escolta de presos em deslocamentos locais e interestaduais, bem como custodiá-los em unidades de saúde, órgãos judiciais, órgãos públicos e privados, sejam eles municipais, estaduais ou federais;
- observar o comportamento dos presos ou internos em suas atividades individuais e coletivas;
- não permitir o contato de presos ou internos com pessoas não autorizadas, dentre outras atribuições.
Vale lembrar que a remuneração prevista no edital é de R$ 4.891,25 e a carga horário previa 40 horas semanais, conforme previsão na Lei n.° 10.460/1988.
Quando foi o último edital PP GO?
O último edital foi liberado em junho de 2022, ao todo foram 500 vagas. O certame contou com as seguintes fases:
- Prova objetiva (eliminatória e classificatória);
- Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
- Avaliação médica avaliação da equipe multiprofissional exclusivo aos candidatos com deficiência (eliminatório);
- Avaliação física (eliminatório);
- Avaliação psicológica (eliminatório);
- Investigação social (eliminatório).
Outros editais da polícia penal
O concurso Polícia Penal RJ ( Rio de Janeiro) anuncia o quantitativo de vagas do novo edital, segundo SEAP, Secretaria do Estado de Administração Penitenciária.
Maria Rosa Lo Duca Nebel, secretária do SEAP, informou que o novo edital deve conter 1,4 mil vagas. Vale destacar também que durante a discussão na Comissão de Servidores Públicos, a deputada Martha Rocha pediu que a pasta explique, em até sete dias, a falta de nomeação dos 114 aprovados nos concursos realizados nos anos de 2003, 2006 e 2012.
Inclusive, lembrou que a convocação havia sido acordada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que envolveu Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
Sobre o novo concurso Polícia Penal RJ, Nebel afirmou que o pedido de um novo concurso para o cargo de Inspetor Penitenciário foi enviado por meio de Ofício.
Sobre autorização do concurso Polícia Penal RJ
O Decreto 47.585 autoriza o provimento de 300 vagas para a Polícia Penal do Rio de Janeiro. A ideia, segundo o governo, é convocar os aprovados nos últimos concursos.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47/20 que cria o órgão no estado do Rio de Janeiro foi aprovada e promulgada.