Após contrato entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e a banca IBADE por meio da assinatura do acordo, o concurso PMERJ Saúde vai acontecer mais rápido do que se imagina. O extrato de contrato com a banca foi liberado no dia 03 de agosto de 2022 e publicado no Diário Oficial. Desse modo, a responsável pelo certame está livre para divulgar o cronograma e fazer o lançamento do edital.
Tudo indica que o edital e as informações sobre o concurso PMERJ Saúde sejam liberados no início de setembro. A PM do Rio de Janeiro ainda não manifestou sobre as datas. O certame prevê ofertar 67 vagas distribuídas em cargos para nível médio e superior. 25 oportunidades são para técnico de enfermagem que devem comprovar a inscrição por meio de diploma de curso técnico em enfermagem, juntamente com registro do Conselho Regional do Estado do Rio de Janeiro. A remuneração inicial é de R$ 3.246,42.
Por sua vez, as outras 42 vagas destinadas para candidatos de nível superior são para o cargo de Oficial Médico. Além de diploma de graduação em medicina, é necessário apresentar Registro definitivo no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e certidão de “nada consta” do CREMERJ, além de certificado de conclusão, com aproveitamento de programa de residência médica reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica na especialidade da área a qual se inscreveu ou certificado de conclusão com aproveitamento do curso de especialização, em curso reconhecido pelo MEC. A remuneração inicial é de R$ 6.014,19.
Cargos
Os cargos de Oficial Médico para este concurso PMERJ Saúde são:
- Anestesiologia (uma vaga)
- Cirurgia Geral (uma vaga);
- Cirurgia Pediátrica (uma vaga);
- Cirurgia Vascular (uma vaga);
- Cirurgia Vascular – Endovascular (uma vaga);
- Clínica Médica (dezessete vagas);
- Hematologia (uma vaga);
- Neurocirurgia (quatro vagas);
- Ortopedia (uma vaga);
- Pediatria (duas vagas);
- Psiquiatria (sete vagas);
- Radiologia (uma vaga);
- Terapia Intensiva – adulto (quatro vagas).
Requisitos concurso PMERJ Saúde
De acordo com o projeto básico, os requisitos necessários para posse dos cargos são:
- Ser brasileiro (a);
- Ser reservista das Forças Armadas, Auxiliares ou portador do Certificado de Dispensa de Incorporação por excesso de contingente, para o candidato civil masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos para todos os cargos, idade máxima de 35 anos para os cargos de Saúde;
- Ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m, e de 1,60m para os candidatos do sexo feminino e peso proporcional à altura para ambos os sexos;
- Possuir escolaridade de nível superior e os documentos comprobatórios da Graduação e das Especialidades exigidas para a investidura do Cargo;
- Os candidatos aos cargos de Médico deverão apresentar o diploma de Graduação no Curso de Medicina, certificado de conclusão com aproveitamento de programa de Residência Médica na especialidade da área a qual pretende se inscrever, ou Certificado de Conclusão com aproveitamento do Curso de Especialização.
Provas
As provas contam com sete etapas distribuídas entre prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 80 questões e disciplinas que variam a depender da carreira escolhida. Para ser classificado, o candidato deve ter um desempenho mínimo equivalente a 50% e não pode zerar nenhuma disciplina, sob risco de eliminação.
Além disso, as outras fases são avaliação de títulos, exame antropométrico, teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico, exame de saúde e exame social e documental. Vale lembrar que a prova objetiva, assim como avaliação de títulos, fica sobre responsabilidade da IBADE. Por sua vez, as demais etapas serão de responsabilidade da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
A pontuação para avaliação de títulos é de 20 pontos. Os cargos de nível médio podem apresentar junto à banca declaração de experiência profissional na área Assistencial de Cuidados de Enfermagem, assim como outros documentos comprobatórios. A experiência profissional vale 4 pontos. Os candidatos podem acumular até 5. Já os profissionais de nível superior que disputam o cargo de Oficial Médico devem apresentar títulos da AMB e comprovar especializações e títulos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
De acordo com o projeto básico do concurso PMERJ Saúde, as disciplinas sobradas para cada cargo são:
Técnico de Enfermagem
- Deontologia e Exercício Profissional (cinco questões);
- Fundamentos de Enfermagem (quinze questões);
- Enfermagem Médico-Cirúrgica ( vinte questões);
- Enfermagem em Emergência (dez questões);
- Administração em Enfermagem (cinco questões);
- Enfermagem Materno-Infantil (dez questões);
- Enfermagem em Saúde Pública (dez questões);
- Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (cinco questões).
Oficial Médico
- Pediatria (dez questões);
- Clínica Médica (dez questões);
- Ginecologia e Obstetrícia (dez questões);
- Cirurgia Geral (dez questões);
- Legislação Institucional (dez questões); e
- Conteúdo da Especialidade (trinta questões).