Concurso PC PE: deputada pede urgência; mais de 6 mil cargos vagos

Gleide Ângelo encaminhou pedido de realização de concurso para o governo do estado. Edital deve sair ainda em 2023.

A Deputada Estadual Gleide Ângelo pediu urgência nos tramites que envolvem a realização do concurso para Polícia Civil de Pernambuco.

Segundo a parlamentar, o número de quadros vagos na corporação é um dos mais graves do estado, superando até mesmo o déficit da Polícia Militar.

Para um efetivo completo, a PC PE deveria contar com 11 mil policiais, incluindo agentes, escrivães e delegados. No entanto, o quadro atual conta apenas com 4.693 servidores, indicando um déficit de 6.307 policiais.

“Não podemos falar de segurança pública de qualidade quando se há um déficit no quadro do efetivo de TODAS as forças de segurança de Pernambuco!”¸ afirmou a parlamentar.

Gleide Ângelo encaminhou pedido de realização de concurso para o governo do estado, além das demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023.

Concurso PC PE já foi autorizado

Em 2022, o ex-governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de concurso para todas as forças de segurança do estado, incluindo a Polícia Civil.

A autorização chegou a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, o documento informava 4.741 vagas para as polícias do estado. Desse total, 1587 vagas seriam apenas para a Polícia Civil.

Entre os cargos autorizados constam:

  • 200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

No entanto, os trâmites para o concurso não evoluíram muito de lá para cá. De acordo com informações apuradas pela deputada Gleide Ângelo, até o momento apenas a banca foi definida.

“Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco”, disse a deputada.

O nome da banca, entretanto, não foi revelado. A parlamentar mencionou apenas o nome das empresas que encaminharam propostas: Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).

Deputada cobra concurso para PM PE

A deputada Gleide Ângelo também encaminhou pedido para realização de um novo concurso para a Polícia Militar do estado.

Segundo a parlamentar, a PM PE possui uma defasagem de 10 mil policiais. “Não se faz polícia sem policiais. Pelo recomplementamento das polícias: concurso já”, disse Gleide em post nas redes sociais.

Em entrevista coletiva no dia 13 de janeiro, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Tibério César do Santos, reconheceu a necessidade de reforço na corporação.

“Há uma necessidade urgente. Hoje, nós temos mais policiais se aposentando durante o ano do aqueles que entram através do concurso. É urgente realmente a abertura de processo seletivo, de concurso público, para que a gente possa diminuir essa carência de efetivo na nossa corporação”, disse o coronel.

Concurso PC SC também aguarda edital

A Polícia Civil do estado de Santa Catarina também aguarda a liberação de edital para concurso público.

O delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou que um novo concurso público para a polícia do estado deve ser anunciado em breve.

Durante entrevista a Rádio Eldorado, o delegado informou que a expectativa do governo catarinense é preencher o quadro efetivo da corporação com cerca de duas mil vagas para os cargos de agente de polícia e escrivão de polícia.

“Com isso, busca-se a longo prazo a recomposição do efetivo para preencher as 2 mil vagas existentes, sendo mil para o cargo de agente de polícia e mil para o cargo de escrivão de polícia. Mas, essa proposta de concurso segue em trâmite na instituição e ainda será apresentada ao Governo do Estado”, explicou.

O concurso para agentes deve ser apresentado logo após a realização do concurso para delegados e psicólogos, já aprovado e autorizado pelo governo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.