Concurso PC PA: Confira os salários dos servidores após reajuste

Os servidores do concurso PC PA ( Polícia Civil do Pará) terão novos salários após reajuste. Vale lembrar que a medida pode beneficiar os aprovados da última seleção, assim como os novos escrivães do novo edital.

Sobre o assunto, o governador Hélder Barbalho deixou claro quais são os servidores que terão direito aos valores. Os cargos citados foram: escrivães, papiloscopistas, investigadores e também para servidores da área administrativa. Para os delegados, o governo estadual reajustará a gratificação da categoria, aumentando de 10% para 20%.

Apesar do interesse em novos reajustes, o texto precisa passar por aprovação por parte do ALEPA – Assembleia Legislativa do Pará.

A principal intenção é valorizar os servidores e ofertar um olhar diferenciado para a corporação: “Este é um movimento de fortalecimento da Polícia Civil e de valorização daqueles que estão colaborando, de forma estratégica, para que nosso Estado reduza a criminalidade e garanta a paz para a nossa população”.

O novo edital está sendo aguardado para 2023.

Novo concurso 

Um novo certame está sendo um dos mais aguardados para quem deseja seguir carreira policial. O novo edital será para escrivães e os esclarecimentos vieram por parte da vice-governadora Hana Ghassan.

Espera-se que sejam ofertadas 100 vagas para escrivães e é destinado para quem tem nível superior. A remuneração do aprovado (sem o reajuste) será de R$ 6.893,57. Entretanto, caso o 15% de aumento salarial seja aprovado, a remuneração passará a ser de R$ 7.927,60 (mesmo valor das carreiras de investigador e papiloscopista).

Quando aconteceu o último concurso PC PA?

O último concurso aconteceu em 2020 e teve o Instituto AOCP como banca organizadora. Ao todo foram ofertadas 832 vagas para os seguintes cargos:

  • 506 vagas para o cargo de investigador
  • 252 vagas para escrivão
  • 65 vagas para papiloscopista
  • 265 vagas para delegado

O concurso contou com prova objetiva para as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Noções de Informática; conhecimentos sobre o estado do Pará; Noções de Estatística; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Legislação Especial e Arquivologia.

Outros concursos PC

O concurso PC PI ( Polícia Civil do Piauí) vai ter mais convocados do último edital. Isso porque, foi aprovada a criação de um cadastro reserva do certame.

Se trata da aprovação do  Projeto de Lei Ordinária nº 24 de 2023 pelos deputados da Assembleia Legislativa do Piauí. O documento faz com que seja inválida a decisão que limita o número de aprovados convocados no concurso público.

Diante disso, haverá a ampliação do cadastro reserva para Delegados, Agentes de Polícia e Peritos. O certame aconteceu em 2018 e teve a Nucepe como banca organizadora.

Ao todo foram 350 vagas divididas da seguinte forma:

  • Delegado: 50 oportunidades;
  • Perito: 50 oportunidades;
  • Agente: 250 oportunidades.

Atualmente, os candidatos realizam a investigação social e avaliação psicológica, etapas finais do certame.

Novo concurso PC PI

concurso PC PI (Polícia Civil Piauí) pode ter novo edital liberado a qualquer momento. Isso porque, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko afirmou no ano passado, mais precisamente no dia 05 de dezembro, que a minuta do edital está pronta.

Contudo, é importante destacar que apesar dos trâmites em prol do edital terem sido finalizados será necessário um diálogo com Rafael Fonteles, governador eleito. A conversa será sobre a realização do certame.

Em declaração, o delegado-geral disse: “Temos a minuta de um edital pronta, mas falta debatermos com o Governo do Estado e saber se é viável lançar agora”.

Sobre o quantitativo de vagas e cargos do concurso PC PI, Lucy disse: “O principal objetivo é também formar mais agentes e escrivães. A Polícia Civil deve ter um acréscimo de servidores no próximo ano”.

As oportunidades são afirmadas como “consideráveis”, de acordo com Keiko. Com isso, tudo indica que não serão poucas vagas, porém, deve-se respeitar a lei que estabelece o número de cargos que a Polícia Civil do Piauí.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.