A Polícia Civil do Estado de Alagoas vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC AL 2022) para o cargo de Delegado. Inicialmente, o edital estava previsto para ser publicado até a próxima sexta-feira, 29 de abril. No entanto, a publicação do documento foi adiada para este mês de maio.
A expectativa é que o documento seja publicado até o dia 13 de maio (sexta-feira). A previsão foi dada pelo titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag AL), Fabrício Marques, em uma entrevista recente.
“Tá faltando apenas um, que é o concurso do delegado. Eu estou confiando muito que, até a próxima semana, esse edital seja publicado”, disse o secretário. A banca organizadora será o Cebraspe.
O Governador do Estado, Renan Filho, assinou a autorização do concurso PC-AL para a carreira no dia 20 de janeiro. O documento já saiu no Diário Oficial.
Segundo Fabrício Marques, o estado mantém a sua política de concursos para este ano e prevê a realização de pelo menos dois deles neste ano de 2022: Perícia Oficial e Polícia Civil (Delegado).
O concurso PC-AL para o cargo de Delegado não é realizado há cerca de uma década. A pausa terminou no ano passado, com a abertura da seleção para escrivão e agente da PC AL. Agora, mais um edital está confirmado.
Ao todo, a Polícia Civil de Alagoas deve oferecer um total de 40 vagas para a carreira de delegado.
“Nós teremos outro edital para a Polícia Civil, para delegado. O nosso desenho é para 40 vagas, até por uma questão legal de vacâncias”, confirmou Fabrício Marques.
O cargo de Delegado requer nível superior em Direito. O salário é de R$20.944,97.
O concurso PC AL para Delegado
O concurso PC-AL para Delegado vai contar com provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exames laboratoriais e médicos, avaliações psicológica e de títulos, investigação social e curso de formação policial.
As etapas foram reveladas pelo Conselho Superior de Polícia Civil de Alagoas, por meio de um documento publicado no Diário Oficial do Estado. Veja as matérias que devem ser cobradas:
Prova Objetiva
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Legislação Complementar;
- Medicina Legal;
- Língua Portuguesa; e
- Informática.
Prova discursiva
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal; e
- Direito Constitucional.