O concurso para a Aeronáutica está com 242 vagas para o Curso de Formação de Sargentos que ocorrerá na cidade de Guaratinguetá-SP, em regime de internato. Portanto, os candidatos que passarem no concurso irão morar na cidade por, pelo menos, dois anos.
Contudo, o aluno contará com suporte da Aeronáutica no período do curso. As inscrições ainda não estão abertas, mas elas começaram nesse mês de fevereiro. Por isso, quem não quiser perder a oportunidade, precisa ficar atento ao cronograma.
Confira mais sobre o concurso para a Aeronáutica no artigo abaixo!
Quem pode participar do processo seletivo?
O concurso para a Aeronáutica possui 242 vagas para o Curso de Formação de Sargento em sete especialidades diferentes, sendo elas:
- Mecânico de Aeronaves;
- Material Bélico;
- Eletricidade e Instrumentos;
- Estrutura e Pintura;
- Equipamento de Voo;
- Suprimento;
- Guarda e Segurança.
Assim, o primeiro requisito é possuir interesse em uma dessas áreas. Lembrando que o curso da Aeronáutica equivale a um curso técnico para quem completar todo o processo.
Além disso, o candidato precisa ser brasileiro e não pode ter filhos, ser casado ou possuir união estável. Esses últimos pré-requisitos são exigências da Lei 6.880, de 9 de dezembro de 1980, visto que essas condições não são compatíveis com o regime de internato.
Como realizar a inscrição para o concurso para a Aeronáutica?
A inscrição para o concurso para a Aeronáutica ocorre, exclusivamente, por meio do preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI). Esse formulário estará disponível no site da EEAR (Escola de Especialidades de Aeronáutica) no período de inscrição, que vai do dia 23/02/2023 até às 15 horas do dia 15/03/2023. Além disso, o candidato precisa pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 80,00.
O processo seletivo possui cinco etapas:
- Prova escrita;
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF);
- Validação Complementar.
A prova escrita ocorrerá em 15 cidades diferentes, em todas as regiões do Brasil. Assim, o candidato deverá escolher uma das opções na hora da inscrição do concurso para a Aeronáutica.
Porém, as etapas de INSPSAU, EAP e TACF ocorrerão, somente, em 7 cidades, previamente definidas pelo edital. Desse modo, a cidade que o candidato vai realizar as demais etapas depende da cidade que ele optou por fazer a prova escrita. Por fim, a última etapa, assim como o curso, será na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.
Mais informações
Os candidatos que passarem no concurso para a Aeronáutica viverão no regime de internato da EEAR. Por isso, o estudante deverá morar por dois anos, que é o tempo de duração do curso, dentro das dependências da escola. Entretanto, eles contarão com uma remuneração que possui valor fixo pela lei. Além disso, os estudantes também receberão alojamento, alimentação, assistência médica e odontológica.
Quem quiser saber mais detalhes das documentações necessárias para fazer a inscrição e a matrícula, assim como, o conteúdo da prova escrita e informações sobre as demais etapas, pode acessar o edital, que está disponível no site da EEAR.