Concurso NACIONAL UNIFICADO: Governo Federal bate o martelo e anuncia cronograma; veja

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou recentemente uma proposta inovadora para preencher as quase oito mil vagas autorizadas em diversos órgãos do serviço público federal: o Concurso Nacional Unificado. Essa iniciativa tem como objetivo aprimorar o processo de seleção, tornando-o mais abrangente e inclusivo.

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado é uma proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para realizar um concurso único, simultaneamente, em cerca de 180 cidades em todo o país. O objetivo é preencher 7.826 vagas autorizadas em diversos órgãos do governo federal.

De acordo com as informações divulgadas pelo MGI, a adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado é opcional. O cronograma estabelece que a adesão pode ser formalizada até o dia 29 de setembro, e o edital está previsto para ser publicado até 20 de dezembro deste ano. A data provável da prova única é o dia 25 de fevereiro de 2024.

Vagas e Locais de Aplicação

O Concurso Nacional Unificado pretende ser realizado em 30 municípios do Norte, 50 municípios do Nordeste, 18 municípios do Centro-Oeste, 49 municípios do Sudeste e 23 municípios do Sul. Essa abrangência geográfica visa garantir a participação de candidatos de diferentes regiões do país.

No total, serão preenchidas 7.826 vagas, distribuídas em diversos órgãos do governo federal. Alguns exemplos de órgãos com vagas autorizadas são a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a Agência Nacional de Aviação Civil, a Agência Nacional de Telecomunicações, o Banco Central do Brasil, entre outros.

A tabela abaixo apresenta as vagas agrupadas por bloco temático:

ÓrgãoVagas
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico40
Agência Nacional de Aviação Civil70
Agência Nacional de Telecomunicações50
Agência Nacional de Energia Elétrica40
Agência Nacional de Transportes Aquaviários30
Agência Nacional de Saúde Suplementar35
Agência Nacional de Transportes Terrestres50
Agência Nacional de Vigilância Sanitária50
Banco Central do Brasil100
Comissão de Valores Mobiliários60
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística895
Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas80
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços50
Ministério da Fazenda – AFFC40
Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos – ATPS500
Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos – EPPGG150
Ministério da Justiça e Segurança Pública100
Ministério do Planejamento e Orçamento100
Superintendência Nacional de Previdência Complementar40

Organização do Concurso Nacional Unificado

A organização do Concurso Nacional Unificado ficará a cargo de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU).

As comissões setoriais de cada órgão também terão participação ativa, formando o Comitê Consultivo/Deliberativo. O Ministério da Gestão e da Inovação pretende publicar até meados de setembro o ato oficial que estabelecerá a estrutura de governança do Concurso Nacional Unificado.

O Secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr., ressaltou que a abordagem unificada de provas, em comparação com avaliações altamente especializadas, tem se mostrado eficaz na seleção de futuros servidores, priorizando indivíduos comprometidos com a esfera pública e a administração estatal.

Guia para Concursos Públicos Federais

Em paralelo ao Concurso Nacional Unificado, o Governo Federal lançou o “Guia Referencial para Concursos Públicos: promoção do ethos público, realidade brasileira, inclusão, diversidade e direitos humanos”. Esse guia tem como objetivo fortalecer os concursos públicos federais, abordando princípios e conhecimentos relacionados à realidade brasileira, políticas públicas, diversidade e inclusão.

O documento apresenta orientações para órgãos e entidades públicas planejarem e executarem seus processos de seleção, de forma alinhada aos desafios da sociedade brasileira em relação às desigualdades e à implementação de políticas públicas. Além de abordar normas e processos relativos à elaboração de concursos, o guia oferece exemplos práticos, reflexões sobre modelos de provas existentes e sugestões de conteúdos transversais.

Esse Guia foi desenvolvido em colaboração com vários ministérios, como a Casa Civil, os Ministérios da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública, do Planejamento e Orçamento, dos Povos Indígenas, das Mulheres e dos Direitos Humanos. O documento completo está disponível para consulta aqui.

Principais Datas do Concurso Nacional Unificado

O cronograma estabelecido para o Concurso Nacional Unificado é o seguinte:

  • Adesão dos órgãos: até 29 de setembro de 2023
  • Publicação do edital: até 20 de dezembro de 2023
  • Aplicação da prova: 25 de fevereiro de 2024
  • Resultado preliminar: até o final de abril de 2024
  • Curso de formação: entre junho e julho de 2024

O Ministério da Gestão e da Inovação divulgou um cronograma detalhado do Concurso Nacional Unificado, que pode ser conferido no tweet abaixo:

Conheça o cronograma do CONCURSO NACIONAL UNIFICADO ??

? Até 20/set – Criação do comitê organizador
? Até 29/set – Adesão dos ministérios
? Até 20/dez – Publicação do edital
? 25 de FEVEREIRO – Data prevista de realização da prova (dia único)

O Concurso Nacional Unificado é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal. Com um processo de seleção mais abrangente e inclusivo, espera-se encontrar candidatos comprometidos com a esfera pública e a administração estatal. Acesse o guia referencial para concursos públicos e esteja preparado para enfrentar os desafios e contribuir para a construção de um Brasil mais justo e igualitário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.