Concurso Marinha: 7 estratégias para ser aprovado

O certame da CAP da Marinha ocorre em dezembro de 2020. Veja dicas para você se dar bem!

A Marinha do Brasil lançou edital recentemente para um novo concurso público. As vagas são para cabo do Corpo Auxiliar de Praças (CAP), devendo ser preenchidas já no próximo ano.

No edital consta que serão admitidos candidatos com o nível médio / técnico, tanto homens quanto mulheres. A faixa etária exigida é entre 18 e 24 anos de idade, completados até o primeiro dia do mês de janeiro de 2021.

De acordo com o edital, o concurso CAP da Marinha visa ocupar cargos relativos às áreas de Administração, Hidrografia, Informática, Saúde e de Manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar.

Interessado (a) em participar do concurso Marinha 2021? Então o que acha de saber algumas dicas de como ser aprovado no certame? Fique por dentro!

1 – Conheça bem o cargo

Assim como em qualquer outro cargo público, é essencial fazer a prova já sabendo o que, de fato, você fará caso passe. O concurso da Marinha dispõe vagas para diversas ocupações – desta vez para cabo, conforme falamos.

Pesquise a rotina dos oficiais nesse cargo específico, como é a atuação nos distritos navais, todas as funções, a rotina, os salários e benefícios, as progressões na carreira, entre outras informações.

Se possível, entre em contato com a Diretoria de Ensino da Marinha ou converse com oficiais para tirar suas dúvidas.

2 – Siga o edital do concurso Marinha 2020

Importantíssimo seguir o edital em tudo, inclusive no que se refere às matérias cobradas na prova. É nesse documento que consta tudo o que pode cair, a bibliografia indicada para estudo, então, não tem o porquê de estudar ‘por conta’.

3 – Invista em material específico

Os concursos da Marinha e para demais carreiras militares pedem um olhar mais apurado nos estudos e um bom preparo para a área. Portanto, vale sim a pena investir em materiais voltados para a instituição, mas que realmente tragam informações completas e atualizadas.

Além disso, pode ser uma boa você ingressar em um curso preparatório caso não consiga estudar sozinho.

4 – Não deixe de treinar redação para o concurso

Apesar de ajudar muito, os materiais para concurso da Marinha não focam na redação, parte integrante do certame. Desse modo, comece a se preparar também em relação a esse quesito, afinal, é uma parte da prova que tem potencial para reprovar você.

Teste-se fazendo redações sobre temas relevantes, estude a língua portuguesa, argumentação e leia bastante atualidades.

5 – Faça questões e simulados do concurso Marinha

Há muitas provas anteriores de concursos da Marinha disponibilizadas para que você teste os seus conhecimentos. Além disso, há programas de questões que trazem à tona os temas abordados geralmente em certames militares, ajudando você a se inteirar com o estilo de cobrança da banca organizadora.

6 – Esteja em dia com a saúde

Logo após a aplicação da prova em papel, os candidatos ao cargo da Marinha passarão por exames médicos. No edital consta todas as exigências nesse âmbito, então de antemão você já consegue correr atrás do que pode não seguir os conformes. Como, por exemplo, um tratamento básico odontológico.

7 – Prepare-se para os testes físicos

Outra parte que compõe o concurso da Marinha é o Teste de Aptidão Física (TAF). Essa etapa consiste em provas para comprovar o desempenho dos candidatos em diversas atividades físicas, como corrida e natação, por exemplo.

Os treinos, a saber, também devem fazer parte de sua preparação para concursos militares, pois sem eles fica difícil de competir com os concorrentes.

Concursos militares: Como se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF)

O concurso CAP / Marinha 2020 ocorrerá por meio de diversas etapas. A primeira consiste em prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatória.

O exame acontece dia 20 de dezembro de 2020, com duração de 4 horas.

Visite aqui a página de inscrição para o Concurso da Marinha 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.