Concurso INSS: quando vai começar o curso de formação?

Confira todos os detalhes

O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ) anuncia que os candidatos precisam ficar de olho no início do curso de formação, uma das etapas fundamentais do certame.

A banca, Cebraspe, falou sobre o início da fase, na última quarta-feira, 01 de fevereiro. Mediante decisão, o curso de formação é previsto para começar em 6 de março e terá duração até 5 de abril. A etapa será realizada o será realizado nas cidades listadas:

  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • João Pessoa (PB)
  • Manaus (AM)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP).

A banca organizadora ainda informa: “as demais informações a respeito do curso de formação constarão do edital de convocação para essa etapa, que será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no site Cebraspe na data provável de 14 de fevereiro de 2023”. Inicialmente, como previsto no edital, mil candidatos serão convocados. Contudo, mais de 3 mil inscritos podem ter chance no concurso.

Vale lembrar que para ser aprovado no curso de formação, será preciso alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que compõem essa etapa. Os candidatos dessa etapa receberão auxílio financeiro equivalente a 50% do salário do cargo em questão. Essa fase será eliminatória e classificatória.

Como foram as demais etapas?

As provas do concurso INSS contaram com um total de 120 questões divididas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.

Vale lembrar que a divisão foi de 50 para conhecimentos básicos e 70 questões para conhecimentos específicos. De acordo com o regulamento, para ser aprovado o candidato precisa obter nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas. O modelo de avaliação será certo ou errado.

Além disso, os candidatos foram submetidos a um curso de formação e posteriormente realizarão provas objetivas e discursivas.

Provas já foram canceladas

O anúncio foi feito no dia 27 de novembrode 2022. Sobre o assunto, a banca disse:

O anúncio foi feito ainda no domingo e de acordo com o Cebraspe as provas serão canceladas apenas em uma localidade, na Universidade Guarulhos, UnB, em São Paulo.

Confira comunicado do Cebraspe:

Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS.

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos”.

Confusão no concurso INSS

Os maiores problemas relatados foi na UnB. A desorganização e o atraso das provas foram as maiores reclamações. A numeração das salas havia sido alterada, enquanto outros concorrentes não conseguiam achar o local dentro da unidade.

Inicialmente, os candidatos do concurso INSS foram redirecionados para o auditório a fim de aguardar maiores instruções. “Estamos aguardando no auditório, o responsável começou a direcionar os alunos às respectivas salas. As provas iniciarão com 1h de atraso, segundo orientações e o tempo de prova será compensado”, disse um candidato.

Muitos candidatos ainda não tinham realizado as provas mesmo perto das 16 horas. A revolta ecoou e muitos concorrentes seguiram falando sobre as provas: “O problema é que houve uma mudança de salas/listas de presença sem prévio aviso e muitas pessoas estão sem sala. Fui informada pelo fiscal de sala que vai haver um atraso para aplicação da prova, mas sem justificativa e previsão para aplicação”.

A Polícia Militar foi acionada e alguns candidatos já apresentaram desistência. A aplicação seria realizada até 17h30min. Perto deste momento foi anunciado o cancelamento das provas.

Vale lembrar também que as pessoas que conseguiram realizar as provas relataram sobre a dificuldade das questões, muitos disseram que ‘chutaram’ a prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.