Concurso INSS 2022: Como estudar com tão pouco prazo?

Com o lançamento do edital do concurso do INSS 2022, os concurseiros de plantão já estão organizando seus materiais e correndo contra o tempo. E não é sem motivo: as provas acontecerão em 27/11/2022, e os candidatos têm pouco mais de dois meses para estudar.

A pressão acontece também pela alta concorrência por número de vagas, que promete ser acirrada.

O último concurso público do INSS aconteceu em 2015. Foram mais de um milhão de inscritos, cerca de 1.304 candidatos por vaga!

Independente de você já ter experiência em concursos, ou de estar começando agora sua rotina de estudos, existem algumas dicas de especialistas que podem facilitar muito seu processo de aprendizagem.

Então, antes de botar a mão na massa, confira o que pode fazer a diferença em reter conhecimentos que serão usados na hora da prova, e comece a estudar agora. Agora não: já!

Concurso INSS 2022: antes de mais nada, decida!

Paulo Benites, concursado da PRF, hoje tem um perfil no Instagram com quase 62 mil seguidores, onde ajuda os concurseiros a potencializar seus estudos. 

Ele compartilha, de forma gratuita, alguns macetes que podem dar vantagens para quem está empenhado em passar em concurso público. 

“Decida. Mas decida de verdade. A decisão que vem do coração faz você ter uma força que vai te assustar”, incentiva ele em uma postagem direcionada aos iniciantes.

Utilize algum suplemento que melhore seu aprendizado

Em períodos de grande esforço mental e estresse, como é o caso dos concurseiro, os suplementos repõem as vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento cerebral e melhoram o aporte sanguíneo ao cérebro.

Os suplementos não melhoram  a cognição (a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento), mas podem potencializar o foco, concentração e reduzem a ansiedade, o que melhora o desempenho nos estudos.

Digitalize seus estudos

Se você tem pouca afinidade com a informática, é bom começar a mudar isso. Lembre-se que a prova cobrará noções de informática. 

Aprenda a organizar seus estudos no computador e aplique-se em fazer uso da internet para pesquisas.

Considere fazer um ciclo de estudos

Ciclo de estudos é quando você dispõe as disciplinas em uma sequência que independe de tempo e não é engessada ao dia da semana (como os famosos cronogramas).

As vantagens são claras: você poupa energia mental de planejamento na hora de estudar e fica imune a possíveis problemas que podem acontecer na sua rotina.

Um exemplo de ciclo de estudos bem simples:

  • disciplina X por aproximadamente 1 hora, 
  • depois disciplina Y por 1 hora, 
  • depois disciplina Z por 1 hora. 

Quando chegar no final, volte para a disciplina X e faça o ciclo novamente.

Videoaulas: saiba usá-las bem

Felizmente, na internet, encontramos muitas videoaulas gratuitas para quem presta concurso público.

Leandro Piccini, formado em História e Mestrando em Educação pela UFMS, compartilha no site Estudar e Aprender suas pesquisas na área da neurociência e psicologia da aprendizagem.

Para aproveitar da melhor forma as videoaulas, ele dá as seguintes dicas:

  • Tenha um ambiente que facilite seus estudos sem distrações;
  • Retire todas as notificações do seu computador e evite ficar navegando na internet enquanto está assistindo a videoaula;
  • De preferência em assistir a videoaula em tela cheia;
  • Use um fone de ouvido para aumentar sua imersão na aula;
  • Tenha um material para anotar (preferencialmente papel e caneta);
  • Não fique parando e voltando o vídeo, pois toma muito tempo;
  • Não maratone videoaulas. Faça pausas para o cérebro descansar;
  • Lembre-se que só as videoaulas não são o suficiente para aprender.

O professor revela que é muito difícil resistir a tentação de ficar pausando o vídeo para fazer anotações. Então, ele sugere um método para evitar perder tempo:

  • Divida sua videoaula em duas ou três partes. Vamos ao exemplo, se a sua aula tem 50 minutos faça dois blocos de 25 minutos. Se ela tem 2 horas faça 4 blocos de 25 minutos. O ideal é você dividir em blocos de 20 a 30 minutos;
  • Não pause a aula em vídeo até terminar o primeiro bloco;
  • Enquanto estiver assistindo a aula faça anotações, de preferencia, a mão, pois ajudar a fixar o conteúdo;
  • Ao terminar o primeiro bloco do vídeo revise suas anotações, releia, e caso tenha alguma dúvida volte a videoaula;
  • Agora sim passe para o próximo bloco da videoaula e refaça o processo.

Pronto! Este exercício é para não ficar pausando toda hora. Com o tempo você irá assistir uma aula inteira sem pausar.

Conheça a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francisco Cirillo, tem como principal objetivo a gestão do tempo não somente para os estudos, mas para organizar todas as tarefas necessárias.

Para que a técnica funcione bem, você deve usar um cronômetro ou um despertador e um bloco de notas ou post it. São recomendadas as formas mais tradicionais, sem que envolva eletrônicos pois eles podem distrair.

Você vai dividir um período de tempo em quatro partes, e essas serão equivalentes a 30 minutos.

Ao iniciar, você estudará por 25 minutos e deverá descansar 5 minutos. Logo, você deve fazer o mesmo processo até a quarta parte.

Fechadas as duas horas, você ainda terá uma recompensa de descanso por 30 minutos, podendo começar a técnica Pomodoro novamente ou não.

Você deve estar se perguntando: mas como esse Pomodoro (que em italiano significa “tomate”) vai me ajudar a aprender mais?

A Fundação Estudar, que atende universitários e recém formados de forma acessível, explica: a técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. 

O foco são justamente as pausas entre os estudos, fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.

Seja eficiente, mas realista

Por fim, saiba dar tempo ao tempo. Concurso é preparação de médio a longo prazo. 

Se este é seu primeiro concurso, o ambiente opressor do local da prova e todos os outros trâmites vão te impactar. Mas com o tempo, você vai ganhar experiência.

Lembre-se que concursos públicos sempre vão acontecer, pois a máquina pública precisa de pessoas para funcionar. Portanto,  invista em seus sonhos e acredite em sua capacidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.