O concurso IFRN ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) anuncia que o edital está iminente, com isso, pode sair a qualquer momento.
Agora, o certame já conta com banca. A Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN, a FUNCERN), será a organizadora do edital destinado ao preenchimento de vagas do cargo de Técnico-Administrativo em Educação (TAE).
O extrato de licitação do concurso IFRN foi divulgado nesta sexta-feira, 23 de junho, por meio do Diário Oficial. É importante destacar que ainda não se tem maiores informações sobre vagas ou cargos que serão ofertados.
Quando aconteceu o último concurso IFRN
O último concurso IFRN realizado pelo Instituto, em 2016 e 2017, ofertou 31 vagas distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio e superior de escolaridade.
Os salários na época puderam chegar a R$ 4,2 mil. Vale lembrar que a organização do certame ficou a cargo da UFRN, e os candidatos foram avaliados por provas objetivas no dia 22 de outubro de 2017.
Concursos com vagas previstas no Rio Grande do Norte
Mais uma vitória para os concurseiros que aguardam ansiosamente pelos concursos federais. Na sexta-feira, 16 de junho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre os certames autorizados.
O anúncio se deu durante entrevista coletiva, na qual destacou o quantitativo de oportunidades e ministérios. Ao todo, foram autorizadas, 4.436 vagas divididas em 20 órgãos.
Concursos federais autorizados
Os órgãos que foram contemplados até o momento são:
- MAPA: 440 vagas para Técnico, Agente e Auditor-Fiscal;
- INMET: 800 vagas para Analista e Tecnologista;
- INCRA: 742 vagas para Analista e Engenheiro;
- MEC: 220 vagas para Técnico;
- INEP: 50 vagas para Pesquisador;
- CAPES: 50 vagas para Analista;
- FNDE: 100 vagas para Especialista;
- ICMBio: 160 vagas para Técnico e Analista (provimento opcional);
- MRE: 50 vagas + 50 CR para Oficial de Chancelaria;
- INPI: 120 vagas Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista;
- INMETRO: 100 vagas para Analista Executivo e Pesquisador;
- DNIT: 100 vagas para Analista;
- ANM: 24 vagas para Especialista;
- MME: 30 vagas para Administrador;
- Carreiras transversais – Infraestrutura (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- Carreiras transversais – Tecnologia da Informação (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- AFT: 900 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho;
- CNPQ: 50 vagas para Analista;
- CENSIPAM: 50 vagas para Analista;
- MS: 200 vagas para Tecnologista;
- FIOCRUZ: 300 vagas para Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista.
E os demais concursos federais?
Durante diálogo, a ministra foi interrogada sobre os demais editais, por exemplo, o concurso IBGE. Sobre o assunto, foi informado que o órgão está no radar e na lista para ser autorizado: “No caso do IBGE, está no nosso radar, sim. No caso, está no pacote do Ministério do Planejamento, que ainda não saiu”.
Sobre a Receita Federal, tudo indica que o edital vá sair em 2024, já que o certame ainda está vigente. Diante disso, são aguardadas novas contratações.
No que se refere aos editais de órgãos ambientais como ICMBio, terão convocação de excedentes. É importante pontuar que os novos certames serão para nível superior.
É válido destacar que os editais que forem autorizados ainda em junho serão liberados ainda este ano. Os que não forem listados nos dias subsequentes, ficarão para 2024.
Dessa forma, as 4.436 vagas autorizadas terão seus editais publicados até dezembro de 2023.
Concurso IBGE
Na terça-feira, 13 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União, as bancas para o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para temporários.
As empresas contratadas foram Selecon e IBFC. Ao todo serão 7.873 vagas temporárias para as seguintes funções:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM): 6.742 vagas;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 806 vagas;
- Agente de Pesquisa por Telefone: 276 vagas; e
- Supervisor de Pesquisas por Telefone: 49 vagas.
É fundamental esclarecer que a Selecon também será a banca concurso IBGE para temporários na função de Agente Censitário de Mapeamento. Para este concurso, por exemplo, serão oferecidas 148 oportunidades. O edital de Agente Censitário de Mapeamento está iminente.
Concurso IBGE para efetivos
O órgão segue na espera da realização de um novo edital para efetivos. Sobre o assunto foi confirmado o pedido de 3.044 vagas nos seguintes cargos:
- Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – 588
- Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – 597
- Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas – 11
- Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas – 1.848
Ministra reconhece o déficit
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reconheceu o déficit de servidores no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com isso, o concurso IBGE pode sair do papel nos próximos dias.
Com o atual governo, a titular da pasta se torna responsável pela autorização e realização dos certames. Esther esclarece que por mais que ainda não seja possível a listagem dos editais que serão autorizados para 2023, reconhece que há áreas que precisam com urgência de novas contratações, inclusive, situações em que 30% da folha já está apta à aposentadoria.