Concurso IBGE: Coordenador confirma chamada imediata para os aprovados nas 895 vagas

Veja mais esclarecimentos

Concurso IBGE vai liberar a lista dos aprovados em julho

Há muita ansiedade em torno do concurso IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Vale lembrar que são quase 900 vagas.

Coordenador anunciou detalhes sobre as contratações e sobre o cadastro reserva. Veja.

Convocação Imediata dos Aprovados do concurso IBGE

O concurso do IBGE abriu 895 vagas para novos servidores em caráter efetivo, sendo a seleção realizada pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos.

Previsão de Resultados em Julho

Espera-se que o resultado final do Concurso Unificado seja divulgado em julho. Quando indagado sobre o início das convocações dos aprovados, Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos, expressou o desejo de iniciar o processo “imediatamente”.

Objetivo 

A proposta do instituto é convocar os aprovados nas 895 vagas de forma conjunta, visando agilizar o processo de admissão e garantir uma maior eficiência.

A intenção é começar a convocá-los o mais rápido possível. Embora haja prazos para realização de exames médicos e obtenção de documentos, nossa meta é iniciar as convocações sem demora”, afirmou Bruno Malheiros.

Chamada de Excedentes e Novo Concurso IBGE

Além da convocação imediata dos aprovados, o coordenador de RH confirmou que o IBGE solicitará a chamada de 25% de excedentes, conforme previsto na legislação.

“Estamos planejando solicitar os 25% adicionais das vagas. E assim que percebermos que o edital está prestes a perder a validade, pediremos um novo concurso. Idealmente, os concursos públicos deveriam ocorrer de forma mais regular“, ressaltou.

Concurso IBGE: Coordenador confirma chamada imediata para os aprovados nas 895 vagas
Concurso IBGE: Coordenador confirma chamada imediata para os aprovados nas 895 vagas. Imagem: Reprodução

Distribuição das Vagas pelo País

O edital do concurso do IBGE oferece diferentes lotações para os cargos em todo o país, com destaque para o Rio de Janeiro, onde está localizada a sede do IBGE.

“Cerca de 40 a 42% dos servidores do IBGE estão lotados no Rio de Janeiro, onde realizamos a análise das pesquisas e as atividades mais centrais. É como se fosse a matriz do IBGE, então naturalmente temos mais vagas lá”, explicou o coordenador de RH.

Prioridade na Escolha da Lotação

Segundo Bruno Malheiros, a intenção é que os aprovados escolham sua lotação de acordo com a ordem de classificação, priorizando quem estiver em primeiro lugar.

“A ideia é atender às necessidades do IBGE ao lotar essas pessoas onde mais precisamos, mas também respeitar o interesse dos candidatos, de acordo com sua colocação no concurso, para que possam ir para a localidade de maior interesse”, detalhou o coordenador.

Lotação dos Servidores de Nível Médio

Para os 300 cargos de nível médio, a lotação será direcionada para as agências que compõem a rede de coleta do IBGE.

“Esses futuros servidores serão responsáveis por essas agências, atuando na coleta de dados e informações estatísticas e geocientíficas em todo o território brasileiro. Eles têm um papel estratégico na cadeia de produção do IBGE, garantindo nossa capilaridade nacional”, concluiu Bruno Malheiros.

Salários Iniciais do concurso IBGE

Os salários iniciais oferecidos nos cargos do IBGE são bastante atrativos, variando de R$4.008,24 a R$10.223,67.

Diversidade de Vagas em Blocos Temáticos

As 895 vagas disponíveis estão agrupadas em diferentes blocos temáticos, oferecendo uma variedade de oportunidades para os candidatos. É importante notar que é possível se inscrever apenas em um dos blocos temáticos disponíveis.

Concurso Unificado e IBGE

O IBGE realizará provas junto ao concurso unificado. O Concurso Público Nacional Unificado do IBGE será realizado em quatro fases distintas:

1ª Fase: Provas Objetivas e Discursivas Nesta etapa, os candidatos serão submetidos a provas objetivas e discursivas, que visam avaliar seus conhecimentos teóricos e capacidade de argumentação.

2ª Fase: Perícia Médica (Avaliação Biopsicossocial) Os candidatos aprovados nas etapas anteriores passarão por uma perícia médica, onde serão avaliados aspectos biológicos, psicológicos e sociais para garantir que estão aptos a exercerem as funções do cargo.

3ª Fase: Procedimento de Verificação da Condição Declarada: Reserva de Vagas para Pessoas Negras Nesta fase, será realizado um procedimento de verificação para garantir a veracidade da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram para as vagas reservadas a pessoas negras.

4ª Fase: Procedimento de Verificação Documental Complementar: Reserva de Vagas a Indígenas Por fim, os candidatos que se autodeclararam indígenas serão submetidos a um procedimento de verificação documental complementar para comprovação da condição de pertencimento étnico.

Cada fase do concurso tem sua importância e visa garantir a transparência, a justiça e a igualdade de oportunidades aos candidatos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.