Atenção, concurseiros! A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro prevê a abertura de um novo edital (Concurso FAETEC 2022) para o preenchimento de 700 vagas. A confirmação veio por meio do presidente da instituição, João Carrilho. Além disso, o órgão estima convocar 48 aprovados no último concurso, realizado em 2019.
A confirmação foi dada pelo presidente da Fundação por meio de uma audiência pública realizada pelas comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). De acordo com Carrilho, foram nomeados 209 aprovados do concurso de 2019. Os outros 48 já estão estimados no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPRJ).
Ainda segundo o presidente, o novo edital de concurso público da FAETEC 2022 já consta no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Os cargos do concurso, bem como a distribuição das vagas, serão divulgados em breve. O presidente confirmou as mudanças realizadas na instituição desde que assumiu a gestão, em dezembro de 2020.
“Estamos realizando licitação para todos os serviços, rompendo modelos de contratos emergenciais, estabelecidos há muitos anos. Hoje temos nove empresas terceirizadas contratadas. Utilizamos com frequência o pregão eletrônico”, afirmou.
Último edital
O último edital de concurso público da FAETEC para efetivos foi aberto em 2019. Na ocasião, foram ofertadas 209 vagas, distribuídas em cargos de ensino médio, técnico e superior.
As chances foram abertas para os cargos de inspetor de alunos, agente administrativo, instrutor de disciplinas profissionalizantes, orientador educacional, supervisor técnico, técnico superior, assistente social e professor. Os salários variaram entre R$1.607,13 a R$3 mil.
Segundo o edital, a validade do certame foi de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. Durante esse período, mais aprovados (nas vagas do cadastro de reserva) poderão ser chamados, mediante necessidade e orçamento disponível. Foram chamados, ao todo, 1.742 aprovados.
O concurso contou com provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames foram aplicados nas cidades do Rio de Janeiro, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Resende e Três Rios.
O concurso contou com a seguinte divisão:
Inspetor de Alunos e Agente Administrativo:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Raciocínio Lógico – 10 questões;
- Conhecimentos Específicos – 14 questões.
Orientador Educacional, Supervisor Educacional e Técnico Superior (Assistente Social):
- Língua Portuguesa – 5 questões;
- Conhecimentos Específicos – 29 questões.
Professor I e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I:
- Língua Portuguesa – 5 questões;
- Conhecimentos Específicos – 24 questões;
- Conhecimentos Educacionais – 5 questões.
Professor de Ensino Superior:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Conhecimentos Específicos – 40 questões.
Todos os candidatos fizeram uma prova discursiva, composta por redação de texto dissertativo-argumentativo de 20 a 30 linhas. A exceção foi o cargo de professor de ensino superior, na qual foi cobrada uma prova de desempenho didático.