A Empresa Maranhense de Administração Portuária divulgou o resultado final do concurso público (Concurso EMAP 2018) que tem objetivo de preencher 42 vagas em cargos de níveis médio e superior. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) tem a responsabilidade do certame.
De acordo com o edital de concurso EMAP 2018, as vagas serão destinadas aos cargos de Assistente Portuário – Área Administrativa (09 vagas), Analista Portuário I – Enfermagem (01 vaga), Analista Portuário I – Área Administrativa (09 vagas), Analista Portuário II – Comunicação (01 vaga), Analista Portuário II – Contratos (04 vagas), Analista Portuário II – Financeira e Auditoria Interna (06 vagas), Analista Portuário II – Planejamento e Controle (04 vagas), Analista Portuário II – Tecnologia da Informação (02 vagas), Analista Portuário III – Área Jurídica (01 vaga), Especialista Portuário – Arquitetura (01 vaga), Especialista Portuário – Engenharia Civil (03 vagas) e Especialista Portuário – Engenharia Mecânica (01 vaga). Do quantitativo de vagas do concurso, 5% das vagas serão reservadas para as pessoas com deficiência e 20% aos negros e pardos.
O certame registrou a participação de 13.675 candidatos inscritos. O cargo com maior quantitativo foi o de assistente portuário da área administrativa, com 7.164 candidatos (veja abaixo).
Resultado Final do Concurso EMAP 2018 – Clique aqui
Sobre os cargos do Concurso EMAP 2018
Analista Portuário I – Área Administrativa
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições: planejar, organizar, controlar e assessorar as áreas de atuação nas questões de natureza administrativa, tais como: realização de pesquisa, emissão de pareceres, elaboração de normas e procedimentos, atendimento ao público interno e externo, acompanhamento de trâmites de processos, ações de secretariado, bem como outras atribuições afins e correlatas ao cargo de Analista Portuário I.
Analista Portuário I – Enfermagem
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior de Enfermagem, acrescido de certificado de especialização em Enfermagem do Trabalho, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
Atribuições: elaborar e acompanhar programas de promoção de saúde; avaliar riscos; dar suporte ao médico do trabalho na elaboração do PCMSO; fazer atendimento de primeiros socorros; organizar e manter os prontuários médicos; inspecionar ambientes de trabalho com foco em saúde; auxiliar na implantação/melhoria do sistema de gestão em saúde ocupacional; realizar assistência de enfermagem em todos os aspectos de saúde ocupacional; fiscalizar a aplicação das legislações pertinentes; realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Analista Portuário II – Comunicação
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Comunicação Social ou Publicidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: elaborar planejamento estratégico, propostas, relatórios, produtos e serviços de comunicação; estabelecer relacionamento com a mídia realizando assessoria de imprensa; gerenciar e produzir conteúdo textual e visual para internet, intranet e demais canais de comunicação; administrar a imagem e identidade visual, garantindo o uso adequado da marca da empresa; redigir textos institucionais para diferentes públicos e canais; elaborar campanhas de comunicação interna e externa; planejar, coordenar, executar e supervisionar projetos publicitários da empresa; atuar na criação, produção e divulgação de peças e campanhas publicitárias internas e externas; promover a comunicação interna da instituição; bem como outras atribuições afins e correlatas à função.
Analista Portuário II – Contratos
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Direito ou Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: promover a formalização de contratos e de aditivos, assegurando a observância das normas legais e regulamentares aplicáveis; analisar e emitir minutas de termos de contratos e de aditivos para formalizar contratações; elaborar ordem de serviço; dar suporte aos fiscais de contrato; conferir a regularidade processual; elaborar e emitir Termo de Referência para cessão de área ou instalação portuária; desenvolver ações de planejamento de curto, médio e longo prazo das receitas de arrendamento e monitorar os contratos celebrados, avaliar estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira em função de novos investimentos; elaborar relatórios específicos, fiscalizar os contratos de arrendamento visando à aderência à legislação e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Analista Portuário II – Financeira e Auditoria Interna
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis ou Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: processar os registros contábeis/tributários, garantindo sua conformidade com a legislação e as normas pertinentes e vigentes; efetuar a análise e conciliação das contas e o cumprimento dos prazos legais das obrigações acessórias e prestar suporte aos clientes internos e externos no que tange ao cumprimento das legislações contábeis e tributárias; analisar e executar as rotinas de movimentações e controles financeiros com movimentações de pagamentos, aplicações financeiras, fundo fixo, análise de boletins de navios e armazenamento para aplicação de tabela de tarifas e faturamento, ações de cobrança, análise de credito/risco e emissão de relatórios de controle por meio de procedimentos e práticas homologadas; prestar suporte na elaboração e acompanhamento orçamentário com participação na construção e análise de informações e estudos que tratam do desempenho e avaliação econômico? financeiros da Empresa; apoiar o processo de controle de disponibilidade financeira e geração de informações gerenciais no orçamento; executar auditorias nos processos administrativos e nas unidades organizacionais e elaborar relatórios de auditoria, identificando aderência à legislação vigente e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Analista Portuário II – Planejamento e Controle
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Administração ou Engenharias, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: prestar assistência ao processo de manutenção do sistema de Gestão da Qualidade e Produtividade, aplicando as ferramentas apropriadas, assim como monitorando o desempenho; revisar procedimentos que integram o escopo da qualidade com base no Manual da Qualidade da empresa, mantendo a adequação entre o procedimento, normas e práticas determinadas; supervisionar o plano de manutenção para garantir a confiabilidade da infraestrutura e equipamentos; mensurar a eficiência dos serviços por meio de indicadores; acompanhar e controlar contratos vigentes; mensurar a eficiência dos serviços de manutenção; elaborar relatórios gerenciais sobre serviços e contratos de manutenção; desenvolver análises e estudos referentes à cadeia logística das demandas comerciais e operacionais, identificando a necessidade de recursos, restrições e interferências, visando segurança e produtividade no planejamento das operações e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Analista Portuário II – Tecnologia da Informação
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: prestar suporte técnico aos usuários dos recursos de informática; realizar as manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos de TI; desenvolver Instalação, configuração e manutenção de servidores; planejar, configurar e monitorar redes e equipamentos de comunicação; implementar soluções computacionais, garantindo o alinhamento e atendimento às necessidades dos clientes visando à otimização de tempo e recursos da empresa e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Analista Portuário III – Área Jurídica
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Atribuições: atuar como advogado da empresa em qualquer esfera, prestar assessoria jurídica às atividades envolvidas nas operações portuárias e arrendamentos, regulação portuária e aquaviária, representação aos órgãos reguladores da atividade; participar de audiências; acompanhar processos junto aos Tribunais; elaborar pareceres jurídicos e peças processuais; fornecer suporte e acompanhamento aos colaboradores da EMAP em reuniões para consultoria jurídica; analisar processos licitatórios; assessorar a Empresa junto aos órgãos públicos; elaborar petições e requerimentos e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Especialista Portuário – Arquiteto
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Arquitetura, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
Atribuições: elaborar e liberar medições; desenvolver as atividades de elaboração de projetos conceitual, básico e executivo de arquitetura e seus complementos; acompanhar e monitorar os projetos de arquitetura/engenharia; elaborar orçamento de obras e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Especialista Portuário – Engenharia Civil
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
Atribuições: atuar na fiscalização, implantação e controle de obras; elaborar e monitorar o planejamento de obras; elaborar e liberar medições; desenvolver as atividades de elaboração de projetos conceitual, básico e executivo de Engenharia e seus complementares; acompanhar e monitorar os projetos de engenharia; elaborar orçamento de obras e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Especialista Portuário – Engenharia Mecânica
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
Atribuições: fiscalizar e acompanhar as atividades de manutenção mecânica, monitorando a realização das manutenções corretivas e preventivas; atuar no planejamento, fiscalização, implantação e controle de serviços de manutenção; elaborar e liberar medições; desenvolver as atividades 4 de elaboração de projetos conceitual, básico e executivo de manutenção mecânica e seus complementos; elaborar orçamento de serviços de manutenção e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.
Assistente Portuário – Área Administrativa
Requisitos: comprovação de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
Atribuições: executar, acompanhar, auxiliar, protocolar e digitar trabalhos que envolvam procedimentos da área de atuação; arquivar documentos em geral; controlar materiais de expediente; atender fornecedores e clientes internos e externos; organizar e controlar processos, bem como outras atribuições afins e correlatas ao cargo de Assistente Administrativo.
Prepare-se: Apostila EMAP 2018 – Atualizada!
Salários
Inscrição Concurso EMAP 2018
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 09 de abril e 18 horas do dia 09 de maio de 2018, no site oficial da organizadora do concurso (www.cespe.unb.br). A taxa de inscrição custou:
R$84,00 para nível médio; e
R$127,00 para nível superior.
Provas Concurso EMAP 2018
O concurso EMAP 2018 contou com provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações objetivas foram aplicadas no dia 24 de junho de 2018, em São Luís (MA). Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 27 de junho de 2018, a partir das 19 horas. O resultado está previsto para ser publicado no dia 31 de julho.
A prova objetiva contará com 120 questões envolvendo blocos de conhecimentos básicos (50) e conhecimentos específicos (70). As avaliações de ensino superior serão aplicadas no turno da manhã, enquanto as provas de ensino médio serão realizadas no turno da tarde.
A validade do concurso será de quatro meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Sobre a EMAP
O Porto do Itaqui foi administrado pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar), subordinada ao governo federal, no período de 1973 até 2001. Em 1° de fevereiro de 2001, por meio do Convênio de Delegação n° 016/00 assinado entre o Ministério dos Transportes e o Governo do Estado do Maranhão, o Porto do Itaqui passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.
A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135.
Informações do concurso
- Concurso: Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)
- Banca organizadora: Cebraspe
- Número de vagas: 42
- Remuneração: até R$ 8.586,00
- Inscrições: entre 10 horas do dia 09 de abril e 18 horas do dia 09 de maio de 2018
- Taxa de Inscrição: R$84 para nível médio e R$127 para nível superior
- Provas: 24 de junho de 2018
- Situação: PUBLICADO