Concurso Docas (CE): novas mudanças no edital; confira as alterações

Prazo para inscrições do concurso Docas CE foi encerrado no dia 20 de março. Provas em abril.

Os candidatos inscritos no concurso da Companhia Docas do Ceará (CDC – CE) devem estar atentos as novas alterações do certame.

Desta vez, as mudanças dizem respeito a data de aplicação da prova objetiva e também a estrutura da prova.

De acordo com a retificação do edital, publicada nesta segunda-feira, 27, a prova objetiva, marcada até então para o dia 23 de abril, será realizada agora na data prevista de 30 de abril.

Outra mudança importante é sobre a estrutura da prova. Anteriormente, foi divulgado que a prova seria composta por questões de múltipla escolha com quatro alternativas (A,B,C e D). No entanto, com a retificação a prova passa a contar com cinco alternativas em cada questão (A,B,C, D e E).

O quantitativo de questões, contudo, não foi alterado, permanecendo com 60 questões ao todo.

A prova objetiva trará questões divididas entre as seguintes áreas:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa – 15 questões;
  • Raciocínio Lógico – 10 questões;

Conhecimentos Específico

  • Legislação Específica – 20 questões;
  • Conhecimentos Laborais -15 questões.

As demais informações do edital não sofreram alterações.

O prazo para inscrições foi encerrado no dia 20 de março.

Vagas e salários Concurso Docas – CE

O concurso Docas CE visa contratação de profissionais de nível fundamental com  oportunidades para o cargo de guarda portuário.

O salário é de R$ 1.677,55 mensais acrescidos de 40% relativo adicional de risco.

Ao todo, a Companhia Docas do Ceará (CDC – CE) oferece 85 vagas para contratação imediata e para formação de cadastro reserva, conforme segue abaixo:

  • Guarda portuário – 85 vagas (imediatas + cadastro reserva).

O salário oferecido pela Docas – CE é de R$ 1.677,55 acrescidos de 40% relativo adicional de risco para uma jornada de trabalho de 180 horas mensais.

Para concorrer a uma das vagas do concurso Docas – CE é necessário ter mais de 18 anos, ser brasileiro, estar em dia com a justiça eleitoral, o CPF regularizado e possuir a escolaridade mínima exigida para o cargo.

Atribuições de cargo Docas – CE

Confira a seguir as principais funções do guarda portuário:

Guarda portuário

  • Efetuar a vigilância ostensiva, enquanto membro da composição da Segurança Armada, das áreas e instalações do Porto de Fortaleza, prevista nas atribuições do posto, mantendo rigorosamente aguarda dos bens patrimoniais e as mercadorias existentes ou depositadas;
  • Impedir a entrada e permanência nas dependências de pessoas e veículos que não estejam devidamente autorizados;
  • Impedir a entrada e saída do porto de veículos carregados que não apresentem documentação hábil para a mercadoria transportada;
  • Verificar volumes de qualquer natureza, conduzidos nas instalações portuária, retendo o portador e solicitando a imediata presença do Supervisor de Turno ou do Inspetor de Segurança, nos caso sem que houver suspeita de irregularidade;
  • Impedir a atracação de qualquer embarcação não autorizada pelas autoridades competentes, salvo em caso de emergência, solicitando instruções imediatas de seus superiores hierárquicos;
  • Operar com zelo e correção os equipamentos eletrônicos existentes nos postos de serviço e comunicar alterações ocorridas durante o turno, que digam respeito ao funcionamento dos mesmos;
  • Trajar corretamente o uniforme, de acordo com o previsto no Plano de Uniformes da Guarda Portuária, e cumprir as normas de postura e de apresentação pessoal;
  • Dar conhecimento imediato a seus superiores hierárquicos de serviço, de toda e qualquer irregularidade ou anormalidade que por ventura constate no âmbito de suas atribuições e da missão específica de seu posto.
  • Atuar como agente executante dentro do Grupo de Combate à Incêndio (GCI), sob as ordens diretas do Chefe do GCI (Supervisor de Turno), nas ações iniciais em casos de incêndios.

Etapas concurso Docas – CE

O concurso público para a Docas – CE contará com as seguintes etapas:

  • Prova objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório.
  • Teste de aptidão física de caráter eliminatório e classificatório.
  • Avaliação psicológica de caráter eliminatório e classificatório.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 30 de abril de 2023.

O concurso Docas CE possui validade de dois anos, podendo ser prorrogado mais uma vez por igual período a critério do órgão.

Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir com detalhes informações como o cronograma completo e o conteúdo programático das provas do concurso Docas CE.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.