Está interessado em uma oportunidade no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Fique atento, pois o planejamento para o próximo processo seletivo passou por mudanças. Um novo comunicado, divulgado nesta terça-feira (31/03), traz informações sobre o aumento no número de vagas e, sobretudo, uma prorrogação no prazo para a seleção da banca organizadora, o que pode afetar todo o cronograma do concurso.
Se você pretende participar, é fundamental estar por dentro das atualizações. Confira a seguir todos os detalhes!
Prorrogação na escolha da banca: novo cronograma anunciado
Uma das alterações no planejamento do concurso IBGE refere-se ao prazo para contratação da empresa que será responsável pela organização do certame. Anteriormente, a expectativa era que o contrato com a banca fosse assinado até o final de março de 2026. No entanto, o cronograma foi adiado.
Conforme publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), as novas datas para o processo de escolha são:
- Início do recebimento de propostas: 6 de abril, às 10h;
- Fim do recebimento de propostas: 17 de abril, às 8h.
Essa mudança desloca a assinatura do contrato para abril, o que, por consequência, pode atrasar a publicação dos editais. É importante notar que, caso a mesma instituição seja selecionada para organizar a seleção de todos os cargos, um único edital poderá ser divulgado, unificando o processo.

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ajuste no quadro de vagas: confira a nova distribuição
O projeto básico do concurso do IBGE também apresentou uma nova distribuição de oportunidades, resultando em um total de 36.946 vagas temporárias. Esse número é inferior às 39.108 vagas autorizadas inicialmente pelo Governo Federal, indicando um reajuste no planejamento do Censo.
A nova divisão de vagas ficou definida da seguinte forma:
- Recenseador: 27.279 vagas
- Agente Censitário Supervisor: 4.143 vagas
- Agente Censitário de Informática: 1.098 vagas
- Agente Censitário Administrativo: 1.084 vagas
- Analista Censitário: 1.020 vagas
- Agente Operacional Regional: 938 vagas
- Agente Censitário Regional: 938 vagas
- Agente Censitário de Qualidade: 446 vagas
Requisitos e cronograma de contratação dos aprovados
Os requisitos de escolaridade seguem o padrão dos concursos anteriores do IBGE. Para a função de recenseador, será exigido o nível fundamental completo. Já para os cargos de agente censitário e agente operacional, a exigência é de ensino médio. A carreira de analista censitário, por sua vez, demandará nível superior.
Um ponto de atenção é o cronograma para a admissão dos aprovados. Devido às restrições do período eleitoral, as contratações só poderão ocorrer em 2027. As datas previstas são:
- Janeiro de 2027: Admissão para a maioria dos cargos, como analistas e agentes administrativos.
- Abril de 2027: Admissão para agentes censitários supervisores (ACS).
- Maio de 2027: Admissão para recenseadores.
Estrutura da prova objetiva já definida
O projeto básico oferece um panorama claro de como será a principal etapa de avaliação: a prova objetiva. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório, com duração total de quatro horas, e está prevista para ser aplicada em um domingo à tarde.
A prova será composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma correta. O conteúdo programático específico será detalhado no edital, mas já está estabelecido que cada função terá uma prova distinta. Para o cargo de analista censitário, por exemplo, a seleção será dividida por cerca de 30 áreas de conhecimento, com provas específicas para cada especialidade.
O documento também garante que a elaboração e correção das provas ficarão a cargo de uma banca examinadora formada por especialistas, assegurando a qualidade técnica da avaliação.
Histórico de organização: último Censo teve três bancas
A possibilidade de ter mais de uma banca organizadora não é uma novidade nos processos seletivos do IBGE. No último Censo Demográfico, realizado em 2022, três instituições diferentes foram contratadas para gerenciar as seleções, dependendo do cargo.
Na ocasião, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi responsável pelo maior volume de vagas, incluindo recenseador e agente censitário. O IBFC e o Idecan também organizaram seleções para outras funções, como coordenador censitário e agente de pesquisa por telefone. Essa diversidade mostra a complexidade logística de um concurso de abrangência nacional.
Fique por dentro de mais informações sobre o concurso do IBGE no portal Notícias Concursos.
Confira também algumas dicas de estudo antes da publicação do edital para o concurso do Banco do Brasil:













