Concurso Detran AL: 60 vagas para novo edital; confira cargos!
Veja todos os esclarecimentos e andamento do certame
O concurso Detran AL (Departamento de Trânsito de Alagoas) tem sido um dos mais esperados até o momento. O certame sofreu novos avanços.
A comissão foi oficialmente constituída. Com isso, prazos importantes foram esclarecidos, principalmente, no que se refere ao cronograma do edital.
Com isso, o grupo terá até o mês de agosto para encaminhar ao governo o cronograma de trabalho referente à seleção.
Vagas concurso Detran AL
A solicitação referente ao quantitativo de vagas estabelece o total de 60 vagas para os cargos de analista e assistente de trânsito. Entretanto, demais informações como requisitos, salários e áreas ainda não foram confirmadas.
O certame está em análise desde 2021. Sobre o assunto, o então secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, afirmou: “Não está fechado, é uma decisão ainda a ser tomada. O governador está amadurecendo. É preciso observar as questões legais para a realização do concurso. Os concursos estão sendo discutidos internamente para que encontremos um caminho e propúnhamos ao governador”.
Já o Detran, pontuou que tal decisão precisaria do aval do governo: “O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran/AL) informa que, no que diz respeito à realização de concurso público para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, está aguardando análise governamental, que leva em conta os impactos financeiros nas contas públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Requisitos e especialidade do concurso Detran AL
As vagas serão para analista e assistente de trânsito. Confica os requisitos estabelecidos.
O Analista de Trânsito é exclusivo de servidor com nível de formação profissional de ensino superior completo, na área de formação exigida para o concurso, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e com inscrição no respectivo conselho profissional, sendo exigida Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B.
Confira áreas do concurso Detran AL:
- Administração
- Análise de Sistemas
- Assistência Social
- Biblioteconomia
- Contabilidade
- Direito
- Economia
- Engenharia Civil
- Engenharia de Segurança no
- Trabalho
- Engenharia Mecânica
- Estatística
- Medicina do Trabalho
- Pedagogia
- Psicologia
Para assistente de trânsito será preciso: nível de formação profissional de ensino superior completo, em qualquer área de especialidade, reconhecido pelo Ministério da Educação, sendo exigida Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B.
A remuneração varia de R$ 3.024,82 a R$ 5.041,37, a depender do cargo.
Atribuições do concurso Detran AL
Confira as atribuições dos servidores:
- I – cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito no âmbito das respectivas atribuições;
- II – realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores;
- III – realizar exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação;
- IV – vistoriar e inspecionar as condições de segurança veicular, registrar e licenciar veículos, expedindo o certificado de registro e licenciamento anual;
- V – executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro; e
- VI – aplicar as penalidades por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, exceto às relacionadas aos incisos VII e VIII do art. 24 da Lei Federal nº 9.503, de 1997.
Ministério Público recomenda realização do concurso Detran AL
O Ministério Público de Alagoas recomendou a realização do concurso Detran AL levando em conta que não há novos editais há 22 anos, além de destacar a carência dos servidores.
A principal função da seleção é reduzir a contratação de funcionários terceirizados ou admitidos irregularmente. A recomendação foi protocolada pelo promotor Coaracy Fonseca.
Quando aconteceu o último edital?
O certame aconteceu há mais de 20 anos, sendo assim, fortalece a ideia e necessidade de recomposição do quadro de servidores. Em 2019, profissionais chegaram a fazer paralisações reivindicando a contratação de pessoal e para que fosse autorizado novo concurso.