Concurso da Fundação Jardim Zoológico de Brasília: Diretor redesigna comissão

O grupo de trabalho formado foi divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal, edição do dia 28 de abril.

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso FJZB 2020) para o preenchimento de vagas na instituição. Nesta segunda-feira, 15 de março, a instituição redesignou o grupo de trabalho que ficará responsável pela atualização processual quanto ao concurso.

O grupo de trabalho estudará o concurso visando o preenchimento de vagas existentes no quadro de pessoal da FJZB. A comissão terá 4 meses (120 dias) para apresentar o resultado desse estudo. Ou seja, o grupo deverá entregar dados dos trabalho até julho.

O objetivo é que cargos técnicos, que atualmente são ocupados por comissionados, sejam assumidos por servidores em caráter efetivo.

Vale destacar que esta é a segunda vez que um grupo de trabalho é formado para o concurso. De acordo com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, este seria o primeiro concurso.

Em abril de 2020, uma comissão foi formada para verificar a possibilidade de abertura do concurso. Todavia, após 120 dias, o resultado não foi divulgado.

Concurso da Fundação Jardim Zoológico de Brasília é considerado urgente

A realização do concurso da Fundação Jardim Zoológico de Brasília tratado como urgente. A demanda pela abertura de um novo concurso já se arrasta por alguns anos. Em 2013, por exemplo, o relatório de uma auditoria sobre as contas da FJZB referentes a 2012 foi apresentado.

Na época, a Fundação divulgou uma tabela demonstrativa, contendo informações a respeito da formação do quadro de servidores ao final do exercício de 2012.

No geral, mais de 50% dos cargos em comissão eram ocupados através de servidores sem vínculos com a administração. Além disso, na época o documento já apontava a necessidade de concurso.

“Logo, o concurso público mostra-se como procedimento assecuratório da isonomia e impessoalidade à seleção de servidores. Há de se enfatizar também a necessidade de se realizar concurso, haja vista que o número de servidores efetivos do quadro da FJZB é exíguo, considerando que ao final de 2012, havia apenas 29 servidores em atividade”, diz trecho do relatório.

Anos depois, em 2015, um novo relatório (com avaliação da gestão do ano anterior, em 2014) foi feito. A recomendação, novamente, foi pela abertura de um novo concurso.

Na ocasião, a Fundação relatou a carência de servidores. Uma comissão (com uma pessoa efetiva e duas comissionadas) foi formada para acompanhamento.

De acordo com a Fundação, a comissão com poucos efetivos era resultado da carência de servidores efetivos no quadro. “Desde sua criação a Fundação Jardim Zoológico de Brasília não foi contemplada com a realização de concurso para o preenchimento de seu quadro de servidores efetivos”, relatou a FJZB em 2015.

Caso seja aberto, o concurso da Fundação Jardim Zoológico de Brasília pode ser o primeiro da história. A força de trabalho, hoje, conta com 71 servidores, sendo 41 efetivos e 30 sem vínculo efetivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.