O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais, que compreende a 4ª Região, divulgou os locais de provas do concurso (Concurso CRECI MG 2018) que prevê o preenchimento de 09 vagas efetivas, além de formação de cadastro reserva. De acordo com o documento publicado, as oportunidades são destinadas a candidatos de ensino médio e superior para lotação em Patos de Minas, Sete Lagoas, Viçosa, Divinópolis, Belo Horizonte, Pouso Alegre e Uberaba.
O concurso CRECI/MG 2018 conta com vagas para os cargos de Profissional de Fiscalização, Profissional de Suporte Administrativo e Advogado. Os salários oferecidos oscilam entre R$ 1.633,75 e R$ 4.175,35, além de vale-refeição de R$40,00/dia, vale-alimentação de R$20,00/dia, assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, entre outros benefícios.
Locais de provas Concurso CRECI MG 2018 – Em breve aqui
Inscrição Concurso CRECI MG 2018
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 13 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 10 de setembro de 2018, no site oficial da organizadora do concurso (www.nossorumo.org.br). A taxa de inscrição custou entre R$38,00 e R$70,00.
Prepare-se: Apostila Concurso CRECI MG 2018 – Atualizada
Provas Concurso CRECI MG 2018
O concurso contará com provas objetivas (para todos) e prova de títulos (somente para Advogado). As avaliações objetivas serão aplicadas no dia 21 de outubro em Belo Horizonte, Patos de Minas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Os locais e horários serão disponibilizados no dia 11 de outubro. Os gabaritos serão liberados no mesmo dia de aplicação das provas, a partir das 20 horas.
A prova objetiva contará com 40 ou 50 questões de língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, conhecimentos de informática, conhecimentos específicos e legislação específica. A avaliação terá duração de três horas.
A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Atribuições dos cargos – Concurso CRECI MG 2018
Profissional de Fiscalização – 201 ao 204: Organizar, controlar e elaborar diariamente a programação dos serviços de fiscalização a serem executados; Executar as atividades de fiscalização do exercício da profissão de Corretor de Imóveis no município sede da Delegacia Regional de lotação e municípios cuja distância não ultrapasse duzentos e cinquenta quilômetros (não considerada a volta), a fim de cumprir um dos objetivos institucionais da Autarquia, mediante planos de ação fiscal determinados e aprovados pela Diretoria Executiva; Pesquisar e coligir anúncios em jornais, painéis, panfletos, faixas, cartazes ou stand de vendas de construtoras, incorporadoras ou loteamentos e incorporações, verificando neles ou em razão deles, o cumprimento das formalidades inerentes ao exercício da profissão de Corretor de Imóveis; entre outros.
Profissional de Suporte Administrativo – 205 ao 211: Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, na recepção do órgão, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; Proceder, caso necessário, ao encaminhamento das pessoas recepcionadas para as unidades organizacionais competentes; Responder a e-mails direcionados ao Setor; Atender às ligações externas e repassá-las ao seu destino de competência; Manter ordenadas e atualizadas as listas telefônicas, atualizar cadastros de endereços e telefones de pessoas e organizações que têm relações constantes com o CRECI – 4ª Região/MG, objetivando facilitar a execução dos serviços; Emitir listagem das ligações telefônicas realizadas, encaminhando-as à chefia imediata para exame e demais providências; entre outros.
Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor Administrativo – SEADM no âmbito das atividades específicas do Setor: • Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, por telefone e/ou por contato pessoal, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; • Fazer o encaminhamento de pessoas recepcionadas por telefone e/ou por contato pessoal para as unidades organizacionais competentes; • Responder a e-mails direcionados ao Setor; • Atender às ligações externas e repassá-las ao seu destino de competência; • Manter ordenados e atualizados as listas telefônicas, os catálogos de serviços das unidades e funcionários responsáveis, o cadastro de endereços e telefones de pessoas e organizações que têm relações constantes com o CRECI – 4ª Região/MG objetivando facilitar a execução dos serviços; • Emitir listagem das ligações telefônicas realizadas, encaminhando à chefia imediata para exame e demais providências; • Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros documentos administrativos; entre outros.
Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Departamento de Cobrança e Arrecadação – DECOB no âmbito das atividades específicas do Departamento: • Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, na recepção do Conselho, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; • Atender às ligações externas e internas e dar conclusão às necessidades pertinentes aos procedimentos relativos ao Departamento; • Responder a e-mails direcionados ao Departamento; • Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros expedientes de ordem do Departamento; • Emitir Termos de Confissão de Dívidas, guias para pagamento de anuidades, parcelas, taxas e emolumentos concernentes à situação financeira do Corretor de Imóveis; • Proceder a consultas no Sistema de Informações e Banco de Dados do CRECI – 4ª Região/MG, identificando a necessidade de regularização do Corretor de Imóveis; • Montar processos alusivos à cobrança de débitos de anuidades, taxas e emolumentos do Corretor de Imóveis; • Execução de ações efetivas no que tange a requerimento amigável de prescrição observando juntada de documentos, encaminhamentos e lançamentos da tramitação processual no sistema-CRECI; entre outros.
Atribuições direcionadas ao empregado(a) lotado(a) no Setor de Registro e Cadastro – SEREC no âmbito das atividades específicas do Setor: • Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, na recepção do Conselho, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; • Atender às ligações externas e internas, dando conclusão às necessidades pertinentes aos procedimentos do Setor; • Responder a e-mails direcionados a questionamentos alusivos ao Setor; • Realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros expedientes de ordem do Setor; • Receber e protocolizar os expedientes relacionados aos pedidos de: ? Inscrição Principal de Pessoa Física; ? Inscrição Principal de Pessoa Jurídica; ? Registro Temporário de Estágio; ? Pedido de Transferência de Inscrição do CRECI – 4ª Região/MG para outras Regiões; ? Pedido de Transferência de Inscrição de outras Regiões para o CRECI – 4ª Região/MG; entre outros.
Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor de Fiscalização – SEFIS no âmbito das atividades específicas do Setor: • Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, por telefone e/ou por contato pessoal primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; • Fazer o encaminhamento de pessoas recepcionadas por telefone e/ou por contato pessoal para as unidades organizacionais competentes; • Responder a e-mails direcionados ao Setor; • Prestar orientações ao público em geral quanto à formulação de denúncias de exercício ilegal da profissão e/ou de descumprimento ético; • Ordenar e conferir os autos de infração, autos de constatação, notificações e termos de diligências lavrados pelos agentes fiscais; entre outros.
Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Setor de Instrução Ético Disciplinar – SEDIS no âmbito das atividades específicas do Setor: • Atender ao Corretor de Imóveis e ao público em geral, por telefone e/ou por contato pessoa primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; • Fazer o encaminhamento de pessoas recepcionadas por telefone e/ou por contato pessoa para as unidades organizacionais competentes; • Responder a e-mails direcionados ao Setor; • Prestar orientações ao público em geral quanto à formulação de denúncias de exercício ilegal da profissão e/ou de descumprimento ético; • Receber e conferir os autos de infração, autos de constatação, notificações e termos de diligências lavrado pelos agentes fiscais; • Montar processos oriundos de Autos de Infração por descumprimento a legislação profissional e ao Código de Ética do Corretor de Imóveis (artigo 6º do CPD e alíneas); entre outros.
Atribuições direcionadas aos empregados(as) lotados(as) no Departamento Contábil, Financeiro e Recursos Humanos – DECOF no âmbito das atividades específicas do Departamento: • Elaborar planilhas e gráficos ilustrativos; • Redigir correspondências e elaborar documentos com a finalidade de obter e/ou prestar informações e subsidiar a tomada de decisões de superiores; • Organizar arquivo de documentos, ofícios, correspondências, entre outros documentos relativos ao desenvolvimento das atividades competentes ao Departamento; • Executar tarefas de pagamentos, cobranças, recebimentos e outros procedimentos; • Proceder a cálculos de natureza e complexidades variadas, examinando e conferindo dados, tais como: cálculos de juros, multas, descontos, impostos, obrigações sociais, dentre outros; • Classificar documentos a serem contabilizados examinando e conferindo a exatidão das informações, natureza, identificação do número da conta de lançamentos de registros; • Auxiliar na conferência de saldo de contas bancárias confrontando-as com o saldo na “razão geral”; • Auxiliar na revisão de cálculos contábeis e balancetes, verificando e comparando os dados com a documentação originária, observando a classificação contábil para promover a conciliação de saldos entre controles contábeis sintéticos e analíticos; • Auxiliar na apuração da receita mensal de arrecadação procedendo aos registros financeiros e contábeis; entre outros.
Profissional de Suporte Técnico – PSTE – ADVOGADO 301: Consultar legislações, jurisprudências e doutrinas das diversas especialidades jurídicas, estudando-as, a fim de assessorar e assistir juridicamente o CRECI – 4ª Região/MG; • Prestar e/ou obter informações relacionadas à área jurídica, contatando instituições jurídicas, públicas ou privadas e/ou de pessoas físicas; • Emitir pareceres jurídicos sobre as matérias de competência, consultando doutrinas, legislações e jurisprudências aplicáveis, a fim de resguardar, prevenir ou reivindicar direitos; • Realizar estudos e emitir pareceres sobre aplicações de leis, regulamentos e atos relacionados ao interesse do CRECI – 4ª Região/MG.
Informações do concurso
- Concurso: Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais – CRECI/MG
- Banca organizadora: Instituto Nosso Rumo
- Escolaridade: médio e superior
- Número de vagas: 09 + CR
- Remuneração: até R$ 4.175,35
- Inscrições: entre 10 horas do dia 13 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 10 de setembro de 2018
- Taxa de Inscrição: entre R$38 e R$70
- Provas: 21 de outubro de 2018
- Situação: EDITAL PUBLICADO