Concurso COREN PI avança e escolhe banca; saiba mais!

Veja todas as novidades

O tão aguardado concurso COREN PI ( Conselho Regional de Enfermagem do Piauí) avançou mais uma fase em prol da liberação do edital.

Isso porque, a banca organizadora foi escolhida e, dessa vez, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro, IDIB quem ficará responsável pelo certame, assim como recebimento de inscrição e viabilização das etapas do concurso.

Os esclarecimentos foram publicados por meio da edição do dia 18 de abril de 2023, do Diário Oficial da União. A contratação da organizadora se deu por meio de dispensa de licitação e o extrato de contrato já foi divulgado.

Contudo, detalhes sobre cargos e vagas sobre o concurso COREN PI ainda não foram mencionados.

Quando aconteceu o último concurso COREN PI?

O último edital do concurso COREN PI foi divulgado em 2009 e ofertou 11 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva. As oportunidades foram para cargos de níveis médio e superior de escolaridade, com salários iniciais de até R$ 3,4 mil. A banca organizadora foi a Tecnocon Piauí.

Além de provas objetivas do concurso COREN PI para todos os cargos, os candidatos contaram com prova de títulos, etapa apenas para nível superior.

Concursos previstos em esfera nacional

Mais uma vez o concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foi pauta de reunião. Na última semana, o assunto foi debatido entre o diretor geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rui Moreira, e a Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União).

A solicitação foi que houvessem novos esclarecimentos sobre o cronograma, estimativa de nomeações e mais detalhes sobre o concurso TSE Unificado.

Vale destacar que os gestores ainda aguardam parecer técnico-jurídico e aprovação da resolução correspondente em plenário, mas estima-se a possibilidade de iniciar as nomeações ainda este ano – 2023.

Aos candidatos que têm dúvida, as provas poderão ser realizadas em qualquer estado, contudo, no momento de inscrição, os interessados deverão sinalizar em qual lugar estão concorrendo à vaga.

Thayanne Fonseca, secretária de gestão de pessoas do TSE, detalhou que os dois editais serão abertos, sendo um para cargos de técnicos e outro para analistas. Contudo, ainda está em decisão a exigência de nível superior para o cargo de técnico.

Sobre os servidores requisitados

Ainda está em pauta o destino dos servidores requisitados, ou seja, aqueles que vieram de outros órgãos sob solicitação do TSE.

Contudo, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, deixou claro que a permanência dos servidores ficará firme até 2025, isso porque deve-se considerar também dois fatores:  a realização das eleições de 2024 e o trabalho subsequente da Casa.

O anúncio sobre a prorrogação aconteceu na semana passado, mais precisamente no dia 11 de abril. Entretanto, é fundamental destacar que o quadro de servidores e as necessidades e deveres da Justiça Eleitoral serão reavaliados.

Além disso, a transição para cenário com menor possibilidade de requisitados, perspectivas de permanência das limitações orçamentárias e introdução de novas tecnologias, assim como, formas de prestação do serviço eleitoral também serão outros pontos a serem analisados.

Mais detalhes sobre o concurso TSE Unificado

O concurso TSE Brasil ( Tribunal Superior Eleitoral) tem a previsão para ser divulgado no segundo semestre de 2023, mais precisamente em agosto.

A informação foi apresentada pelo Diretor-Geral do TSE, Dr. Rui Moreira, que também deixou claro que as provas serão em setembro.

O certame será na modalidade unificada, isto é, será um mesmo edital para todos os órgãos TREs que decidirem participar da seleção mais o TSE.

Segundo apurações, além do TSE, 16 TREs já confirmaram oficialmente o interesse em participar da seleção: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão, Distrito Federal e Paraná.

Mais de 500 vagas para o concurso TSE Brasil

De acordo com a LOA – Lei Orçamentária Anual- espera-se que sejam liberadas 515 vagas, divididas entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

São 505 vagas para provimento em cargos já existentes e a criação de 10 novas vagas  entre os cargos de técnico e analista judiciário.

As provas poderão ser realizadas na cidade que o candidato reside, podendo concorrer para vagas em outros estados de sua escolha. Sobre as nomeações, estão previstas para o ano de 2024.

Liberação do edital

concurso TSE Brasil ( Tribunal Superior Eleitoral) pode acontecer a qualquer momento. Mediante expectativas, todas as informações envolvendo o certame deverão ser esclarecidas o quanto antes.

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, afirmou que há orçamento alocado para realização da seleção.

Sobre o concurso, contou que existe uma possível banca para organização da seleção e aplicação das provas. A empresa será responsável por receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas do certame.

Vale pontuar que Moreira não informou os possíveis nomes, contudo, esclareceu que a banca escolhida para conduzir o certame de 2006 foi a Cebraspe.

As informações foram passadas pelo diretor-geral do TSE durante o 80º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, em São Luís, no Maranhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.