Concurso CAIXA: presidente quer edital para inicio de 2024

Das 800 contratações previstas pelo banco no inicio de 2023, apenas 30% delas foram efetivadas.

Um novo concurso Caixa pode estar prestes a ser divulgado. Isso porque, de acordo com a presidente do banco, Rita Serrano, a intenção é que o próximo edital seja lançado até o começo de 2024.

“Eu espero que seja até o início do ano que vem”, disse a presidente durante entrevista à órgãos de imprensa.

A expectativa pelo novo edital cresceu entre os concurseiros desde que o banco anunciou que concluiria as contratações dos aprovados no último concurso Caixa 2014 ainda neste ano.

Das 800 contratações previstas pelo banco no inicio de 2023, apenas 30% delas foram efetivadas. Ou seja, 250 candidatos aprovados foram convocados até o momento.

O número de convocados é baixo, visto que a própria presidente da Caixa havia se comprometido em realizar a convocação dos 800 aprovados até o final deste ano.

“Até o momento já foram contratados 250 novos empregados, com previsão para conclusão ainda no 2º semestre de 2023”, informou o banco.

As convocações estavam previstas atender todas as regiões do país.

Os candidatos aprovados podem consultar as convocações que estão sendo realizadas por meio do relatório publicado no site da Caixa, na opção “Concurso Público – Admissional”.

O certame de 2014 ofertou vagas unicamente para formação de cadastro reserva nas áreas de Técnico Bancário (nível médio), Médico do Trabalho e Engenheiro, ambos com formação em nível superior.

A remuneração mínima inicial prevista em edital é de R$ 3.597, além de benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche.

Esse foi um dos maiores concursos realizados na história do país, tendo mais de 30 mil aprovados e mais de 1 milhão de candidatos inscritos.

Na época, a banca responsável pela organização do certame foi o Cebraspe. O concurso teve validade de um ano, sendo prorrogado por mais um. Ou seja, a data de expiração da seleção deveria ter sido em 2016.

No entanto, devido a diversas ações judiciais, incluindo do próprio Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins (MPT DF/TO), a validade foi prorrogada.

Ambos os órgão ajuizaram ação contra o banco para que fosse prorrogado o tempo de validade do concurso para indeterminado. Dessa forma, a estatal teria mais tempo para realizar a convocação dos aprovados.

Com isso, mesmo tendo sido realizado em 2014, o concurso Caixa permanece válido por determinação judicial. “A convocação dos candidatos do cadastro reserva ocorre em decorrência da prorrogação da validade do concurso público de 2014, por prazo indeterminado, proferida em sentença de Ação Civil Pública”, informou o banco.

Concurso CAIXA: presidente quer edital para inicio de 2024
Das 800 contratações previstas pelo banco no inicio de 2023, apenas 30% delas foram efetivadas. Imagem: Divulgação

Após convocações, Concurso Caixa 2014 terá validade encerrada

Após anunciar a convocação de 800 aprovados, a Caixa Econômica Federal anunciou que o certame será encerrado.

Ao menos é o que prevê o acordo assinado entre o Tribunal Superior do Trabalho e a estatal.

De acordo com o documento, a Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006, que estendia o prazo de validade do concurso por tempo indeterminado, será encerrada definitivamente.

O acordo recebeu a validação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

No entanto, apesar de contar com o apoio das categorias, o acordo não foi bem recebido pelos integrantes das comissões de aprovados do concurso Caixa 2014, muito menos pelos candidatos aprovados e que ainda aguardam as próximas convocações.

Os dirigentes das comissões já solicitaram uma reunião com os ministros do TST para tratar do caso.

“Os aprovados estão revoltados. Consideram traição dos sindicatos, que se aliaram à Caixa e aceitaram um número irrisório de contratações. São nove anos sem concurso, redução de quadro, agências lotadas, preterição dos candidatos da ampla concorrência por um concurso exclusivo para PcD’s, e os órgãos sindicais se aliando à empresa para encerrar o concurso”, disse, em nota, representante da comissão de aprovados.

Ainda segundo o documento de acordo entre a Caixa e o TST, novas seleções poderão ser realizadas para o cargo de técnico bancário, no entanto, apenas para atender a demanda real do banco e não somente para ofertar oportunidades em cadastro reserva.

Desde 2014, foram realizadas 17.923 convocações resultando em 11.672 admissões de aprovados.

Aprovados usam rede social para pedir convocação

Candidatos aprovados no último concurso realizado pela Caixa em 2014 estão usando a rede social de Rita Serrano no Instagram para pedir a convocação dos aprovados.

Uma das usuárias postou “Os aprovados do concurso 2014 estão ansiosos para fazer parte da reconstrução da Caixa. Contem conosco. Também queremos ter o orgulho de trabalhar na CEF”.

Até mesmo uma hashtag exclusiva foi criada para tratar o assunto, a #ContrataCaixa. Diversos seguidores usaram a expressão para se referir a presidente da Caixa e a necessidade de convocação dos candidatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.