O concurso BRB acontecerá no primeiro domingo de novembro (06) onde os exames tão aguardados serão realizados. Os locais de aplicação das provas estão liberados para consulta, através do site oficial da banca organizadora: o Iades.
Não se tem notícias quanto ao número exato de inscritos na seleção. Contudo, o que se sabe é o que concurso BRB oferece 500 oportunidades, tendo 200 para compor o cadastro de reserva e 300 para vagas imediatas. E o Notícias Concursos, na matéria desta segunda-feira (31) traz maiores detalhes do certame tão aguardado.
Locais das provas do concurso BRB já foram divulgados
O certame do BRB (Banco Regional de Brasília) destina-se destinado aos candidatos que tenham o 2º grau completo. Quem for aprovado na função terá ganho inicial de R$ 3.764,66, para cumprir uma jornada que compreende 30 horas semanais. Além do salário, o BRB oferece outros benefícios, como:
- PLR;
- Plano de Saúde;
- Plano de Previdência;
- Auxílio-refeição ou alimentação;
- Auxílio-cesta básica.
Resumo acerca do processo seletivo
- Órgão – BRB (Banco Regional de Brasília – DF);
- Cargo – Escriturário;
- Vagas – 500;
- Requisitos – Nível médio;
- Remuneração – R$ 3.764,66;
- Inscrições – 17 de agosto até 10 de outubro (prorrogada);
- Provas – 06 de novembro.
Como será o certame e as provas
Todos os candidatos ao concurso serão avaliados através de provas discursiva e objetiva, que acontecerá no primeiro domingo de novembro (06). As provas acontecerão nas capitais de todo do país.
Na prova objetiva haverá 60 questões, com 30 sendo de Específicas e as outras 30 de Conhecimentos Gerais. As seguintes distribuições entre as disciplinas ficam:
Conhecimentos Gerais
- Raciocínio Lógico e Matemática (05 questões);
- Língua Portuguesa (6 questões);
- Uso de Tecnologia nos Ambientes Corporativos (3 questões);
- Governança Corporativa e Compliance (3 questões);
- Inovação (3 questões);
- Lei Orgânica do Distrito Federal/Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (2 questões);
- Realidade étnica, histórica, social, geográfica, política, econômica e cultural do DF, bem como da RIDE (3 questões);
- Plano Distrital de Política para Mulheres (5 questões).
Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Específicos (30 questões).
Para a aprovação do candidato, o mesmo deverá alcançar um aproveitamento mínimo da pontuação de 50%. Além do mais, a prova de Língua Portuguesa não pode ser zerada, nem obter percentual menor do que 50% dos acertos nas provas de Conhecimento (Específico e Geral). Os habilitados, de acordo com as regras da classificação, terão as provas do tipo discursivas corrigidas.
A convocação de candidatos classificados faz-se conforme edital específico que terá publicação nos termos do Diário Oficial, de acordo com o cronograma seguinte:
- 25% no mínimo das vagas para provimento imediato previstas no edital preencherá dentro do primeiro semestre de 2023;
- 25% no mínimo das vagas para provimento imediato previstas no edital preencherá dentro do segundo semestre de 2023;
- 25% no mínimo das vagas para provimento imediato previstas no edital preencherá dentro do primeiro semestre de 2024;
- 25% no mínimo das vagas para provimento imediato previstas no edital preencherá dentro no segundo semestre de 2024.
Em três anos, o BRB fez o quinto concurso. A realização desta seleção é parte da estratégia da instituição bancária em expansão para fora do Distrito Federal.
Segundo o presidente da instituição bancária, assumiu-se um compromisso de fortalecimento do BRB. Isso devolverá a Brasília um banco público que contribuirá para melhorar a vida de toda a população.
Conseguiram-se avanços nesses três últimos anos, com o banco crescendo em importância e tamanho. Pois, isso só aconteceu graças aos esforços dos empregados da instituição. Dessa forma, desde o começo da gestão, é dada uma atenção toda especial às pessoas com expansão e reposição dos quadros, além do treinamento e capacitação, daí a importância do concurso BRB.