O Banco de Brasília faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso BRB 2022) para o preenchimento de 300 vagas no cargo de Escriturário, de nível médio. O IADES organiza o certame.
De acordo com o edital do concurso BRB 2022, respeitando a política de diversidade, o documento conta com uma reserva de vagas destinada às cotas (deficiência, hipossuficientes, negros, índios e quilombolas).
O salário inicial do cargo é de R$3.764,66, para uma jornada de 30 horas. Além disso, os aprovados contarão com os seguintes benefícios:
- a) participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo de Trabalho vigente;
- b) possibilidade de participação em Plano de Previdência Complementar, em Clube Recreativo, em Seguro de Vida em grupo e em Plano de Saúde;
- c) Auxílios Refeição/Alimentação e Cesta Alimentação nos termos da legislação e do Acordo Coletivo de Trabalho vigentes;
- d) Auxílios Natalidade e creche, e Licenças Maternidade e Paternidade estendidas; e
- e) Benefícios Educacionais e diversos outros benefícios e programas voltados para a qualidade de vida dos empregados.
O concurso do Banco de Brasília (Concurso BRB 2022) faz parte de uma estratégia do BRB de expansão para além do Distrito Federal. Este será o quinto edital em somente três anos.
“Assumimos o compromisso de fortalecer o BRB, devolvendo à Brasília um Banco público que contribuísse para a melhoria de vida da população. Nos últimos 3 anos, conseguimos avanços, crescemos em tamanho e importância, e isso só foi possível graças ao trabalho dos empregados do Banco. Por isso, desde o início da gestão temos dado uma atenção especial às pessoas com reposição e expansão dos quadros e capacitação e treinamento” disse o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.
“O BRB cresceu em tamanho e importância. Hoje, somos um banco completo e estamos presentes, seja de forma presencial ou digital, em mais de 5 mil municípios do País. Reforçar o time é parte fundamental para seguirmos avançando e oferecendo atendimento e experiências exclusivas aos nossos clientes”, concluiu o presidente do BRB.
Inscrição Concurso BRB 2022
A inscrição do concurso BRB 2022 poderá ser realizada no período compreendido entre 08 horas do dia 17 de agosto e 22 horas do dia 03 de outubro de 2022, por meio do site do Iades, organizador .
A taxa de inscrição custa R$66,50, devendo ser paga até o dia 04 de outubro.
Segundo o edital do concurso BRB 2022, os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), doadores de sangue, prestadores de serviços em períodos eleitorais ou aqueles que exerçam a atividade de comissário ou agente de proteção da Infância e da Juventude no Distrito Federal poderão solicitar a isenção da taxa.
Por outro lado, os doadores de medula óssea poderão pedir a redução da taxa em 50%.
O prazo de isenção da taxa de inscrição do concurso BRB ficará aberto entre 27 de julho e 05 de agosto de 2022, no site da banca.
Provas do Concurso BRB 2022
O concurso BRB 2022 vai contar com provas objetivas e discursivas. De acordo com o banco, os exames estão previstos para serem aplicados no dia 06 de novembro de 2022, com sua aplicação em todas as capitais do Brasil, e não somente em Brasília.
A prova objetiva do concurso BRB 2022 vai contar com 60 questões, distribuídas entre os blocos de Conhecimentos Gerais (30) e Conhecimentos Específicos (30).
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (seis questões);
- Raciocínio Lógico e Matemática (cinco);
- Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos (três);
- Governança Corporativa e Compliance (três);
- Inovação (três);
- Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (duas);
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE (três); e
- Plano Distrital de Política para Mulheres (cinco).
Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Específicos (30).
Segundo o que consta no edital BRB 2022, para obter aprovação, o candidato deverá alcançar o mínimo de 50% de aproveitamento na pontuação total. Ademais, não pode zerar Língua Portuguesa e obter menos de 50% de acertos em cada Conhecimento (Geral e Específico).
Prova discursiva
A prova discursiva, a ser aplicada no mesmo dia da prova objetiva, terá valor máximo de 10 pontos. O candidato deverá elaborar um texto dissertativo e(ou) descritivo, com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, com base no tema formulado pela banca.
No texto avaliado, a utilização da norma culta, a adequação ao tema, a argumentação, a coerência e a elaboração crítica, totalizarão a pontuação relativa ao Domínio do Conhecimento Específico (DCE), assim distribuídos:
- a) Tema / Texto, pontuação máxima igual a 2,5 pontos:
- serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização);
- b) Argumentação, pontuação máxima igual a 2,5 pontos:
- serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;
- c) Coesão e Coerência, pontuação máxima igual a 2,5 pontos:
- serão verificadas a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem);
- d) Elaboração Crítica, pontuação máxima igual a 2,5 pontos:
- serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.
O resultado final do concurso BRB 2022 está previsto para o dia 10 de fevereiro de 2023.
Sobre o Banco de Brasília BRB
O Banco de Brasília S.A. – BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545), e obteve autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, em 12 de julho de 1966. Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região.
Em 1986, a denominação de Banco Regional de Brasília S.A. foi alterada para Banco de Brasília S.A., embora tenha permanecido a sigla BRB. Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.