É grande a expectativa de abertura do novo edital de concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (Concurso Bombeiros PI 2022). O edital da corporação tem expectativa de ser publicado em breve.
Segundo informações que constam em processo interno da corporação, a minuta do contrato com a banca organizadora, o NUCEPE, está pronta e tem previsão de ser assinada a qualquer momento pelas partes. Assim que a assinatura ocorrer, o documento será divulgado no Diário Oficial.
A expectativa é que o edital Bombeiros PI 2022 seja divulgado com 200 vagas, sendo 100 em caráter imediato e 100 em cadastro reserva (contratação conforme necessidade). As oportunidades serão oferecidas para o cargo de Soldado (nível médio).
Segundo o tenente-coronel José Veloso, o concurso não será regionalizado, mas haverá vagas na capital e no interior.
No dia 21 de fevereiro, foi publicada a autorização para contratação da Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). As provas do certame serão aplicadas dois meses após a publicação do edital.
O concurso público dos Bombeiros-PI é necessário para complementar o efetivo da corporação, conforme informou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo.
“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital […] e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, frisou.
O concurso Bombeiros PI 2022
O cargo de Soldado tem requisito de nível médio completo. A corporação exige, ainda, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição, carteira de habilitação a partir da categoria “B” e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Os salários ainda não foram revelados.
O concurso será regionalizado. O certame terá até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da complementação do efetivo:
“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital, para que seja lançado daqui a 20 dias e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, frisou.
Necessidade de edital
A necessidade de abertura de um novo edital de concurso Bombeiros-PI é evidente. O ex-comandante da corporação, coronel Ronaldo Macedo, falou da necessidade de aumentar o efetivo.
De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros-PI conta com um dos menores quadros do país. São cerca de 350 militares na ativa e um déficit de, aproximadamente, mil vagas.
“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, disse o coronel à TV Cidade Verde.
Último concurso Bombeiros PI
O último edital de concurso público dos Bombeiros-PI foi divulgado em setembro de 2017, quando foram abertas 110 vagas para o cargo de Soldado, sendo 100 para homens e 10 para mulheres. O salário foi de R$3.100.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria “B”, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) organizou o certame.
A prova objetiva contou com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Noções de Informática, Legislação Institucional e Noções de Direito, além de uma redação.
O concurso ainda contou com avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social. Os aprovados foram convocados para o curso de formação.