Concurso Banco do Brasil: TCU determina prazo para liberação de edital para PcD

Veja todos os detalhes

O concurso Banco do Brasil pode ter novo edital em poucos dias. Isso porque, o TCU – Tribunal de Contas da União- estabeleceu que a instituição entregue em até 90 dias o plano de ação para realização do certame para PcD ( Pessoas com Deficiência).

A seleção será exclusiva para este público alvo. A ata da sessão ordinária do plenário do TCU foi publicada através do Diário Oficial da última segunda, 06 de fevereiro.

Edital PcD BB

Vale lembrar que a exigência se dá devido ao baixo índice de contratação para PcD. O banco contabiliza 2%, contudo, a proposta do TCU é que seja atingido o percentual mínimo de ocupação de 5% para este público, conforme previsto no inciso IV do art. 93 da Lei 8.213/1991.

Diante disso, o banco tem até maio para apresentar o plano de ação. É bom destacar que neste meio tempo, o BB chegou a apresentar o seguinte argumento: “não estaria obrigado a abrir concursos públicos sem necessidade e utilidade de contratação e ‘exclusivamente pela interpretação isolada de um dispositivo“.

A fala, portanto, não foi aceita. Sobre o assunto, o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz afirmou: “A meu ver, havendo concurso específico para PcD’s, além de se direcionar esforços reais e factíveis à realização do comando constitucional, não se criam expectativas de direito em terceiras pessoas não alcançadas pelo edital destinado a PcD’s”.

Aroldo ainda cita sobre os 20 anos desde a edição do Decreto 3.298/1999 e da Lei 8.213/1991, e mais de 30 anos desde a edição da Lei 7.853/1989, porém, neste meio tempo, o Banco do Brasil ainda continua com o percentual de 2%,  índice muito abaixo do necessário.

Sobre a exigência, Cedraz destacou que a Caixa Econômica também precisou realizar um certame exclusivo para PcD. Na ocasião, foram ofertadas 1000 vagas. No que se refere a este assunto, o relator disse: “Ou seja, a Caixa está empenhada em realizar a vontade constitucional”.

O concurso Banco do Brasil está com inscrições abertas! Ao todo serão 6 mil vagas para escriturário que tem o nível médio como escolaridade exigida.

Thiago Borsari, diretor de Gestão da Cultura e de Pessoas do BB, informou que as convocações serão imediatas, levando em conta que o certame será concluído no dia 14 de julho.

Sendo assim, as chamadas já devem ocorrer no início do segundo semestre de 2023. De acordo com o diretor, cerca de dois mil funcionários do BB se aposentam anualmente.

Diante disso, o banco se prepara para contratar os aprovados nas vagas imediatas e na formação de cadastro reserva. É importante destacar que no edital de 2021, todos os aprovados foram convocados logo no primeiro e único ano de validade da seleção.

Inscrições e vagas concurso Banco do Brasil

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 23 de dezembro até 24 de fevereiro de 2023 pelo portal Cesgranrio. A taxa de inscrição é R$ 50.

As vagas são para escriturário dividido entre Agente de Tecnologia e Agente comercial. Confira a lista:

CARGOVAGAS
Escriturário – agente comercial2.000 + 1.000 CR
Escriturário – agente de tecnologia2.000 + 1.000 CR

Vale lembrar que os aprovados poderão atuar nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

O edital informa que o aprovado fará jus ao valor de R$ 3.622,23. Contudo, serão acrescidos demais benefícios como:

  • Auxílio alimentação/refeição e cesta alimentação;
  • Auxílio-transporte;
  • Participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
  • Planos de saúde e odontológico;
  • Previdência complementar;
  • Auxílio-creche; e
  • Auxílio ao filho com deficiência;
  • Acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e o requisito é certificado de nível médio em uma instituição reconhecida pelo MEC.

Clique aqui para acessar o edital completo.

Como serão as provas do BB?

Os candidatos interessados serão avaliados através de 04 etapas. Sendo elas:

  1. Prova Objetiva: sendo de caráter eliminatório e classificatório
  2. Prova de Redação: de caráter eliminatório, que deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
  3. Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as): de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
  4. Procedimentos Admissionais e Perícia Médica: de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Banco do Brasil.

A primeira etapa do concurso Banco do Brasil será composta por 70 questões, sendo que 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos. As provas objetivas estão marcadas para 24 de abril de 2023.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.