Concurso BACEN pode ter 245 vagas em 2023, confira

Saiba mais detalhes sobre este concurso que será bastante concorrido

De acordo com o Banco Central, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas já recebeu o pedido de autorização para a realização do Concurso BACEN, o qual pode ter 245 vagas este ano.

A previsão para que o certame se torne oficialmente vigente é para o final de maio, que é o prazo final para que a SGP efetue a sua avaliação. Geralmente, a devolutiva é feita por meio de uma publicação no Diário Oficial da União.

Confira mais sobre o Concurso BACEN

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que é um órgão vinculado à Secretaria em questão, os pedidos já estão em análise. Os responsáveis são os profissionais responsáveis pela área.

Sendo assim, as expectativas para o Concurso BACEN estão grandes, tanto dos candidatos quanto dos agentes da instituição bancária. Afinal, o último processo seletivo ocorreu em 2013, o qual disponibilizou 500 vagas.

Cargos e vagas

No momento atual, existe uma carência de mais de 3 mil servidores no Banco Central. Por isso a necessidade de abrir um edital para suprir esse déficit organizacional, é urgente. Porém, esse número não será preenchido por completo, devido a vários fatores internos.

Sendo assim, a proposta enviada solicita a abertura de 245 vagas, sendo que 200 ficarão destinadas ao cargo de Analista, 30 para Técnicos e 15 para Procuradores. Assim, a intenção é realizar uma contratação imediata para os aprovados.

Remuneração

Via de regra, a faixa salarial é uma vantagem que estimula muitos cidadãos a tentar o Concurso BACEN, já que seu valor costuma estar bem acima da média, comparativamente.

Desse modo, tem-se que essa remuneração inicial varia de aproximadamente 7.280 reais até um máximo de 21.015 reais líquidos. Aliás, lembrando que esse quantitativo pode aumentar conforme o admitido siga ascendendo na carreira.

Além desses valores, todo servidor conta com o recebimento de benefícios exclusivos, como auxílio alimentação. E até mesmo um auxílio creche para aqueles que possuem filhos pequenos.

Localidades do concurso BACEN

Sobre este tópico, ainda não se sabe as localidades exatas em que o processo seletivo será aplicado. Afinal, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas não efetivou a autorização.

Porém, apenas para ter noções básicas, é interessante se informar onde ocorreram as provas da última seleção em 2013, a saber: Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Carreiras

Agora, confira quais são as carreiras contempladas do concurso BACEN. Lembrando que ainda se utiliza como base, o concurso feito há 10 anos.

Analista

O cargo de Analista e Desenvolvedor de Sistemas é uma área que exige o nível superior de escolaridade, independentemente do curso de graduação. Aqui, a única ressalva é que a instituição de ensino deve, obrigatoriamente, ser reconhecida ou credenciada pelo Ministério da Educação.

As atribuições, por sua vez, seguem o Artigo 3° da Lei n° 9.650, do ano de 1998. A saber: elaboração, execução e controle de projetos e planos referentes à gestão de reservas internacionais, políticas monetárias e cambiais, emissão de papel moeda, gestão de regimes especiais e organizacional.

Além do mais, após ser aprovado no Concurso BACEN, o analista também deverá gerir o sistema de metas relativo à inflação e de pagamentos nacionais. Ainda, é sua responsabilidade monitorar o passivo externo e a necessidade de intervenções administrativas.

Técnico

Nesse caso, a escolaridade exigida é apenas a conclusão do ensino médio brasileiro, com o certificado emitido pelo próprio instituto de ensino.

De modo geral, as atribuições do Técnico do Banco Central do Brasil também estão previstas na mesma Lei de 1998, agora no artigo 5°.

Segue, então, a relação de funções que o profissional deve efetuar: execução de tarefas técnicas complementares às atividades dos Analistas e dos Procuradores e apoio administrativo a esses mesmos servidores.

Procurador

Aqui, ao cargo de Procurador, é necessário que o aprovado no Concurso BACEN seja portador de diploma referente ao curso de Bacharel em Direito.

Além disso, um requerimento obrigatório, é que profissional esteja inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e possua pelo menos 2 anos de atuação na área forense. Por isso, esse é o cargo com a maior faixa salarial inicial, pelo maior reconhecimento da carreira.

Dessa vez, é o Artigo 4°, a escritura de interesse, que informa sobre as seguintes atribuições: representação judicial e extrajudicial, consultoria e assessoramento jurídico, apuração da liquidez de créditos e assistência aos administradores do banco, realizando um controle interno sobre atos legais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.