Concurso Angraprev RJ: Edital e prova tem data marcada! SAIBA detalhes!

Oportunidades são para médio, médio técnico e superior

Após contrato assinado e banca definida, o concurso Angraprev RJ vai sair mais rápido do que muita gente pensa. O responsável pelo certame será o Instituto AOCP e o prazo de vigência é de seis meses, sendo assim, tudo indica que tanto a prova quanto o edital devam ser liberados até fevereiro de 2023. A prorrogação é válida somente por meio do processo de autorização acrescido de justificativa pela Administração do Município de Angra dos Reis.

Cargos

O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis está em seu primeiro concurso. De acordo o documento, as vagas disponíveis são para nível médio, cargo de agente previdenciário, nível médio técnico, cargo de técnico previdenciário em análise contábil e técnico previdenciário em suporte de TI e superior, para os cargos de analista previdenciário, analista em segurança da informação, analista de controle interno, assistente social e contador. Informações sobre remuneração, jornada de trabalho, assim como distribuição de vagas ainda não foram divulgadas pelo concurso Angraprev RJ.

Tentativas do concurso Angraprev RJ

Não é a primeira vez que a Prefeitura de Angra dos Reis tenta realizar concursos no município. No ano de 2019, foi divulgado que haveria um certame em Angra dos Reis, dessa vez, voltado para os profissionais da área da saúde.  A iniciativa foi abortada tendo em vista o início da pandemia do Covid-19.

Em 2020, a mesma notícia foi anunciada e a administração do município iniciou a divulgação de um novo certame. Nesta época, o processo já estava avançado pois dados sobre levantamento da necessidade de vagas e cargos já haviam sido avaliados. Contudo, devido ao comprometimento financeiros e a situação que a pandemia deixou no município, mais uma vez os planos de um novo certame foram frustrados.

O que faz um agente previdenciário?

O agente previdenciário é um dos cargos oferecidos pelo concurso Angraprev RJ e faz parte da lista de oportunidades para nível médio. Entre as funções do cargo estão atendimento para o público externo e interno, além de exercer funções administrativas. O profissional ainda é responsável por exercer atividades ligada à gestão de benefícios previdenciários, recursos humanos, além de administração de bens de consumo, contabilidade, administração patrimonial e outras atividades necessárias e designadas pelos superiores.

O que faz um analista previdenciário?

O analista previdenciário de caráter generalista tem uma função ampla.  Entre as responsabilidades estão instruir, analisar, calcular, revisar, cadastrar e acompanhar processos previdenciários de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários. Além disso, deve-se ao cargo realizar o planejamento, implantação, avaliação, atendimento, orientação e capacitação sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, inativos e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

Cabe ao profissional ainda realizar a implantação, execução e avaliação de políticas públicas e ações voltadas para o aprimoramento e sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS. O analista previdenciário ainda realiza o desenvolvimento, implantação, execução e avaliação de sistemas, processos e métodos de gestão nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, administração de materiais e compras, informação e tecnologia da informação, gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional, patrimônio e afins, no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS , entre outras funções designadas.

Sobre o Angraprev

O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis foi criado em 2009. Porém, a petição para a fundação do órgão em prol dos servidores públicos existia desde 1995. Em forma de Autarquia Municipal, o ANGRAPREV teve ação direta na reestruturação de todo o sistema previdenciário do município.

Além disso, vale lembrar que o órgão trouxe uma autonomia administrativa, financeira e patrimonial para a cidade de Angra dos Reis. A Angraprev também tem a responsabilidade de proporcionar tranquilidade, garantir transparência e segurança ao servidor de forma que este seja amparado financeiramente e que haja a manutenção da renda e da qualidade de vida da população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.