Concurso AFAP tem resultado preliminar divulgado pela FCC! Confira!

Oportunidades são para cargos de Analista, Assistente e Agente; FCC organiza o certame

A Agência de Fomento do Amapá aplicou no domingo, 17 de fevereiro, as provas do concurso público (Concurso AFAP 2018/2019) para o preenchimento de nada menos que 229 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. Do quantitativo de vagas, 200 são para formação de cadastro reserva e 29 para preenchimento imediato. A Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora do certame, divulgou o resultado preliminar. Clique aqui e veja.

O certame recebeu 15.992 inscritos. O cargo mais procurado, o de Assistente Administrativo de Fomento (ensino médio) – Sede Macapá, tem 12.271 inscritos. Do outro lado, com apenas 15 inscritos, o cargo de Analista de Fomento Crédito – Sede Oiapoque, teve a menor procura.

Veja o quantitativo de inscritos

Assistente Administrativo de Fomento – Sede Macapá: 12.271 inscritos

Agente de Fomento Externo – Sede Macapá: 1.574 inscritos

Analista de Fomento – Advogado: 717 inscritos

Analista de Fomento – Tecnologia da Informação: 295 inscritos

Agente de Fomento Externo – Sede Santana: 257 inscritos

Analista de Fomento – Contador: 242 inscritos

Analista de Fomento – Crédito: 187 inscritos

Analista de Fomento – Economista: 36 inscritos

Analista de Fomento Crédito – Sede Laranjal do Jari: 32 inscritos

Analista de Fomento Crédito – Sede Oiapoque: 15 inscritos

As vagas do concurso são destinadas aos cargos de Analista de Fomento nas áreas de Advogado, Contador, Tecnologia da Informação, Economia, Crédito; Assistente Administrativo de Fomento e  Agente de Fomento Externo. O salário inicial de nível superior será de R$3.319,77, enquanto o salário de nível médio será de R$2.074,11. Haverá ainda, auxílio-alimentação. A jornada de trabalho diária será de 06 (seis) horas diárias, totalizando 30 horas semanais.

Prepare-se: Apostila Concurso AFAP 2018/2019 – Atualizada

Sobre os cargos do Concurso AFAP 2018/2019

Analista de Fomento – Advogado

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso de graduação em Direito expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro com situação regular no Órgão de Classe competente.

Atribuições: Atividade profissional destinada a atuar como representante jurídico da AFAP. Promover ações, contestações e recursos judiciais, atuando em processos cautelares, de conhecimento e de execução. Prestar assistência às Gerências na elaboração e análise de licitações e em negociações de diversas naturezas, bem como elaborar, orientar e avaliar os procedimentos referentes aos diversos tipos de convênios e contratos, examinando toda a documentação e os aspectos legais concernentes às transações. Analisar documentos, publicações e legislações, e prestar assessoramento em questões do direito aplicado à realidade administrativa. Elaborar pareceres e/ou propor trabalhos/análises de viabilidade jurídica, com consequente elaboração de teses, em parceria com outras áreas. Controlar e organizar os processos jurídicos, acompanhar e cumprir prazos processuais e atuar junto à Justiça no seu acompanhamento. Prestar assessoria jurídica extrajudicial e esfera administrativa. Analisar e validar substituições de garantias em processos de crédito, conforme alçada. Executar qualquer outra tarefa semelhante dentro da respectiva área por solicitação superior. Realizar viagens de acompanhamento, inspeção e controle inerentes às atividades da área.


Analista de Fomento – Contador

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso de graduação em Ciências Contábeis expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro com situação regular no Órgão de Classe competente.

Atribuições: Recepcionar, analisar e classificar documentos para o processo contábil. Elaborar conciliações que permitam o fechamento contábil (operações de crédito, imobilizados, folha de pagamento e consumo de materiais de expediente). Executar o fechamento semestral e elaborar as demonstrações contábeis. Executar rotinas que permitam a apuração de custos e disponibilizar informações contábeis de orçamento realizado. Prestar suporte a auditorias interna e externas. Elaborar o balancete mensal da AFAP e dos fundos por ela administrados. Manter controles estatísticos e cálculos de índices econômicos financeiros. Manter atualizado o sistema de controle patrimonial contábil. Organizar e manter arquivo de documentos contábeis e fiscais. Executar qualquer outra tarefa semelhante dentro da respectiva área por solicitação superior. Realizar viagens de acompanhamento, inspeção e controle inerentes às atividades da área.


Analista de Fomento – Tecnologia da Informação

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso de graduação em Análise de Sistemas ou Sistema da Informação ou Ciência da Computação ou Processamento de Dados ou Gerenciamento de Redes e Informática expedido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições: Planejar e controlar o escopo, prazo, recursos e comunicações em projetos. Desenvolver, implementar e testar soluções informatizadas, definindo e aplicando metodologias e ferramentas, garantindo integração, performance e resultados. Acompanhar o desenvolvimento de projetos de sistemas terceiros e realizar intervenções de segurança na base, bem como contribuir com projetos internos. Implantar e manter soluções e serviços em web, facilitando o acesso às informações aos clientes e colaboradores. Desenvolver e implementar manuais de sistemas produzidos internamente. Atuar na garantia da integridade das informações armazenadas no sistema informatizado. Planejar e controlar as atividades de desenvolvimento dos programadores. Atuar na garantia da integridade das informações armazenadas no sistema de arquivos da rede interna. Administrar a estrutura física e lógica da rede, providenciando as correções necessárias e tomando medidas que garantam um layout funcional e organizado. Desenvolver e implementar normas de utilização e instalação de equipamentos, visando a segurança e a padronização do ambiente de rede. Orientar tecnicamente a equipe de suporte e/ou administrar usuários e perfis de acesso, instalar e dar suporte técnico preventivo e corretivo em equipamentos de informática instalados ou em instalação para usuários; cadastrar e manter atualizados dados de fornecedores de serviços especializados em manutenção de hardware e software. Executar qualquer outra tarefa semelhante dentro da respectiva área por solicitação superior. Realizar viagens de acompanhamento, inspeção e controle inerentes às atividades da área.


Analista de Fomento – Economista

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso de graduação em Ciências Econômicas expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro com situação regular no Órgão de Classe competente.

Atribuições: Análise e acompanhamento de projetos, observando os aspectos econômicos, visando à adequada aplicação e retorno de recursos; análise de crédito; negociação e recuperação de créditos; verificação da documentação de processo de financiamento e/ou projeto de viabilidade econômica financeira; cálculo do risco de inadimplência dos projetos desenvolvimento e aplicação de metodologias para avaliação e mensuração de risco de crédito, de mercado, de liquidez e gestão de capital, incluindo testes de estresses; desenvolvimento e aplicação de modelos para classificação de risco das operações de crédito; monitoramento e acompanhamento da carteira de crédito de seus impactos nos resultados da agência; acompanhamento e aplicação da regulamentação do BACEN no que tange as normas prudenciais de gestão de riscos; definição e monitoramento de indicadores de desempenho do processo comercial; elaboração, análise, implementação e acompanhamento de projetos de desenvolvimento socioeconômico e execução de atividades técnicas e administrativas relacionadas, análise técnica, estudos de viabilidade, emissão de relatórios técnicos e pareceres; elaboração/avaliação/desenvolvimento de estudos sobre linhas de financiamento; análise dos comprovantes fiscais e financeiros que atestem a aplicação dos investimentos financiados; verificação do atendimento de condições contratuais para habilitação ao crédito e durante a vigência do financiamento; vistoria de máquinas, equipamentos e outros itens financiados; solicitação de recursos aos órgãos repassadores; controle das garantias dos financiamentos e das respectivas apólices de seguros, análise dos pleitos de substituição ou liberação de garantia e de assunção de dívidas, classificação do risco dos clientes; entre outras.


Analista de Fomento – Crédito

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso de graduação em Administração ou Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis ou cursos das áreas de Ciências Exatas expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro com situação regular no Órgão de Classe competente, quando houver e ainda Carteira Nacional de habilitação categoria B, em situação regular.

Atribuições: Administrar fundos e carteiras de investimentos. Desenvolver, implantar e administrar produtos e serviços da AFAP. Analisar operações de crédito e de cobrança e operacionalizar contratos de financiamento e/ou empréstimos. Controlar recursos para crédito obrigatório e gerenciar cobranças. Preparar e consolidar informações gerenciais e econômico-financeiras. Relatar aos setores e clientes, oralmente ou por escrito, a situação dos produtos e serviços da AFAP. Realizar atividades externas e visitas in loco relativos à concessão e administração de financiamentos de natureza complexa, compreendendo: estudo, pesquisa, análise, planejamento, assessoramento, acompanhamento, avaliação, emissão de pareceres, relatórios e informações técnicas referentes à área de atuação. Analisar e emitir parecer técnico sob o ponto de vista de viabilidade e risco dos proponentes e dos projetos de financiamento; fazendo o devido encaminhando para aprovação. Emitir contratos e aditivos padrão de processos de financiamento e encaminhar os respectivos registros, controles, conferência de notas de crédito e outros documentos necessários à liberação das operações, providenciando o seu processamento. Executar o acompanhamento físico e financeiro dos empreendimentos financiados, propondo adequações quando necessário. Implantar e acompanhar indicadores de avaliação de desempenho nos projetos de empreendimentos e programas de crédito em execução. Elaborar matriz de risco de crédito das operações. Reclassificar periodicamente o risco das operações contratadas, observando as normas pertinentes. Auxiliar tecnicamente as demais áreas de negócios para viabilização dos programas de financiamento. Realizar controle e acompanhamento físico-financeiro dos financiamentos. Visitas in loco relativas à concessão e administração de financiamento, levantamento de dados para subsidiar a elaboração de pareceres, relatórios e outras informações necessárias à área de atuação. Analisar as situações de uso inadequado de recursos e enviar notificações extrajudiciais a clientes e/ou avalistas. Efetuar a análise e parecer das operações inadimplentes da carteira própria e sob gestão, verificando o enquadramento legal para a renegociação. Instruir processos para encaminhamento à área jurídica para fins de cobrança judicial. Subsidiar a elaboração de demonstrativos gerenciais sob a responsabilidade da área. Realizar viagens de visitas a empresas inadimplentes a fim recuperar créditos e/ou subsidiar pareceres técnicos com relação à capacidade produtiva e geração de caixa para pagamento da operação. Elaboração de minutas de Aditamentos e de Escrituras para renegociação de dívidas. Realizar recálculos relativo às operações para operações próprias. Executar qualquer outra tarefa semelhante dentro da respectiva área por solicitação superior. Realizar viagens de acompanhamento, inspeção e controle inerentes às atividades da área.


Assistente Administrativo de Fomento

Requisitos: Certificado de conclusão de Ensino Médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições: Prestar suporte em quaisquer atividades operacionais, financeiras, contábeis, e de administração geral da organização, visando contribuir com o correto fluxo de informações e de pessoas e com a otimização dos processos. Operar sistemas informatizados com atividades de cadastro, alteração, atualização, conferência, inserção e substituição de dados e informações. Atender fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; Auxiliar na elaboração de informações, relatórios e expedientes administrativos; Classificar expedientes recebidos e expedidos e controlar a tramitação dos papéis ou processos da AFAP. Controlar e examinar processos, verificando e conferindo a exatidão de documentos relacionados com a AFAP; Controlar materiais em geral, conforme faturas, conhecimentos ou notas de entrega; Preparar, reproduzir e verificar dados e mapas estatísticos de acordo com normas e métodos estabelecidos/ recomendados; Examinar e executar expedientes administrativos referentes aos assuntos gerais da AFAP; Executar serviços de apoio ao técnico de fomento; Operar máquinas de escritório, microcomputadores e seus aplicativos (planilha, editor de texto, internet, correio eletrônico e outros sistemas); Organizar, através de protocolo, a elaboração de fichários e arquivos de documentos, normas administrativas e legislativas e outros documentos; Organizar mapas e boletins demonstrativos, relatórios gerais e parciais; Executar serviços gerais de escritórios; Realizar inventários de materiais e auxiliar na elaboração de balanços; Redigir documentos, correspondências e atas de reuniões secretariadas; Representar a AFAP em reuniões e/ou eventos externos; Trabalhar no apoio ao técnico de nível superior. Executar qualquer outra tarefa semelhante dentro da respectiva área por solicitação superior. Realizar viagens de acompanhamento, inspeção e controle inerentes às atividades da área.


Agente de Fomento Externo

Requisitos: Certificado de conclusão de Ensino Médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ainda Carteira Nacional de habilitação categoria AB, em situação regular.

Atribuições: Realizar atividades externas que compreende as atribuições do cargo como atuar na cobrança dos créditos referentes às operações próprias e sob gestão da empresa, visitas in loco relativas à concessão e administração de financiamento, levantamento de dados para subsidiar a elaboração de pareceres, relatórios e outras informações necessárias à área de atuação, realizar cobranças de faturas atrasadas, mediante contato telefônico e na entrega in loco de notificações, boletos e outros documentos necessários ser entregue ao cliente. Prestar suporte em quaisquer atividades operacionais, financeiras, contábeis, e de administração geral da AFAP, visando contribuir com o correto fluxo de informações e de pessoas e com a otimização dos processos. Emitir relatório das atividades externas e carteira de cliente adimples e inadimplentes. Operar sistemas informatizados com atividades de cadastro, alteração, atualização, conferência, inserção e substituição de dados e informações. Executar qualquer outra tarefa semelhante dentro da respectiva área por solicitação superior. Realizar viagens de acompanhamento, inspeção e controle inerentes às atividades da área.


Inscrição Concurso AFAP 2018/2019

Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever das 10 horas do dia 19 de novembro até as 14 horas do dia 15 de janeiro de 2019, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (http://www.concursosfcc.com.br/). A taxa de inscrição custou R$85,00 para nível médio e R$100,00 para nível superior.

Etapas e Provas Concurso AFAP 2018/2019

O concurso AFAP 2018/2019 contou com provas objetivas (para todos os cargos) e prova discursiva-redação (somente para o cargo de Analista). As avaliações estão previstas para serem aplicadas no dia 17 de fevereiro de 2019 em Macapá (AP), no período da manhã para nível médio e tarde para nível superior.

A prova de nível superior contará com 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Específicos (30). A prova dos cargos de nível médio abordará questões de Língua Portuguesa (10), Conhecimentos Gerais (15) e Conhecimentos Específicos (20).

Para todos os cargos em Concurso, as Provas Objetivas de Língua Portuguesa, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos terão caráter habilitatório e classificatório e serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

Será aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos na soma das notas ponderadas das Provas Objetivas e atingir o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de pontos em cada uma das notas ponderadas das Provas Objetivas. Os demais candidatos serão automaticamente eliminados do Concurso.

O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Agência de Fomento do Amapá.

Informações do concurso
  • Concurso: Agência de Fomento do Amapá
  • Banca organizadora: Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: 229
  • Remuneração: até R$ 3.319,77
  • Inscrições: 10 horas do dia 19 de novembro até as 14 horas do dia 15 de janeiro de 2019
  • Taxa de Inscrição: R$85,00 para nível médio e R$100,00 para nível superior.
  • Provas: 17 de fevereiro de 2019
  • Situação: PUBLICADO

Edital Concurso AFAP 2018/2019

[PRÉ VENDA] Apostila AFAP 2019 - Agente de Fomento - Externo [CD Grátis]
[PRÉ VENDA] (Apostila Digital) AFAP 2019 - Agente de Fomento - Externo
[PRÉ VENDA] Apostila AFAP 2019 - Assistente Administrativo de Fomento [CD Grátis]
[PRÉ VENDA] (Apostila Digital) AFAP 2019 - Assistente Administrativo de Fomento
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.