Concurso Aeronáutica: edital liberado para NÍVEL MÉDIO; confira demais requisitos

Acompanhe aqui

Concurso Aeronáutica oferta vagas para ambos os sexos

Há vagas para nível médio. O concurso Aeronáutica teve edital liberado para ambos os sexos. Confira os demais requisitos e veja como se inscrever.

Acompanhe.

Sobre o concurso Aeronáutica

O Comando da Aeronáutica tornou público um novo Exame de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, oferecendo um total de 15 vagas para diversas especialidades.

Das vagas mencionadas, algumas são reservadas para candidatos (AC, N) que atendam a critérios específicos definidos no edital de abertura.

Os interessados em participar devem ser brasileiros, voluntários e possuir ensino médio completo, entre outros requisitos estipulados no edital. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização do responsável legal.

Veja mais sobre o concurso Aeronáutica.

Veja todos os requisitos aqui

Fases e datas do concurso Aeronáutica

Veja a seguir as etapas do concurso e suas respectivas datas:

  • Prova Escrita: Esta fase consiste em uma avaliação teórica sobre os conhecimentos exigidos para o cargo pretendido. Os candidatos respondem a questões relacionadas aos temas específicos da área. A prova está agendada para o dia 7 de julho de 2024.
  • Inspeção de Saúde: Após a prova escrita, os candidatos aprovados passam por uma avaliação médica completa para verificar sua aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo. Esta fase será agendada após a divulgação dos resultados da prova escrita.
  • Exame de Aptidão Psicológica: Os candidatos aprovados na inspeção de saúde são submetidos a testes e entrevistas psicológicas para avaliar sua adequação ao perfil psicológico exigido para o cargo. As datas para esta etapa serão divulgadas posteriormente.
  • Teste de Avaliação de Condicionamento Físico: Após o exame psicológico, os candidatos realizam testes físicos para verificar sua aptidão física e capacidade de desempenhar as atividades do cargo. As datas para esta fase serão informadas após a conclusão das etapas anteriores.
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar: Esta fase é destinada à verificação da autodeclaração dos candidatos em relação à sua condição racial ou étnica. As datas para esta etapa serão comunicadas após a realização dos testes físicos.
  • Validação Documental: Por fim, os candidatos aprovados em todas as etapas passam por uma fase de validação documental, na qual são verificados os documentos apresentados durante o processo seletivo. Esta etapa será realizada após a conclusão de todas as fases anteriores.

Acompanhe mais detalhes sobre o concurso Aeronáutica.

Concurso Aeronáutica: edital liberado para NÍVEL MÉDIO; confira demais requisitos
Concurso Aeronáutica: edital liberado para NÍVEL MÉDIO; confira demais requisitos. Imagem: Reprodução

Como se inscrever

Os interessados poderão se inscrever entre  5 a 22 de abril de 2024, por meio do endereço eletrônico, com taxa sendo de R$ 90,00.

Cargos do certame

Este concurso visa o preenchimento de vagas para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria na Aeronáutica.

Os candidatos aprovados e classificados neste certame serão capacitados para assumir cargos de liderança e responsabilidade dentro da Força Aérea Brasileira.

O Curso de Formação de Oficiais tem como objetivo preparar os futuros oficiais para desempenhar diversas funções estratégicas e operacionais na Aeronáutica.

Durante o curso, os candidatos passam por uma formação completa, que inclui treinamento teórico e prático em áreas como aviação, gestão administrativa e operações militares.

Os oficiais formados neste curso poderão atuar em diversas áreas da Aeronáutica, conforme a especialidade para a qual foram capacitados:

  • Oficiais Aviadores: Responsáveis por pilotar aeronaves da Força Aérea Brasileira, realizando missões de transporte, patrulha, resgate e combate, entre outras.
  • Oficiais Intendentes: Atuam na gestão administrativa e logística da Aeronáutica, coordenando atividades relacionadas à aquisição de materiais, planejamento financeiro e gestão de recursos humanos.
  • Oficiais de Infantaria: Desempenham funções operacionais e de segurança, garantindo a proteção de instalações e bases da Força Aérea Brasileira, além de participarem de operações de defesa nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.