COMUNICADO para os pais: foi APROVADO e seus filhos agora poderão estudar em Tempo Integral!

Aprovação de projeto que cria o programa Escola em Tempo Integral

Na última segunda-feira, 3 de julho de 2023, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto revolucionário que promete trazer mudanças significativas para a educação brasileira. O projeto em questão, conduzido pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), visa estabelecer o programa “Escola em Tempo Integral“, fomentando a abertura de matrículas na educação básica com carga horária integral. O mérito do projeto será agora discutido no Senado.

Quais são os detalhes do projeto?

Conforme apresentado pelo relator, Mendonça Filho, o projeto prevê uma verba de aproximada R$ 2 bilhões para assistência financeira em 2023 e 2024. Esta assistência terá como foco principal, o fomento de matrículas no ensino médio em tempo integral, inclusive articuladas com a educação técnica. O ministro da Educação, Camilo Santana, comunicou que o programa terá uma meta inicial de criar 1 milhão de novas matrículas, com o objetivo de expandir o percentual dessas matrículas para pelo menos 25% do total.

Quem serão os beneficiários?

O programa dará prioridade a escolas que atenderem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, assegurando assim, que os recursos sejam direcionados para aqueles que mais necessitam. Além disso, a proposta possui um foco específico na melhoria da qualidade de ensino através do aprimoramento das diretrizes pedagógicas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Conhecendo um pouco mais sobre a estrutura funcional do programa

Importante mencionar que o programa será coordenado pelo Ministério da Educação, e as verbas serão repassadas diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para uma conta específica vinculada a cada escola. O projeto também deixa claro que para serem consideradas “em tempo integral“, a permanência do estudante nas escolas ou em atividades escolares deve ser igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais em dois turnos, sem sobreposição entre eles.

A aprovação desse projeto representa um avanço significativo no cenário educacional brasileiro, proporcionando mais igualdade e equidade a estudantes de baixa renda. Agora, nossos olhos estão voltados para a aprovação do projeto no Senado e para a implementação efetiva desse programa inovador em nossa sociedade.

Programa Escola em Tempo Integral foi lançado desde Maio

O Governo Federal anunciou o lançamento do Programa Escola em Tempo Integral no mês de maio e agora teve sua primeira aprovação. O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que esta política tem como objetivo atender estudantes desde a creche até o ensino médio, beneficiando grandemente as crianças e jovens do Brasil. Ainda de acordo com o Ministro, apenas 15% das escolas brasileiras possuem atualmente a opção de ensino em tempo integral.

Escolas de tempo integral: uma inovação com múltiplas facetas

Os benefícios do ensino em tempo integral vão além do aumento da jornada escolar. Esta modalidade também proporcionará um ambiente mais tecnológico e moderno para os alunos e professores, apoiado pela comunidade local. Seu principal objetivo é acolher e proporcionar novas oportunidades para os estudantes, enquanto valoriza e reconhece o importante trabalho dos professores.

Para tornar essa visão uma realidade, o Ministro Santana anunciou a criação de uma linha de crédito para estados e municípios, com a participação inicial do banco da Corporação Andina de Fomento (CAF) e posteriormente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

lançamento projeto escola tempo integral
Discurso de lançamento do projeto pelo Ministro da Educação. Imagem: MEC

Como funcionará o financiamento do Programa Escola em Tempo Integral?

O financiamento se dará por meio de uma linha de crédito fornecida pela Corporação Andina de Fomento (CAF), que disponibilizará 2.5 bilhões de reais para a construção de novas escolas em todo o país. Paralelamente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abrirá financiamento para que governadores e prefeitos possam também contribuir para a construção de novas escolas em tempo integral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.