Comuna de Paris: você já ouviu falar nesse acontecimento? - Notícias Concursos

Comuna de Paris: você já ouviu falar nesse acontecimento?

Uma rebelião popular que aconteceu no ano de 1871

História Geral: a Comuna de Paris

O termo “Comuna de Paris” é usado para definir uma rebelião popular que aconteceu no ano de 1871.

O tema é cobrado com frequência por questões de história, principalmente nos vestibulares e também na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Comuna de Paris. Vamos conferir!

Comuna de Paris: definição

O evento conhecido como “Comuna de Paris” foi uma rebelião popular com intenções socialistas. O movimento durou apenas 40 dias e pode ser considerado a primeira experiência socialista da história.

O conflito foi ocasionado devido ao descontentamento da população com as condições de trabalho e com os impostos cobrados de forma excessiva.

Comuna de Paris: contexto histórico

A Comuna de Paris ocorreu no ano de 1871. Nesse mesmo ano, terminava a Guerra Franco-Prussiana, que havia se iniciado um ano antes. Depois da guerra, o imperador francês Napoleão III foi destituído do poder e foi criada a III República Francesa.

Contudo, mesmo com a presença de um governante, a França continuou submissa ao exército prussiano. Alguns grupos, como os monarquistas e os deputados, queriam a rendição. Mas essa situação tinha a desaprovação da população de Paris, especialmente da classe trabalhadora.

Comuna de Paris: características

A revolta ocorreu no dia 18 março de 1871 e foi a primeira república comandada por trabalhadores.  Os revoltosos tomaram a cidade de Paris e o governo da Comuna passou a implantar algumas diretrizes. Entre elas, podemos citar a adoção da Bandeira Vermelha como símbolo nacional, a separação entre Estado e Igreja, a desapropriação de propriedades sem uso, o fim do serviço militar obrigatório e a abolição da pena de morte. Houve também a fixação de salários mínimos para os trabalhadores, a redução da jornada de trabalho e o fim do trabalho noturno.

Comuna de Paris: consequências

O governo da Comuna de Paris substituiu o republicano por quarenta dias, de 26 de março até 28 de maio de 1871.

Contudo, no dia 28 de maio, cerca de 100 mil soldados de tropas alemãs e francesas invadiram Paris e, com isso, 10 mil revoltosos que defendiam a cidade foram mortos. Paris foi retomada e, ao todo, 80 mil franceses perderam suas vidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?