Os testes do WhatsApp com a nova função de compartilhamento de tela já estão sendo feitos também no sistema iOS, conforme destaca a atualização 23.12.0.74 da versão de testas do app para iPhone.
Com esse recurso, os usuários podem compartilhar o conteúdo que estão vendo em seus dispositivos durante uma chamada de vídeo, facilitando a colaboração, demonstração e solução de várias tarefas ou problemas remotamente.
Um novo ícone aparece na parte inferior quando uma videochamada é iniciada e permite que o usuário compartilhe o conteúdo da sua tela com todos, inclusive se for uma videochamada em grupo.
Ao usar esse recurso, tudo que aparecer na tela, incluindo notificações, será gravado e compartilhado remotamente com as pessoas atualmente conectadas à vídeochamada. Nesse caso, sugere-se habilitar o modo “Não perturbe” (ou algum outro modo de foco preferido) para evitar notificações inesperadas.
O usuário detém total controle sobre esse recurso: mesmo que o conteúdo da tela seja continuamente compartilhado durante a videochamada, será possível interrompê-la quando quiser. Além disso, o conteúdo da tela só é compartilhado quando o usuário em questão concede permissão para isso.
A vantagem de compartilhar a tela pode ajudar o app a ser utilizado em rotinas de trabalho e estudo, como é feito com plataformas como Zoom, Google Meet e Microsoft Teams. No dia a dia, pode ser útil para mostrar conteúdo para alguém durante uma chamada de vídeo sem precisar enviar o vídeo ou imagem, diminuindo a fricção de uma conversa.
Como ativar o compartilhamento de tela no Android
Os testes com essa função também já começaram no WhatsApp beta para Android. Para ativar o compartilhamento, basta seguir estas etapas:
- Abra o WhatsApp em seu dispositivo móvel, vá até a guia inferior do aplicativo;
- Durante a chamada de vídeo, procure pelo novo ícone ao lado da opção de troca de câmera.
- Toque no ícone de compartilhamento de tela para ativá-lo.
- Em seguida, uma caixa pop-up aparecerá informando que você está prestes a transmitir a tela do seu telefone.
- Leia as informações fornecidas e clique em “Iniciar agora” ou “Iniciar compartilhamento de tela”.
Após seguir os passos, os usuários receberão uma mensagem indicando que estão compartilhando a tela com outro contato. É importante mencionar que o WhatsApp valoriza a privacidade dos usuários e irá solicitar a permissão antes de acessar e transmitir a tela do dispositivo.
É válido destacar que o compartilhamento de tela durante vídeo chamadas só está disponível para membros do programa de testes do Google, mas as instruções deverão ser as mesmas quando a funcionalidade for finalmente lançada.
Novo design começa a ser testado no iPhone
O efeito translúcido para a barra de abas do WhatsApp, que oferece aos usuários uma aparência mais moderna para o aplicativo, aprimorando seu apelo visual, já começaram a ser testadas nos iPhones.
De acordo com o site WABetaInfo, especializado no programa de testes do app, a atualização 23.13.0.70 do WhatsApp beta para iOS já traz essa novidade, junto com um novo estilo para várias seções do aplicativo, com cantos arredondados e pequenas margens nas bordas.
Em uma captura de tela disponibilizada pelo site, é possível ver alterações em relação a vários elementos da interface do usuário. Em primeiro lugar, a barra de guias e a barra de navegação agora têm um efeito translúcido que reflete o design de uma das versões anteriores do WhatsApp lançadas para iOS 7, mas esta é uma versão aprimorada.
De acordo com o WABetaInfo, o efeito translúcido foi muito apreciado pelos usuários, mas, por razões desconhecidas, o WhatsApp decidiu remover esse efeito.
Além disso, tabelas em várias seções do aplicativo, como configurações, informações de mensagens, guia de chamadas e sua lista de contatos, agora apresentam um estilo atualizado, especificamente usando o estilo de tabela mais recente oferecido pela Apple por meio de suas APIs. Finalmente, certos menus de ação foram convertidos em menus de contexto para fornecer aos usuários uma interface aprimorada.
O WhatsApp também está implementando várias melhorias para melhorar a interface do aplicativo para Android, no intuito de oferecer suporte ao Material Design 3, o novo padrão de design do sistema operacional feito pelo Google.
Veja também: Nova mudança no Whatsapp vai impactar brasileiros que estão em grupos